Conheça as ARANHAS mais belas do MUNDO

“Aranhas (ordem Araneae) são artrópodes capazes de respirar ar e que tem 4 pares de pernas, quelíceras que normalmente são capazes de injetar veneno, e fieiras que excretam seda. Elas são a maior ordem dos aracnídeos e estão em 17° lugar entre variedade de espécies entre todos os organismos vivos. As aranhas são encontradas por todo o globo, apenas com exceção na Antártida, e se adaptaram para sobreviver a praticamente todos os ambientes possíveis e em algumas ocasiões até mesmo os aquáticos e aéreos porém em quantidade insignificativa. Em julho de 2019, pelo menos 48,200 espécies e 120 famílias diferentes de aranhas foram catalogadas por taxonomistas.”
fonte: Wikipedia US

Belas, assustadoras e algumas mortais! vem cá ver:

10° LUGAR:

Aranha-verde-de-huntsman (Micrommata virescens)

Com registros incomuns na parte ocidental e central da Europa e espalhadas por toda a Grã-Bretanha com uma concentração maior nos habitats de florestas fechadas e úmidas ao sul do país, elas gostam de se esconder penduradas de cabeça para baixo em galhos de carvalho mais próximos do chão, na grama alta e entra as folhas da planta Carex Elata, esperando pacientemente até que uma presa despercebida passe para que possar atacar por cima, pulando nela. Não são venenosas.

Fonte: (em inglês) Spider and Harvestment Recording Scheme Website

9° LUGAR:

Aranha-caranguejo-das-flores (Misumena vatia)

Da família Thomisidae (aranhas-caranguejo) que ocorrem em quase todas as partes do mundo, a aranha-caranguejo-das-flores aparece porém apenas nas regiões da Europa e da América do Norte. Sua semelhança com um caranguejo se dá pelo seu corpo largo, achatado e pequeno e também por suas pernas super articuladas localizadas nas laterais do seu corpo que a permitem andar de lado, para trás… Em todas as direções! são venenosas mas inofensivas para humanos e podem mimetizar as cores das flores em que se escondem para se camuflar e atacar possíveis presas.

Fontes: (em inglês) Animal Diversity, Diario do Grande ABC

8° LUGAR:

Viúva-negra-mediterrânica (Latrodectus tredecimguttatus)

Bela, porém letal inclusive para humanos, seu veneno é tão poderoso que uma pessoa picada por ela pode morrer por insuficiência cardio-respiratória (apesar de raro); Os sintomas mais comuns da sua picada em humanos incluem dor extrema no local afetado, rigidez, espasmos musculares dos membros inferiores e abdômen com dor abdominal, dorsal e torácica, associada a efeitos sistêmicos não específicos como diaforese local e regional. Alimenta-se principalmente de formigas e besouros e por isso é comum habitarem em fendas dentro de casas mas podem predar qualquer animal pequeno inclusive outras aranhas, escorpiões e lacraias, paralisando-os com seu veneno. Diferente do que seu nome indica, ela não mata o macho depois da cópula, e a espécie se estende até regiões Chinesas apesar de comummente se distribuir em países Mediterrâneos como Portugal.

Fontes: (em inglês) Researchgate, NATURDATA

7° LUGAR:

Aranha espinhosa (Gasteracantha cancriformis)

Assim como outras aranhas, constroem teias para capturar insetos alados, sua fonte de alimento. Inofensivas aos humanos, estas espécies são famosas por seus escudos pontudos e aparecem em regiões tropicais e subtropicais espalhadas pelo mundo e alguns dos países onde habitam são o Panamá, Costa Rica, Peru, Equador, Venezuela e até mesmo o Brasil.

Fontes: Fauna e Flora do RN, Natureza e Observação

6° LUGAR:

Aranha-zebra (Verrucosa zebra)

Parte do gênero Verrucosa que foi descrita pela primeira vez apenas em 1888 pelo naturalista Henry Christopher McCook, a Aranha-zebra é uma espécie encontrada em diversas regiões do Brasil como mostram usuários da internet com registros por fotos. Poucas informações sobre a espécie são encontradas online, e por isso não há muito o que ser dito sobre ela aqui. Não soube identificar se é perigosa para humanos ou não.

Fonte: Insetologia

5° LUGAR:

Aranha-de-Prata (Argiope argentata)

Com um abdome que parece uma coroa prateada e com teias que são uma obra de arte, essas aranhas são comummente encontradas em jardins Brasil à fora (você provavelmente já deve ter visto alguma). Venenosas porém com veneno inofensivo aos seres humanos, é claro que sua picada não deixa de doer. Porém são extremamente passivas à nossa presença e não atacam a menos que se sintam ameaçadas. Diferente das falsas “viúvas” (vide viúvas-negras no mundo todo) estas são bem resistentes ao acasalamento e se o macho for bem sucedido no ato, será morto em seguida para virar seu lanchinho. Yum!

Fontes: Mundo Ecologia, Go biólogo

4° LUGAR:

Aranha-Espelho (Thwaitesia argentiopunctata)

Encontradas até o momento apenas na temível Austrália e também em Singapura, essa aranha não tão temível assim é como se fosse uma bela vitral. Os chamados “espelhos” em seu corpo são compostos da substancia guanina e servem como mecanismo de defesa e camuflagem para a espécie. Quando ameaçada, estes se contraem para intimidar seus predadores criando a ilusão de uma “segunda cabeça” devido aos falsos “olhos” atrás do seu abdômen e quando está menos agitada seus espelhos se expandem, gerando uma camuflagem de gota de chuva para sí mesma já que seu habitat são zonas tropicais e subtropicais, locais onde chove muito.

Fontes: (em inglês) BushcraftOz, Australian Geographic

3° LUGAR:

Tarantula-azul-cobalto (Haplopelma lividum)

Nativa das florestas tropicais de Mianmar, antiga Birmânia e da Tailândia, é uma espécie de tarantula que faz seus ninhos abaixo do solo, criando diversos tuneis profundos até fazer sua toca. Sai deles apenas para caçar e se alimenta de pequenos invertebrados e insetos. Bastante rápida e agressiva além de venenosa, ainda assim algumas pessoas à tem de estimação, um pet bem exótico não é?
Fonte: FCiencias

2° LUGAR:

Aranha-caranguejo (Thomisus onustus)

Fazendo jus a beleza das aranhas-caranguejo (Thomisidae), essa espécie é limitada à ocorrências apenas no centro-sul e sudeste da Inglaterra. Preferem habitats secos ou apenas moderadamente úmidos e por isso normalmente se encontram em Charnecas, camufladas nas flores Erica tetralix ou em árvores Eucalyptus cinerea, esperando silenciosamente por seus alvos que não conseguiram distingui-las do ambiente rápido o suficiente para fugir. Infelizmente o desmatamento, a perda de hectares da Charneca para agricultura e queimadas tem reduzido os números dessa espécie. É venenosa mas assim como sua “parente” Misumena vatia, seu veneno é ineficaz contra humanos.

Fonte: (em inglês) Spider and Harvestman Recording Scheme website

1° LUGAR

Aranha-Pavão (Maratus volans)

Não só bela e colorida mas como muito interessante e com mais semelhanças à um pavão que qualquer outro aracnídeo poderia ter, a Aranha-Pavão pode ser pequena (4-5mm) mas chama a atenção; suas cores vibrantes na região dorsal são usadas para atrair fêmeas num ritual de acasalamento, onde suas “penas” são levantadas para exibir-se. Nativos da Austrália, os machos contam com diferentes colorações enquanto as fêmeas são marrom-acinzentadas. Com uma excelente visão, a aranha consegue detectar presas à 20cm de distancia.
Fontes: Spiders of Australia, Obvius


Bônus: vídeo da dança de acasalamento que os machos fazem.

6 Curtidas

@Bichinhos

1 Curtida

NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAO

Menções honrosas a belissima aranha saltadora dourada e roxo tailandesa, que ainda não foi devidamente catalogada e por isso n entrou na lista

5 Curtidas

Ah elas são bonitinhas, e olha q tenho araconofobia

Socorro, uma mais linda que a outra
Eu amo esses tpcs

1 Curtida

Gente que lindas
Amei a tarântula

1 Curtida

ai gente, aranha pra mim não dá
tenho muita agonia
cobras >>>>>>

Obg more levei um dia inteiro pra conseguir fzr essas lista e pegar infos e traduzir infos socorro

4 Curtidas

a aranha espelho deveria estar no lugar da aranha pavão!
qual o problema com pessoas pequenas e mirradas?
tem que ser malhado e padrão pra ser aceito?

3 Curtidas

FEMINIST

2 Curtidas

Eu fiquei chocado q a aranha zebra brasileira, extremamente comum, não tem infos sobre ela espalhadas na net
N tem quase nada sobre seus hábitos, veneno (ou não) presas, etc

cade a buceta da Gaga?

Ele se destacou pelas aulas de dança, n vive apenas de beleza

Amo more

Continua fazendo, são ótimos

1 Curtida

Mas tirando a viuva negra e a tarantula, a maioria da lista é inofensiva à humanos

As cores são realmente bonitas. Essa do segundo lugar foi a que mais gostei

Ai eu achei ela lindissima tbm amg
Tem uma q é td rosa

A 2° é belíssima.

1 Curtida