Crie Sua Novela/Série! [Novela : Protagonista Transexual / Série: Antologia (post 3419) | Entrega: 03/08] Venha ser um @CSNer e jogar com a gente! Infos na first!

CSN

CSN

CSN

CSN

CSN

O QUE É O CSN?
O CSN é um jogo no qual os participantes são desafiados a criarem sinopses sobre temas pré-definidos.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Qualquer pessoa cadastrada no fórum pode participar!
Não tenha vergonha! Vem jogar com agente!

COMO FAÇO PARA PARTICIPAR?
Antes de tudo você precisa saber qual o tema da rodada atual! Ele sempre está em destaque no título do tópico. Para acessá-lo de maneira mais rápida você pode clicar na imagem “RODADA ATUAL” e ser direcionado para a postagem do tema atual!

As rodadas já tem o seu formato e tema pré-definidos. Com o formato e o tema em mente, agora é hora de escrever! Você pode criar sinopses simples ou mais complexas, com diálogos e vários núcleos, isso quem decide é você! Não se esqueça do elenco! Se você quiser, também pode desenvolver uma identidade visual para sua sinopse, com logos, pôsteres, aberturas e o que mais achar necessário! As trilhas sonoras são sempre bem vindas também! Ao fim, você junta tudo o que produziu e faz uma única postagem no tópico.

Depois que todos postarem suas obras, os autores e leitores do tópico dão notas a todas as tramas da rodada. Com as notas dadas é feito então o TOP da rodada e são distribuídos pontos aos jogadores de acordo com a quantidade de sinopses enviadas na rodada. Por exemplo: se forem enviadas 4 sinopses em uma rodada o 1º lugar leva 4 pontos, o 2º leva 3 pontos, o 3º leva 2 pontos e o 4º leva 1 pontos. Caso o número de sinopses seja maior ou igual a 5 a pontuação é multiplicada por 2x; se tivermos um número maior ou igual a 10 de sinopses a pontuação é multiplicada por 3x e assim por diante. Em caso de empates os dois competidores recebem a mesma pontuação. A pontuação das rodadas é utilizada no Ranking dos Escritores! Você pode visitá-lo clicando na figura “RANKING DOS ESCRITORES”

2 Curtidas



UMA NOVELA DE @jjoeljr LEIA AQUI



UMA SÉRIE DE @Eduardo LEIA AQUI



UMA NOVELA DE @xupalupa LEIA AQUI


6 Curtidas

eu quero

1 Curtida

Amo

1 Curtida

amoooooooo

2 Curtidas

Me marca
Tenho uma ótima novela das 6h aqui…

1 Curtida

PARTE I: STORYLINE

Resumo

O que é? Storyline é a história sobre a qual os eventos principais se reportam, a origem da qual todas as consequências que virão. Existe a storyline da série. A da temporada. A de cada episódio.

Sendo assim, um storyline pressupõe:
• um protagonista (que pode ser uma pessoa, um grupo, uma cidade, sociedade secreta etc…)
• seu objetivo.
• um obstáculo bem difícil de superar entre o protagonista e o objetivo

Exemplo: Os sobreviventes de um voo que estava milhas fora do curso caem em uma ilha que abriga um sistema de segurança monstruoso, uma série de abrigos subterrâneos e um grupo de sobrevivencialistas violentos escondidos nas sombras.

Que série é essa?

PARTE II: ELEMENTOS DA NARRATIVA

Resumo

Você tem a storyline, que é o principal elemento da narrativa. E aí?
Precisa aprofundar uma série elementos para se construir a narrativa dessa série. Para isso, vamos primeiro conhecer alguns estilos de série:

PROCEDURAL - Um drama processual é um gênero de programação televisiva que se concentra em resolução de casos como crimes, casos médicos, órgão legislativo ou tribunal. Os programas geralmente têm um formato episódico que não exige que o espectador tenha visto episódios anteriores.

DRAMA HISTÓRICO - Um drama histórico é um trabalho ambientado em um período passado, ambientada em uma era vaga ou geral, como a Idade Média, ou em um período específico, como a Segunda Guerra Mundial

DRAMÉDIA - É um género de obras dramáticas em que elementos do enredo são uma combinação de comédia e de drama. É um subgênero da tragicomédia contemporânea.

DOCUDRAMA - Apresenta encenações dramatizadas de eventos reais. Nos elementos centrais de sua história, um docudrama se esforça para aderir a fatos históricos conhecidos, enquanto permite um grau maior ou menor de licença dramática em detalhes periféricos e onde há lacunas no registro histórico.

MOCKUMENTARY - Mostra eventos fictícios, mas apresentado como um documentário. Essas produções costumam ser usadas para analisar ou comentar eventos e questões atuais usando um cenário fictício ou para parodiar a própria forma documental.

SITCOM - É um gênero de comédia centrado em um conjunto fixo de personagens que transitam de episódio em episódio e as situações entre eles. Geralmente se passa em ambientes comuns como família, grupo de amigos, local de trabalho. Em geral são gravados em frente de uma plateia ao vivo e caracterizados pelos “sacos de risadas”

É importante se pensar em qual é o formato da sua série. Será ela que ajudará a delinear os elementos narrativos que vão formar o mundo inconfundível , a singularidade e as especificidades que fazem parte das informações que os autores dão aos leitores para que possam criar um vínculo de familiaridade ao assistir ao programa. Quanto mais profunda a delineação do mundo inconfundível, mais fácil os espectadores irão assimilar a dinâmica da sua série.

Isso quer dizer o que exatamente? Que é importante sim escolher estratégias de narrativa que vão valorizar a história que está sendo contada. Por isso, além de decidir a época que a história se passa, o local, estabelecer a relação entre os personagens, é fundamental decidir qual será o elemento “serial” da sua série. Ela vai ter histórias que se fecham no mesmo episódio? Cada episódio vai ser focado em um personagem diferente? O flashback vai ser um elemento narrativo para criar uma relação entre presente e passado? É importante que as propostas estejam claras. E que seja de fato, uma formato seriado.

PARTE III: PERSONAGENS

Resumo

O personagem faz porque pode, porque o espectador acredita e porque a trama necessita.

Muitas vezes precisamos adequar a personalidade de determinados personagens para que eles possam desempenhar determinado papel ou ação em acontecimentos da história. Desde dois personagens que são um o antagonista do outro. O personagem faz porque pode porque precisamos adequar a construção da personalidade desses personagens para que o espectador possa acreditar que ele de fato possa ser capaz de agir como age.

Alguns elementos que podem ajudar a organizar personagens: Nome, idade, aparência física, principal qualidade, a maior fraqueza, principal objetivo, obstáculo. O objetivo está sempre ligado ao talento. O obstáculo, em geral, está relacionado ao desejo.

DICÇÃO: A dicção é a relação de um personagem entre o Mundo Inconfundível e o seu perfil. O contexto (social, cultural, biográfico) dos personagens + o perfil atribuído pelo autor caminham juntos na busca pela dicção perfeita. A “Dicção” não está relacionada apenas ao que o personagem fala. É um conceito relacionado também com ações, gestual, maneiras de se colocar. É mais fácil estabelecer dicção de personagem de comédia do que personagem de drama. Porque os personagens de comédia costumam ser “típicos”.

PAPEL: Papel é a posição que o personagem desempenha na trama. Não está relacionado necessariamente às características de personagem.Protagonista é papel. Herói é papel. Vilão é papel. Antagonista ou adversário é papel. Prêmio é papel. Papel é um atributo, é mutável, enquanto características de personagens são fixas ou, pelo menos, começam como fixas.

PAPÉIS DA NARRATIVA ÉPICA: Vejamos os papéis mais comuns numa narrativa épica como costumam ser as séries dramáticas.

  • Podemos dizer que Herói é a personagem que aceita reparar a desgraça/perda/problema ou atender às necessidades de outras personagens.
  • O herói é também quem sofre a ação do antagonista-agressor , o que sofre uma carência “no momento em que se tece a intriga”
  • Prêmio é o que o herói (ou outro personagem) salva ou busca. Pode ser algo ou alguém.
  • O papel de Aliado é ocupado indistintamente por quem está ao lado do herói ou antagonista.
  • Adversário é adversário do herói, do aliado, do personagem prêmio, do antagonista, do mentor.
  • Mentor é quem orienta o herói.
  • Coro ou escada é o personagem ou grupo de personagens que existem para comentar o que os personagens principais fazem.

PARTE IV: TRAMAS

Resumo

As séries que não se propõe a esgotar tramas num episódio, geralmente, têm histórias A, B e C .

Essas histórias podem se estender por vários episódios. O que o protagonista quer é a história A. Manter ou conquistar o amor, muitas vezes, é a história B. Adversários ou aliados relacionados com o protagonista costumam ser a história C. Isso vale para todas as séries dramáticas? Não. É um indicativo.

EXEMPLO: GAME OF THRONES No primeiro episódio, o que o protagonista Robert quer (que Ned aceite o convite para ser a Mão do Rei) é a história A. A história B são as intrigas Lannister, e a história C apresenta os Targaryen tentando alianças para retomar o poder.

Em cada uma das histórias (A,B,C) é preciso definir quem é o protagonista, quem é o antagonista, quem é o herói de cada história, quem faz trajetória de herói de si mesmo. Histórias A, B e C podem aparecer em cada um dos atos.

OS ATOS DRAMÁTICOS

PRIMEIRO ATO Representa a etapa Início. Apresenta os personagens, o que fazem, quem são, pode mostrar o início da história B ou C, mostra o caso que vai ser tratado, mostra o crime que foi cometido.

SEGUNDO ATO É o momento da ruptura, da decepção, do conflito na história A, em geral. Corresponde à etapa geral da narrativa que chamamos de Ruptura. Aqui as coisas começam a se complicar.

TERCEIRO ATO É quando as coisas pioram. De novo, a história B pode até ter sido resolvida, mas não trouxe refresco para os personagens das histórias A e C. Os personagens se dividem em relação ao conflito central de cada uma das histórias.

QUARTO ATO Os personagens são testados nos seus limites. O gancho desse Ato coloca a Decisão, o Tudo ou Nada.

QUINTO ATO é quando as coisas parecem se resolver até o próximo episódio, pode ser introduzida um teaser do que é próxima batalha dos personagens.

PARTE V: SINOPSE

Resumo

“A sinopse é o plano de ação de um roteiro. Ela é a gênese de tudo. É dela que todas as respostas vão surgir ou não. A importância é visceral. É a pedra de fundação de uma dramaturgia. Dela se extrai o conceito, a estética da série ou do filme. Já está tudo contido ali de alguma maneira.

A sinopse funciona como uma certidão de nascimento de uma ideia, que ganha substância como uma ideia de fato quando ela se traduz na sinopse. E nesta tradução é onde se estabelecem os parâmetros com os quais se quer trabalhar. É onde você anuncia os seus conceitos e a sua intenção como proposta narrativa e também estética de uma história.” HEITOR DHALIA - DIRETOR DE ROTEIRISTA

  • É um resumo, um relato breve e objetivo da trama onde são apresentados as personagens e os conflitos.
  • Em séries, uma sinopse é mais baseada no plot e não tanto na jornada do personagem. Então, ela é o que vai acontecer com o enredo. Qual a história que vai ser contada?
  • Sinopses de episódio precisam estar relacionados com a storyline. O piloto precisa apresentar os personagens, o mundo e o conflito.
  • As sinopses dos demais episódios reiteram e expandem a história

SINOPSE GERAL DA PRIMEIRA TEMPORADA:
Enredo apresentando apenas os eventos principais narrados do início ao fim de forma resumida. É importante definir o princípio que “costura” o enredo, o que modela e dá sentido à estrutura narrativa. Sua série terá um narrador? Terá um narrativa no presente e outra no passado? É interessante indicar qual será o ponto de vista.

SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE SINOPSE:

  1. Rascunhe o que você imagina que aconteça em cada episódio do seu projeto levando em conta as tramas A, B e C dos personagens.
  2. Procure usar sujeito e predicado (uma pessoa e uma ação)
  3. Revise para ter certeza de que existe uma hierarquia entre as tramas mais importantes e menos importantes e se existe uma uma estrutura dramática que se encaixa nos cinco atos dramatúrgicos.

eu quero

1 Curtida

@CSNers ainda não ta funfando, unfz. Hoje libero o tema ok? Dias corridos aquis.

1 Curtida

Na grade.

Qual o temah?

Tenho um roteiro de uma serie aqui

1 Curtida

Amigaaaaaa

1 Curtida

No calixto do comeback

:trophy: Emmy Winner (+1000 pontos) [EMBLEMA EXCLUSIVO]

:medal_sports: Globo de Ouro Winner (+700 pontos) [EMBLEMA EXCLUSIVO]

:face_with_monocle: Critic’s Choice Awards Winner (+ 500 pontos) [EMBLEMA EXCLUSIVO]

:black_nib: Writers Guild Awards Winner (+300 pontos)

:loudspeaker: Directors Guild Awards Winner (+160 pontos)

:studio_microphone: People’s Choice Awards Winner (+80 pontos)
@B.MARSHAWWA 150 Pontos [=]
@juniorlucena 143 Pontos [=]
@ricardo 105 Pontos [=]
@Eduardo 97 Pontos [=]
@xupalupa 90 Pontos [+2]
@Lucassss 90 Pontos [=]
@Gotham 85 Pontos [=]

:newspaper: Troféu Imprenssa Winner (+40 pontos)
@Ramirinho 48 Pontos [+1]
@Femmebot 39 Pontos [+1]

:tv: Melhores do Faustão Winner (+20 pontos)
@jjoeljr 33 Pontos [+1]
10º @simon 26 Pontos [+1]
11º @Timothy 27 pontos [+1]

:closed_book: Troféu Contigo! Winner (+10 pontos)
12º @Guilty_lena 17 pontos [+1]
13º @Loggie 8 Pontos [+1]
14º @T33 8 Pontos [+1]
15º @JennyNox 4 Pontos [+1]
16º @MeltAway 2 Pontos[+1]
17º @Pardinha 0 Pontos [+1]
18º @melocarma 0 Pontos [+1]
19º @HeterodaBC 0 Pontos [+1]

5 Curtidas

RODADA 1

NOVELAS - TEMA LIVRE

Resumo

Tempo de Amar de @MeltAway [9,1]
Desencontros de @Ramirinho [9,4]
Riacho do Sherman de @B.MARSHAWWA [9,8] | WIN
Vidas Interrompidas de @Lucassss [9,7]

SÉRIES - TEMA LIVRE

Resumo

Telltales de @T33 [9,5]
Ao Cair Da Noite - A Partida de @Eduardo [9,9] | WIN
O Lago Negro de @Femmebot [9,4]


RODADA 2

NOVELAS - TRAMA DA 23H

Resumo

Coração de Aço de @Ramirinho [9,30]
Laços Desfeitos de @Femmebot 9,30]
Eu, Mãe de @B.MARSHAWWA [9,70] WIN

SÉRIES - PLOT TWIST

Resumo

Mother de @melocarma [9,34]
O Último Céu de @B.MARSHAWWA [9,27]
Joio de @Ramirinho [9,18]
Sob a Neve de @Eduardo [9,53] WIN


RODADA 3

NOVELAS - NOVELA DE ÉPOCA

Resumo

Coração de Aço 2 : Vidas Passadas de @Ramirinho [10,0]

SÉRIES - FANTASIA SOMBRIA

Resumo

The Cave de @B.MARSHAWWA [10,0]


RODADA 4

NOVELAS - TEMA LIVRE

Resumo

Nêmesis de @simon [9,23]
Essa filha, eu não conheço de @Ramirinho [9,13]
Sangues Cruzados de @Gotham [9,40] WIN

SÉRIES - TEMA LIVRE

Resumo

Espectro Negro de @JennyNox [8,77]
O Himeneu de @@Loggie [9,23] WIN


RODADA 5

NOVELAS - VINGANÇA/JUSTIÇA

Resumo

Arcano da Justiça de @Ramirinho [8,86]
Dois Lados da Mesma Moeda de @juniorlucena [9,22]
O Desfile para o Destino de @Gotham [ 9,54]
Mulheres de Vênus de @Lucassss [ 9,70] WIN
Dois Males de @simon [9,56 ]

SÉRIES - THRILLER PSICOLÓGICO/DRAMA POLICIAL

Resumo

De Onde Venho de @HeterodaBC [X]
Ao Vivo de @juniorlucena [9,34]
Além da Vida de @jjoeljr [X ]
Jackie de @Lucassss [ 9,84] WIN


RODADA 6

NOVELAS - MISTICISMO/RELIGIÃO

Resumo

A Pedra Fundamental de @Ramirinho [9,42 ]
A Cor do Sol de @ricardo [9,96] WIN!
Em Outro Tempo de @lucassss [9,56]
O Espelho de Jesus Cristo de @Gotham [9,50]
Dois Mundos de @simon [9,48]

SÉRIES - FANTASIA

Resumo

Na Beira do Rio de @juniorlucena [9,54]
A Íris de Tearrah de @B.MARSHAWWA [9,74] WIN


RODADA 7

NOVELAS - LIVRE

Resumo

A Madrasta de @jjoeljr [9,34]
Society de @jjoeljr [9,44]
O Enredo da Vida de @juniorlucena [9,83] [WIN]
Anjo Caído de @Ramirinho [9,31]
Aos Olhares da Lua Cheia de @Gotham [9,73]
A Mulher do Quadro de @xupalupa [9,71]
Em Tons de Azul de @ricardo [9,59]
Mundo Louco de @simon [9,48]

SÉRIES - LIVRE

Resumo

A Vida Preterida de @ricardo [9,67]
Oásis de @Eduardo [9,67]
O Eleito Para Morrer de @juniorlucena [9,96] WIN
A Íris de Tearrah | Livro 2 de @B.MARSHAWWA [9,46]
O Culto de @Lucassss [9,77]
Guarany de @B.MARSHAWWA [9,67]


RODADA 8

NOVELAS - DE ÉPOCA

Resumo

Brávulas de @juniorlucena [9,65]
Marrapá! de @Timothy [9,74]
A Viúvinha de @xupalupa [9,79]
A Boa Moça de @B.MARSHAWWA [9,84] [WIN]
Wich Witch de @Pardinha [9,19]
Terra Matriz de @ricardo [9,81]
Desejo em Anseio de @Guilty_lena [9,28]

SÉRIES - REALITY SHOW

Resumo

Sociedade LTDA de @Eduardo [9,83] [WIN]
Suvivor de @jjoeljr [9,85]
Ghost Show de @JennyNox [9,35]
Cyber Warfare - O Novo Colosso de @Femmebot [9,80]
Reconstrução de @B.MARSHAWWA [9,49]
Mulheres Endividadas de @xupalupa [9,73]
O Impostor de @Gotham [9,73]


RODADA 9

NOVELAS - HISTÓRIA DO BRASIL

Resumo

Província dos Sonhos de @ricardo
Quem Paga Esse Pato? de @xupalupa
O Teatro e a Bailarina de @juniorlucena
Aos Nossos Filhos de @Guilty_lena

SÉRIES - SOCIEDADE SECRETA

Resumo

Nossos Olhos – 2ª Temporada de O Eleito Para Morrer de @juniorlucena


RODADA 10

NOVELAS - PROTAGONISTA TRANSEXUAL

Resumo

EM BREVE!

SÉRIES - ANTOLOGIA

Resumo

EM BREVE


4 Curtidas

VAMOS LÁ!

Certo pessoas! É hora de botar o tópico pra funcionar! Pra tudo começar com o pé direito vamos de tema LIVRE! Então podem mandar Novelas ou Série de qualquer tema! Se quiser, pode mandar uma trama para cada categoria!

Não teremos limites de caracteres, mas lembrem-se que além da sua trama terão varias outras que terão de ser lidas! Então cuidado com as bíblias!

DATA LIMITE DE ENVIO: ATÉ AS 23:59 DO DIA 17/05!

Em relação as notas, serão dadas aqui mesmo. A ideia é separarmos uma categoria pra Novelas e outra pra Séries, vamos ver se funciona. Os vencedores de cada categoria escolherão três possíveis temas para a próxima rodada, os quais serão colocados em votação e o mais votado será o da próxima rodada.

Acho que é isso! Lembrando que idéias são sempre bem vindas! Vou tentar fazer um trabalho legal aqui e deixar tudo organizado!

E MÃOS A OBRA PORRA!

CSNers

@B.MARSHAWWA @t33 @Eduardo @jjoeljr @Loggie @simon @Lupina @parzival @Gotham @Marcos @Pietro1 @Eleoteria @PILLAH @Cley @DAVIIX @Merces @Rey @Ramirinho @brenno @MeltAway @tigs @Gaia @Enigma @Joshua @AnaodoMars @izzie @JennyNox

2 Curtidas

1 Curtida

E vamos de revival de uma série classica da Old BC

2 Curtidas