Crise nas novelas da Globo deve derrubar José Luiz Villamarim; Amauri Soares comandará tudo

Montagem com o elenco de Elas por Elas e Terra e Paixão com logo da Globo em destaque

A Globo deve realizar em breve uma nova mudança no seu departamento de dramaturgia, três anos após José Luiz Villamarim substituir Silvio de Abreu na área.

O NaTelinha apurou que, nas últimas semanas, nos bastidores, aumentaram as críticas referentes à gestão do diretor. Além disso, Amauri Soares, atual todo-poderoso da emissora, já vem assumindo decisões importantes sobre novelas e séries e esvaziando a força da atuação de Villamarim.

O atual chefe da dramaturgia ainda é um legado deixado por Ricardo Waddington, executivo que saiu do cargo de direção da Globo em março deste ano. Na reorganização da estrutura do entretenimento anunciada em novembro de 2020 e que passou a valer no mês posterior, Villamarim liderava o setor sob a supervisão de Waddington.

Segundo fontes ouvidas pela reportagem, desde que Amauri Soares assumiu o cargo como diretor dos Estúdios Globo - conciliando com a função de diretor da TV Globo -, ele passou a coordenar projetos e tomar a frente das principais decisões do departamento de dramaturgia. Uma característica diferente da gestão anterior, que deixava José Luiz Villamarim com mais liberdade de caneta.

O cancelamento da novela O País de Alice para o horário das 18h, que já estava em produção e escrita por Lícia Manzo, é um exemplo desse cenário. A decisão partiu de Amauri Soares.

A nova e velha gestão de novelas da Globo

Antes da entrada do novo diretor dos Estúdios Globo, com Villamarim, as novelas da Globo apresentaram inúmeras falhas que comprometeram o interesse do público, relataram fontes. E que esses problemas corroboram para a necessidade de promover mudanças nas lideranças de dramaturgia da emissora. As mexidas devem acontecer em breve.

A reportagem apurou que Amauri Soares idealiza novelas mais populares para a emissora e José Luiz Villamarim é conhecido por ter uma ótica mais refinada para as produções.

Elas por Elas atrapalha audiência da Globo

Entre as falhas de gestão ouvidos pelo NaTelinha estavam as inconsistências na trama principal de Travessia, o arco dramático de Amor Perfeito para 150 capítulos, a repetição do tema do filho rejeitado pelo pai após a morte da mãe no parto em Terra e Paixão, que teve que mudar às pressas durante a novela porque será usado novamente em Renascer, remake que ocupará a faixa em janeiro de 2024, e o grande fiasco que foi a história de Cara e Coragem.

A sinopse do remake da novela Elas por Elas para o horário das 18h foi aprovada por José Luiz Villamarim ainda sob a gestão de Ricardo Waddington. Segundo fontes ligadas a dramaturgia da Globo, antes de entrar no ar, já existiam dúvidas se a escolha do remake para a faixa das 18h foi uma decisão assertiva.

Crise nas novelas da Globo deve derrubar chefão que assumiu lugar de Silvio de Abreu

Em sua segunda semana no ar, a trama derrubou a audiência da faixa e vem prejudicando a perfomance da programação no horário nobre. Na última terça-feira (03), a trama marcou 15,4 pontos, 0,6 mais audiência do que a reprise de Mulheres Apaixonadas no Vale a Pena Ver de Novo. No mesmo dia, o Cidade Alerta da Record marcou 10 pontos de média e vem crescendo no Ibope desde a estreia de Elas por Elas.

Em junho, o NaTelinha publicou uma reportagem que já retratava as insatisfações internas da Globo quanto a gestão do atual diretor de dramaturgia. Profissionais ligados ao setor da emissora, que foram ouvidos pela reportagem, não questionavam a competência de José Luiz Villamarim como diretor de novela e séries, onde se destacou na carreira, mas apontavam a ausência de seu know-how como escritor para aprovar ou vetar um projeto na área.

Procurada, a Globo não se manifestou.

@Noveleiros

É agora que a Globo despenca com esse Amauri kkkk

GENTE??? TEM QUE DERRUBAR O AMAURI
ESSE VERME NÃO SABE CUIDAR DE NADAAAAAA

eles tao fazendo novelas muito complicadas
um dos motivos pq vai na fé era boa, era pq era simples de entender
aquela fuzuê eu nao faço a minima ideia do que esteia acontecendo

quem já foi a globo né

Globo com 3 bombas no ar

Quem aguenta esse lenga lenga de mistério de quem matou quem e tesouro escondido

Villamarim saindo vai ser o último tiro de misericórdia nessa emissora decadente

Do buraco pro subsolo.

Que situação…

A substituta de fuzue vai ter misterio de parente desaparecido tbm kkkk