CRÍTICA: A Sogra que Te Pariu: Série da Netflix mira em Sai de Baixo, mas erra feio

Primeira sitcom brasileira da Netflix, A Sogra que Te Pariu estreia na Netflix nesta quarta-feira (23) com a missão de repetir o sucesso de produções como Sai de Baixo (1996-2002; 2013) e Vai Que Cola. Mesmo com o talento de Rodrigo Sant’anna, o tiro sai pela culatra e o resultado fica (muito) abaixo do esperado.

Na série, Sant’Anna, cuja vocação para a comédia já foi comprovada em humorísticos Zorra (2015-2020) e Os Suburbanos (2015-2019), interpreta Dona Isadir, personagem inspirada em sua mãe --assim como Paulo Gustavo (1978-2021) criou Dona Hermínia, a protagonista da franquia Minha Mãe É uma Peça.

Para caracterizar Dona Isadir, o comediante de 41 anos usou como base a sua experiência ao viver com a mãe durante a pandemia de Covid-19. No início da crise sanitária, Sant’Anna a levou para morar com ele e seu marido, atitude que, segundo o próprio ator, rendeu inúmeras situações cômicas --e desesperadoras-- entre os três.

Como se fosse um espelho da vida real, A Sogra Que Te Pariu tem início em março de 2020, mesma época em que o Brasil inteiro se fechou em quarentena para combater o novo coronavírus. Dona Isadir (Sant’Anna) arruma as malas para ir morar na luxuosa residência do filho Carlos (Rafael Zulu) na Barra da Tijuca, zona nobre do Rio de Janeiro.

O que deveria durar apenas algumas semanas torna-se meses, e o período da protagonista na casa de Carlos vira um inferno não apenas para ele, mas também para a sua mulher e filhos. A principal afetada acaba sendo Alice (Lidi Lisboa), nora de Isadir, que entra em desespero com a sogra insistindo em continuar morando com eles.

Rafael Zuli e Lidi Lisboa

Rafael Zulu e Lidi Lisboa na comédia

Idealizada por Sant’Anna, a sitcom tem como único artifício cômico as tiradas inteligentes de Dona Isadir. Com estilo invasivo e linguajar popular, ela constrange filho e nora constantemente, enquanto os netos Jonas (Pedro Ottoni) e Márcia (Bárbara Sut) se deliciam com a situação.

A boa performance de Sant’Anna, no entanto, mal consegue esconder a pobreza criativa das dinâmicas vistas em A Sogra Que Te Pariu. A situação piora se consideradas as atuações de Zulu e Lidi, que não conseguem repetir a naturalidade com que o protagonista dá dinamismo para os diálogos cômicos.

Nem mesmo Pedro Ottoni, uma das grandes promessas do humor nacional, consegue se salvar do fiasco desta primeira temporada, que conta com 10 episódios de 25 minutos. Por seguir o formato clássico das sitcoms, após cada piada ruim surge o riso da plateia, o que torna a experiência de assistir à série ainda mais constrangedora.

Como a Netflix prioriza visualização à qualidade, Sant’Anna pode ter a oportunidade de corrigir erros e ver o que não deu certo para uma possível segunda temporada de A Sogra que Te Pariu. Talento não falta para o ator, e o potencial de Dona Isadir é grande para ser descartado após um primeiro ano flopado.

Assista ao trailer oficial de A Sogra que Te Pariu:

Confira abaixo a lista de artistas convidados da primeira temporada da série:

a sogra que te pariu

2 curtidas

Parece aquelas sitcons horríveis do Multishow.

Esse cara é péssimo. E ainda vem com essa cópia descarada do PG achando que iria pegar o lugar dele com o público kkkkk

3 curtidas

Que coisa horrorosa kkkkkkkk

Sempre pareceu ruim desde o trailer. Zulu e Lidi mereciam mais

Eu gosto dessas coisas trashs, vou assistir

Por mais gostoso que ele seja e ela uma diva, mas em termos de atuação os dois deixam tudo a desejar mesmo. O Rodrigo tem um certo carisma e às vezes consegue soar cômico, mas não é sempre e ele se escora muito no elenco secundário, foi como ele se alçou a fama no Zorra quando ficava zoando a “Babuína” e em “Os Suburbanos” são as filhas que mais fazem a gente rir.

só não é a primeira sitcom brasileira da netflix.

samantha! existe e é perfeita

1 curtida

assisti o trailer aqui e pqp muito forçado…

A Lidi é uma excelente atriz e apresentadora mas que sinceramente, escolheu o projeto errado kkkkkkkk

essa morreu ne?

1 curtida

o nome

Amei que a Lidi tá conseguindo espaço, ela é uma excelente atriz

que lindo o Zulu de barba e cabelo grande

1 curtida

Quem será que um dia vou a produção dessa bomba com bons olhos? E ainda enfiaram a fada Lidi nisso

Kk ele jura que vai ser um Paulo Gustavo

É a 6ª mais assistida de língua não inglesa.

1 curtida

To de graca maior

Vi o primeiro ep, tem graça NENHUMA, o texto é muito ruim