O suspense eletrizante da trama de “Os outros” vem motivando muitas reflexões sobre a força do streaming (atenção, tem spoiler).
O Globoplay libera os novos episódios às quartas e sextas-feiras. E as mensagens de quem está acompanhando a série — como muitos amigos e colegas aqui do jornal — começam cedo. Na última quarta, as redes ferveram especialmente. Tudo por causa do capítulo fortíssimo, puxado por uma tensão crescente. No grupo de WhatsApp da coluna, o repórter Gabriel Menezes foi o primeiro a comentar: “Meu Deus, o que foi esse episódio de ‘Os outros’ (e vários emojis com carinha de espanto)!”. E a reação geral: “Não dá spoiler, por favor!”. Tem sido assim.
É streaming, mas esse comportamento é o de espectador de TV aberta que segue a grade e comenta nas redes, em cima do lance. Há, claro, quem espere o fim de semana para conferir os capítulos. Mas tem que fugir dos spoilers como o diabo foge da cruz. Até porque os anúncios do Globoplay na Globo podem estragar as surpresas.
As formas de assistir à televisão não começaram a mudar hoje. Em 2016, quando lançou “Justiça”, a emissora antecipava os capítulos no Globoplay. A série fez muito sucesso. Mas pouca gente via no streaming. Agora está tudo diferente.