CRITICADA NA WEB: Rita Lobo debocha de Nise Yamaguchi com piada racista e se desculpa: 'Errei'

Apresentadora do canal GNT, Rita Lobo fez uma piada racista para debochar de Nise Yamaguchi, médica imunologista e apoiadora do presidente Jair Bolsonaro. Após ser criticada, ela apagou a publicação e se desculpou. “Eu errei”, disse a titular do Cozinha Prática.

Na noite de terça-feira (1°), Rita mandou uma indireta para Nise, que depôs na CPI da Covid e defendeu mais uma vez o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. O remédio já foi comprovado cientificamente ser ineficaz contra o coronavírus.

“Okonomiyaki, que muitos chamam de panqueca japonesa, não leva cloroquina nos ingredientes. Saiba mais”, escreveu a cozinheira no Twitter, colocando o link de uma receita do prato oriental de seu site, o Panelinha.

Em resposta, vários perfis criticaram o comentário, que foi considerado preconceituoso por associar uma mulher de ascendência japonesa com uma comida, estereotipando toda uma etnia.

“Rita Lobo escolheu mesmo esse caminho pra fazer chacota da pessoa? Antes de enxergar todas as incoerências e absurdos na fala dela [Nise], você enxerga a raça dela? O fato de ela não ser branca? E por alguma razão isso é motivo de chacota e não tudo que ela disse? Carai, que cocô”, escreveu o youtuber Leo Hwan.

“Quando alguém é incompetente, você pode criticar a incompetência da pessoa sem associar isso à raça dela. Associando a raça na crítica ou, pior ainda, fazendo piada com a raça dela você só está sendo incoerente. Vulgo: é uma atitude racista”, avisou a atriz Ana Hikari.

“Talvez não leve cloroquina, mas racismo recreativo leva”, ironizou o advogado, professor e colunista da Folha de S.Paulo Thiago Amparo. Confira algumas críticas:

Na manhã desta quarta-feira (2), Rita Lobo reconheceu a falha e se desculpou. “Eu errei. Peço desculpas à comunidade japonesa e aos meus seguidores. O tuíte anterior é racista e, por esse motivo, vou apagá-lo”, disse a escritora. “Que bom, Rita Lobo. É isso: aprendemos, remediamos e seguimos”, respondeu Amparo.

Essa não foi a primeira vez que a apresentadora fez comentários irônicos sobre bolsonaristas. Rita já brincou sobre receitas com laranja, em referência a Fabrício Queiroz, ex-motorista e segurança da família de Jair Bolsonaro que foi apontado em um esquema de desvio de dinheiro do gabinete de Flávio Bolsonaro. Queiroz ganhou o apelido de laranja na mídia e nas redes sociais.

Confira:

cedeu à animosidade contra bolsominion, quem nunca? que bom que se desculpou com quem devia

Lenda amo ela

Que bom que reconheceu sem maior alarde

o twitter ontem foi um show de “racismo do bem”

1 curtida

De primeira, quando eu li, não tinha achado nada demais, mas lendo os comentários e as justificativas, realmente é racista.

Que bom que ela se retratou.

racismo contra asiáticos é mto normalizado por aqui
sofro…

nise yamaguchi merece respeito

Ainda bem que no final das contas ela reconheceu o erro que cometeu

Eu adoro ela e que bom que pode se explicar

1 curtida

Rainha que erra e se desculpa

Pediu desculpas e tá tudo bem??

fada perfeita

vai cancelar uma mulher é

Mais ela mesmo estava fazendo piadinha racista com outra mulher

Sofro com esse povo sendo racista com desculpa de que ela merece

então se a gente errar e pedir desculpa o ban eh anuladoh?

Sim, meu filho. Esse é o problema da internet, as pessoas quererem escrutínio contínuo mesmo havendo retratação/pedido de desculpas

2 curtidas

Lógico. Se todo mundo que errar tiver que ser exterminado não vai sobrar ninguém.

Essa doentia sociedade do cancelamento ainda vai sofrer muito, pois hoje os canceladores podem ser os cancelados de amanhã.

2 curtidas