Uma adolescente de 17 anos foi condenada a oito meses de prisão em um dos julgamentos sumários que ocorreram na ilha após protestos recentes contra o governo, segundo relatos de sua mãe e de um centro de apoio legal.
Segundo os relatos, Gabriela Zequeira recebeu a sentença de prisão na quinta-feira (22) depois de ser julgada por cerca de seis horas por “desordem pública” junto a outros 11 réus, disse sua mãe Yoanis Hernández, que testemunhou o julgamento.
Ela acrescentou que não sabe para onde sua filha foi transferida após o julgamento, que em sua opinião foi realizado sem apresentar provas de que Zequeira tenha participado das manifestações de 11 de julho, as maiores em Cuba em várias décadas.
“Quando o julgamento acabou, eles me deixaram vê-la por três minutos. A única coisa que pude fazer foi abraçá-la e beijá-la, mais nada”, disse Hernández à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
“Ela me disse: ‘Mamãe, fique firme, nada vai acontecer comigo, mas eu vou recorrer’. Ela sabe que não fez nada”, continuou ela.
A recente onda de prisões e julgamentos sumários em Cuba foi criticada por diferentes governos e organizações internacionais.
O Observatório Cubano de Direitos Humanos informou na sexta-feira (23) que documentou a prisão ou o desaparecimento de pelo menos 757 pessoas em decorrência dos protestos, 13 delas menores.
Fonte: Cuba: Família diz que adolescente foi condenada a 8 meses de prisão após protestos - BBC News Brasil