Cultura do 'melhor aluno' prejudica maioria dos estudantes no Brasil?

Não

O que prejudica é a falta de investimento e rede de apoio estruturada ao aluno

2 curtidas

Ai gente, sempre tem alunos que se destacam, isso é inevitável.

Eu como professor ensino do mesmo jeito para todo mundo, mas existem alunos mais interessados sim e que possuem um desempenho acima da média. E na situação atual temos que fazer vários malabarismos pra tentar fazer com que os alunos compreendam o conteúdo, pq a realidade em sala de aula tá bem dificil.

O que chega de alunos não-alfabetizados no Fund II é surreal e muitas vezes não tem estrutura/investimentos pra atender essa galera (leia-se programas de reforço, alfabetização e por aí vai).

4 curtidas

É óbvio que os professores vão dar mais atenção aos que se destacam, são os que mostram mais interesse em aprender alguma coisa, não tem como obrigar alguém a se sentir interessado em conteúdo de escola, boa parte só está lá porque é obrigada, inclusive falam isso para os professores.

1 curtida

O buraco é muito mais fundo que isso
É só olhar para o modelo de sociedade em que somos obrigados a viver

Se existem alunos que tem facilidade em aprender e eles recebem toda atenção pra isso, fica meio claro que os que tem dificuldade em aprender vão ficar de escanteio e perder o interesse

Na Noruega a educação da certo pra todes

Facilidade em aprender o jeito engessado das aulas. Tem mt aluno esperto em vários aspectos, mas como não são ótimos no “senta, se comporta e copia” já são renegados.

eles usam esse modelo de premiar o que se destacam?

voce hablou, infelizmente o modo de ensino é único enquanto os alunos são plurais

Não sei ao certo. Mas não existe repetição de ano, os alunos que não aprovam em alguma matéria só refazem aquela matéria específica. E as provas são menos frequentes e são só um quesito entre vários outros.

Mas totalmente fora da realidade do Brasil, outra história e muita desigualdade.

Tem uma parte que eles não citaram e aconteceu cmg kkkk
Eu era o melhor aluno e sempre recebia mijo dos professores
Mas em contrapartida eu sofria o dobro de bullying só por isso deixava a turma toda com inveja (isso cmg sendo mega tímido e zero exibido)
Tem que parar com esse método mesmo
Pode prejudicar todo mundo

1 curtida

Quando eu fazia fundamental todo ano tinha o tal prêmio de melhor aluno kkkk era ridículo pq raramente era justo e não tinha critério algum, a pessoa que recebia (sempre o filho de algum rico) ia até a câmara de vereadores receber medalha e tudo

Eu tb.

Já tirei a maior nota da região oeste de sp uma vez e nem dei bola. Uma professora que comentou e eu nem liguei… Pra mim não mudaria nada (ainda bem que não tinha marmotagem de medalha e a coisa toda)

Ainnnn a apedrejada por ser bonita

E existe isso no ensino público brasileiro?

Pq aqui tanto os que têm facilidade com os q tem dificuldade ficam na mesma sala, no final ninguém aprende nada, pq oq tem facilidade fica entedidado e o com dificuldade desmotivado

Se toca, mona
Tava cagando pra esses biscoitos de professor
Isso só me fazia ser excluído na sala
Perdi até amizade por causa disso

Eu lembro da patacoada que o diretor fez quando a gente foi do segundo pro terceiro ano kkkkkkk
Até então a gente só tinha duas salas (A e B) daí no terceiro ano fizeram a turma C só com os nerds/cdfs, a galera ficou revoltada

Era só errar umas questões na prova então

Ou não estudar como eu fazia

Eu era mto inteligente

Mas daí eu n estudava pra tirar 7/8 e não ser notade

No fundo, isso é uma escolha de qual modelo de educação a gente quer ter. Parece que uma desigualdade explícita de ensino entre melhores e piores alunos não é algo ainda aceitável, mas deve ser cotejado nos próximos anos.

E o que vocês sugerem? Mesmo com uma turma só com os melhores ou só com os piores sempre existirá o melhor e o pior