Por que gatos 'amassam pãozinho'? A curiosa massagem que os felinos fazem nos donos e superfícies

Os donos de gatos adoram quando seus felinos “amassam pãozinho”.

Com esse gesto, assim chamado por sua semelhança com o ato de preparar massas, os gatos massageiam cobertores, almofadas, a barriga de uma pessoa ou outras superfícies com as patas dianteiras, em um ritmo constante - e relaxante.

E se você já viu um gato amassando, deve ter se perguntado por que eles têm esse comportamento.

Isso nos diz algo sobre como eles se sentem? Há algo que você possa fazer se eles chegam a te machucar com as garras?

A evolução

Os gatos começam a amassar pela primeira vez já quando são recém-nascidos e estão na fase de amamentação.

Os filhotes amassam quando estão mamando - o que ajuda a estimular a liberação do hormônio ocitocina e, assim, o suprimento de leite materno. E provavelmente foi um ato que evoluiu por esse motivo.

Amassar também tem outra vantagem evolutiva. Pode ser usado como uma forma de comunicação tátil e feromônica entre o gatinho e a mãe.

Os gatos têm glândulas odoríferas nas partes macias das patas e, quando amassam, essas glândulas liberam feromônios (mensagens químicas usadas como forma de comunicação).

Amassar a mãe libera feromônios associados a conexão, identificação ou que passam mensagens sobre, por exemplo, o estado de saúde.

Um deles, conhecido como “feromônio apaziguador do gato”, é liberado pelas glândulas sebáceas ao redor das glândulas mamárias.

Isso também ajuda a controlar a agressividade em gatos adultos.

Por que eles continuam fazendo isso quando crescem?

Embora o amassar seja importante na evolução para estimular a produção de leite e expressar mensagens táteis e químicas entre o gatinho e a mãe, também é um comportamento comum em gatos adultos, devido a algo chamado neotenia.

Neotenia ocorre quando um animal mantém traços físicos ou comportamentais juvenis até a idade adulta.

Essas características provavelmente são vantajosas para gatos quando eles precisam socializar com humanos, com outros gatos ou animais em casa.

O amassamento, em particular, pode ser preservado na idade adulta porque os ajuda a emitir mensagens.

Quando ele faz isso no seu colo, é a maneira de um gato dizer “estamos ligados” ou “você está no meu grupo social”. Ou em uma definição muito humana, “você é a minha pessoa”.

Também podemos reforçar esse comportamento recompensando um gato quando ele faz isso.

E alguns gatos gostam de amassar cobertores macios ou de lã enquanto sugam o material, como se fosse um mamilo. Isso pode ser relaxante ou calmante para o gato devido a essa associação (entre as duas ações).

1 curtida

Reizinhos fofuchos

eu sabia que era tópico seu amg kkk

Sdds do meu preto :frowning: ele ficava fazendo isso sempre que eu tava deitado mo travesseiro ou na minha coberta fofinho demais

1 curtida

Achava que era pra amolar as unhas, já que vivem fazendo isso em lugares verticais