David Byrne e Lorde estampam capa da Rolling Stone

E assim leva apenas alguns minutos depois de se reunirem para Lorde e David Byrne para entrar em sincronia. A estrela pop, 24, e o estadista mais velho, 69, estão no telhado de um estúdio fotográfico em Greenpoint, Brooklyn, em uma tarde de domingo ventosa. Ambos estão vestidos com conjuntos totalmente pretos e discretos: Byrne está com uma gola alta da Hermès, enquanto Lorde está casualmente majestosa em um terno Saint Laurent folgado. Nenhum deles está usando sapatos. Eles começam parados lado a lado com expressões estoicas. Então Byrne começa a balançar suavemente ao som da música reggae tocando em uma caixa de som próxima. Logo os dois estão recostados, fazendo poses, rindo, quase surfando.

“Esse é meu sonho!” Lorde confidencia depois que eles descem para a entrevista. Ela trouxe um telefone cheio de perguntas que escreveu para Byrne, cuja música foi um grande marco de sua juventude na Nova Zelândia. A perspectiva incrivelmente independente que a tornou um fenômeno do nada em 2013 com “Royals” ainda está forte na Solar Power - o álbum que ela lançou neste verão, após uma pausa de quatro anos em que ela viajou para a Antártica e voltou toque com o poder da natureza - e ela está ansiosa para conhecer um de seus primeiros heróis musicais.

Byrne também tem pensado em seu passado ultimamente para American Utopia - o show de sucesso, baseado em seu catálogo completo de Talking Heads em diante, que retornou à Broadway neste outono depois de escurecer durante a pandemia (e se tornou um restaurante de Spike Lee no entretanto). Ele está igualmente animado para tornar o conhecido de Lorde : quando ele pedalou de sua casa em Manhattan em uma elegante e-bike azul-cinza (com capacete combinando ), ele trouxe uma impressão de e-mail amassada e um bloco de notas com algumas anotações feitas por ele mesmo, que ele carrega enquanto se apresenta alegremente a todos no set.

“Eu pensei muito em você”, ela diz a ele enquanto eles se sentam para conversar. “Eu nem sei por onde começar, David. Eu só tenho muito a lhe perguntar. ” Byrne sorri cortesmente: “Ah, obrigado.” E eles estão desligados.

Lorde: Você é introvertido? Você tem que ir descansar depois de um dia como este, ou fica sobrecarregado com isso?

Byrne: Não sou tão introvertido como costumava ser.

Lorde: Você pode empurrar isso?

Byrne: Sim. Como você deve ter visto, eu digo oi para muita gente. Na verdade, alguns de meus amigos dizem: “Você poderia simplesmente não dizer oi para todo mundo? Eles não te conhecem. ”

Lorde: Não, é ótimo dizer oi.

Byrne: Adoro conversar com, digamos, a pessoa que está no caixa do supermercado. Se posso dizer algo engraçado e fazê-los rir, então fiz uma coisa boa hoje. Mas, dito isso, algumas das coisas de introversão permanecem comigo. Não tenho problemas em passar um tempo sozinho. Terei conversas comigo mesmo às vezes. E não são conversas malucas - apenas coisas mundanas.

Lorde: Em voz alta?

Byrne: Às vezes. Estou feliz em trabalhar sozinho, seja em uma música ou outra coisa. Eu me lembro, isso foi antes da pandemia, eu ficava feliz às vezes indo a um restaurante sozinho e apenas lendo no balcão.

Lorde: Eu também. Eles gostam mais de você, o pessoal. Eles gostam de gente jantando sozinhas, acho que porque somos menos irritantes.

Byrne: Pode ser.

Lorde: Aqui está algo que eu quero saber para meu próprio prazer pessoal, para satisfazer minha curiosidade. A primeira vez que soube do seu trabalho foi pela minha mãe. Pode ter sido uma reação a algo que eu estava assistindo ou ouvindo que não era tão bom, e ela disse: “Tenho que mostrar uma coisa apropriada para você”. E ela fez uma performance que você fez de “Take Me to the River”, e eu nunca tinha visto nada parecido em minha vida. Enquanto eu assistia várias vezes - esta é uma questão de nicho, eu me desculpo. Mas você não piscou por um minuto. Isso foi showmanship?

Byrne: Oh sim, não humano. Sem piscar. Acho que, a essa altura, devo ter ficado muito nervoso e apavorado. Eu imagino que meus movimentos provavelmente estavam nervosos. Mas tudo bem. Este sou eu. Não há nada para se envergonhar, é exatamente o que eu faço.

Lorde: Bem, fiquei muito impressionado. Se isso é showmanship, essa é uma das coisas mais legais e loucas.

Byrne: Eu ouvi sua música há muito tempo. Uma das coisas que me impressionou foi o quão mínimo era. Havia muita coisa acontecendo na área vocal com harmonias, mas musicalmente, era despojado - exatamente o que você precisa em termos de batidas e teclados, e nada mais. O que me nocauteou completamente. Eu pensei: “Eu poderia aprender com isso”.

Lorde: Isso é muito legal da sua parte. Sinto que obtive o máximo à medida que me tornei um produtor melhor.

Byrne: Você teve alguma resistência no início: “Você precisa adicionar isso, aquilo e o outro a esta produção?”

Lorde: É engraçado que você diga isso. Quando lancei “Royals” no meu SoundCloud, apenas de graça, rapidamente ouvi de uma gravadora americana, e eles disseram, “Para a versão real, talvez você precise colocar um pouco mais nela.” “Oh, esta é a versão real!”

Byrne: Então você sentiu, de imediato, que teve a sensação de que isso é o que ele quer ser.

Lorde: Sim. É aquela frase de Ira Glass de que sempre gostei, onde ele fala sobre ser jovem: Você tem bom gosto, mas não tem habilidade. Então você faz coisas e sabe que elas não estão certas, mas seu gosto está intacto, e isso o levará eventualmente. Não sei tocar nada, não sou um bom músico, mas sempre tive meu ouvido.

Byrne: Tenho uma pergunta para você. Tenho ciúmes de compositores que podem colocar coisas específicas em uma música. Em seu novo álbum, em “California”, você menciona a Laurel Canyon Country Store. Eu morei lá em meados dos anos 80, então sei como é isso. É onde você iria comprar mantimentos ou pizza.

Lorde: Boa pizza.

Byrne: Sim. Ele pinta um quadro completo. Tento fazer isso e é muito difícil para mim. Tenho tendência a escrever em generalidades.

Lorde: Acho que isso é verdade, na verdade, no seu trabalho. Uso muito a especificidade porque gosto de tratar meu trabalho como um pequeno mapa só para mim. Posso colocar coisas que realmente só têm significado para mim. Parece um álbum de recortes.

Byrne: Era uma música sobre dizer adeus àquele lugar?

Lorde: Sim. Simplesmente não era para mim. Foi minha primeira parada depois de vir para a América. Eu meio que fui engolido um pouco.

Byrne: Eu me lembro por mim mesmo, sim, houve momentos em que fui engolido. Mas havia momentos, também, lá em Los Angeles, em que você se levantava de manhã e saía. O sol está brilhando, você pode tomar seu café lá fora. E você pensa: “Isso não é ruim”.

Lorde: É hora de uma confissão. De propósito, não vi a Utopia americana, porque é muito importante para mim vê-la pessoalmente. Mas você combina músicas de diferentes discos dentro do show de uma maneira que funciona bem. É fácil para você fazer?

Byrne: Não me importo. Eu aprendi da maneira mais difícil que você tem que tocar alguns dos sucessos para o público.

Lorde: Você costumava não tocá-los?

Byrne: Apenas uma turnê [em 1989]. Comecei a trabalhar com uma grande banda latina, e havia algumas músicas mais antigas que eu poderia trabalhar lá, mas muitas delas não se encaixavam naquele estilo musical, então eu estava fazendo 80 por cento de coisas novas que o público nunca tinha ouvi. Isso é algo em nosso negócio que sempre me intriga. Não é como um filme, onde não se espera que você faça aquela cena que você fez: “Aquela anterior que nós realmente gostamos. Você pode simplesmente repetir isso? "

Lorde: Verdade, é uma maneira engraçada de pensar sobre isso.

Byrne: Mas também é verdade que a música tem uma coisa diferente. A música pode ser repetida dessa forma e pode comover as pessoas novamente.

Lorde: Eu queria perguntar sobre a relação entre clareza e mistério em seu trabalho. Eu me lembro quando era um adolescente, era amigo de muitos garotos que iriam para a escola de arte, e eles realmente gostavam do que gostavam e queriam que eu gostasse. Às vezes, eu tentava e não conseguia superar a complexidade polifônica. Mais tarde, percebi que não era realmente minha falha ou falha de alguém. Eu tentaria tanto, e isso quebraria meu cérebro. Mas seu trabalho tinha aquele mistério que amo e a clareza de que preciso. Você se inclina para um ou outro?

Byrne: Acho que prefiro letras mais ambíguas e abstratas. Eu percebi que amo uma música que é só perguntas, mas eu não escrevo muitas delas.

Lorde: Eu adoro uma pergunta em uma música.

ByrneE: Eu li algo outro dia, como, “Este é o meu verdadeiro eu? Ou estou fazendo uma performance? E se eu estou fazendo uma performance, você está fazendo uma performance também? E se você fizer minha performance e eu fizer sua performance? ” Foi apenas uma série de perguntas que desceu pela toca do coelho.

“Houve um tempo em que pensei que as coisas deviam ser tensas. Eu estava talvez com medo de que, se as coisas pareciam muito bonitas, então eram superficiais. " - David Byrne

Lorde: Isso é legal. Você também é muito bom com o que considero uma melodia pop. Você sempre foi atraído por isso ou é algo fácil de acessar como compositor?

Byrne: Sempre gostei. Eu não tinha medo da melodia pop ou de ser acessível. Eu não acho que no começo eu fui capaz de fazer isso -

Lorde: Acho que sim.

Byrne: Bem, obrigado. Eu escuto coisas anteriores e pareço um pouco desesperado, tentando passar, o que é uma coisa boa também. Eu me lembro, provavelmente como muitas pessoas, de comprar esses cancioneiros de diferentes artistas, apenas meio que aprendendo as músicas. Às vezes, coisas para as quais eu não me importava muito, mas pensei: “Vamos ver como isso é feito”. Talvez aprender a tocar isso no violão e cantar junto, só para mim. E com isso, eu aprenderia: “Oh, olhe, você pode ir de um acorde para aquele acorde, e isso tem esse tipo de elevação emocional aí mesmo. Eu deveria me lembrar disso. ”

Lorde: Essa é a segunda parte sua, que diz olá para as pessoas.

Byrne: Sim. Aprendi que não há nada de errado em uma música soar bonita. Você pode dizer algo muito profundo, algo meio radical, até, mas a melodia pode soar muito bonita e sedutora na superfície. E então isso o suga para algo que pode realmente mudar sua maneira de pensar.

Lorde: Então houve um tempo em que você não queria que as coisas soassem bonitas?

Byrne: Sim, houve um tempo em que pensei que as coisas deviam ser tensas. Eu estava talvez com medo de que, se as coisas pareciam muito bonitas ou bonitas, então eram superficiais. Como um cartão de felicitações. Você não pode estar dizendo nada sério dessa maneira. Mas então eu ouvi outros compositores dizendo algo profundo e importante, e ainda assim a música é muito boa de se ouvir. Eu pensei: “OK, isso pode ser feito”.

Lorde: Acho que a beleza é um princípio real do seu trabalho, com certeza.

Byrne: Obrigado. Em “O Homem com o Machado”, você menciona “centenas de vestidos”. Sobre o que é isso?

Lorde: Bem, eu sou um dos quatro filhos e tinha muitas coisas que minha irmã usava - não muitas das minhas próprias roupas, não muito dinheiro para gastar. E então eu tinha 16 anos e recebi um cartão de crédito, e olá. Nessa música, a próxima coisa que eu digo é “Eu tenho uma garganta que se enche de pânico todos os dias de festival”, porque eu fico com muito medo do palco.

Byrne: O que você faz para ter medo do palco?

Lorde: Não tenho uma boa resposta para isso. É um problema real que estou tentando resolver. Tento escrever algo. Eu gravo pequenas notas no palco para mim, para que eu pudesse ir e ser capaz de ler algo que do passado está tentando me dizer do futuro. Mas é uma verdadeira luta.

Byrne: Quando eu era mais jovem, sempre me senti socialmente desconfortável. Eu me jogaria no palco e faria um discurso de algum tipo, ou faria algo maluco e então me retiraria para dentro de mim.

Lorde: Mas agora?

Byrne: Tem um pouco, mas não é o mesmo.

Lorde: Você não está pensando “Talvez eu possa sair por aquela porta, correr pela rua e sair daqui”? Porque isso me ocorre ocasionalmente. “Talvez o carro possa dar a volta no quarteirão por quatro horas e então eu perdi o show.”

Byrne: Não, eu não penso nisso há algum tempo.

Lorde: É difícil saber se a pandemia fez meu medo do palco piorar ou melhorar, porque não tive a chance de testá-lo. Eu acho que este álbum é um pouco mais calmo, e talvez isso ajude. Talvez o conteúdo me ajude a me sentir um pouco mais relaxado. Você tem alguma coisinha que faz antes de se apresentar, ou alguma forma de entrar nesse modo?

Byrne: Eu não tenho muito ritual, esse tipo de coisa. Eu me mantenho ocupada. Eu faço um chá de gengibre. Eu descasco o gengibre, corto, coloco na garrafa térmica, coloco água fervente com um pouco de limão ou qualquer outra coisa, e isso vai me manter ocupado por uns bons 15, 20 minutos. Mantenha minha mente um pouco longe do que estou prestes a fazer.

Lorde: Eu gosto disso, isso é bom. Eu faço muitos quebra-cabeças durante as turnês. Muitas vezes estou aplicando uma peça certa na hora de ir, o que talvez não ajude o medo do palco. É muita mudança de humor. Ainda estou procurando o quebra-cabeça da primeira música.

Byrne: Durante a pandemia, comecei a fazer desenhos, o que pode ter sido uma espécie de terapia. E muita comida.

Lorde: Essa era outra pergunta que eu queria fazer. Você realmente gosta de comida? Ou cozinhando?

Byrne: Eu realmente gosto de cozinhar. Acho que é subestimado como uma forma de arte criativa.

Lorde: Concordo totalmente.

Byrne: Depois de aprender com as receitas, digamos, como fazer algo, você pode começar a improvisar. Você pode aprender a substituir uma coisa azeda por outra azeda, e isso muda um pouco. É como música nesse sentido. Você sabe que precisa de algo aqui, mas o que é? E então você pode oferecer aos amigos e dizer: “O que você acha disso?” Talvez nem tanto durante a pandemia, quando acabei com um monte de sobras congeladas.

Lorde: Eu cozinho muito. Eu não sou um cozinheiro de receitas - eu apenas faço o que vou fazer. Fiz alguns bons condimentos.

Byrne: Você quer dizer chutney e coisas assim?

Lorde: Sim, como um chutney com geléia e algum tipo de coisa saborosa.

Byrne: Isso é bom para seus amigos.

Lorde: OK, esta é outra pergunta que pode ser, não sei, óbvia. Há algo que, olhando para trás, você tenha recolhido, que possa transmitir? Um pouco de sabedoria?

Byrne: Essa é realmente difícil.

Lorde: Pode não haver uma resposta.

Byrne: Às vezes, posso pensar que tenho alguma sabedoria que devo transmitir a outra pessoa - “Você precisa saber disso” ou o que quer que seja - mas também sinto, quem é você para dizer a outras pessoas? Por isso, sempre recuo. Quem é você para presumir que sabe mais do que outra pessoa? Melhor que eles descubram, vendo o que você está fazendo por si mesmos, em vez de você dizer a eles.

Lorde: Aqui está algo que estou curioso. Eu penso em você como alguém que está realmente conectado à grande cultura e a todas as coisas sociais. Eu queria saber se você gosta disso, ou se você se sente em dívida com isso.

Byrne: Não estou nas redes sociais. Tenho um pequeno escritório e disse: “Basta postar minhas fotos e vamos deixar por isso mesmo. “Mas não estou verificando as coisas.

Lorde: Eu também não.

Byrne: Quando a mídia social começou a surgir, pensei: “Acho que tenho o suficiente para fazer, em vez de alimentar isso”. Eu estava mais preocupado com meu fluxo de trabalho do que com os outros efeitos que ele poderia ter. E você? Onde você consegue suas informações, então? Principalmente conversando com amigos?

Lorde: Na verdade, descubro muitas coisas novas nos jornais no meu telefone. Quase mais do que eu faria no Twitter ou algo assim. Eu sinto muita falta, e isso foi algo com o qual eu tive que me acostumar, porque como um adolescente e adolescente tardio, eu tinha todos os dedos em todas as pulsações sobre cada pequeno subgênero e tendência. Decidir renunciar a isso foi difícil.

Byrne: Estou ciente de que há coisas que acontecem - marchas de protesto e coisas assim - que eu ouviria de um amigo e diria “Como você sabe disso?” “Nas redes sociais.” Essas são algumas das coisas que estou perdendo.

Lorde: Sim, tive a mesma experiência. É complicado.

Byrne: Eu acordo todas as manhãs e como meu grapefruit e meu café, e leio pelo menos dois jornais online. Então, por aquele tempo, por aquela hora, sou meio que um viciado em notícias.

Lorde: Gosto da toranja. Você está com a colherinha com a ponta pontiaguda?

Byrne: Estamos ficando muito pessoais aqui. Eu apenas descasco com minhas mãos. Eu tiro a pele e rasgo ao meio.

Lorde: Uau. Isso é loucura, David. Nunca descasquei uma toranja.

Byrne: Não é tão difícil de fazer.

Lorde: Vocês ouviram aqui primeiro, pessoal.

2 curtidas

Ela está tão radiante como nunca

2 curtidas