DEBATE: centralismo democrático é lacre ou ta datado?

acho que uma policia municipal se tornaria mais proxima da populacao, mais eficaz e menos sanguinaria.

1 curtida

O Reinaldo Azevedo era Trotikista. Divos

amo que amo
anos atrás li um livro que tinha um prefacio do freixo que defendia
to tentando lembrar mas ta foda kkkkkk

old que só pessoas inteligentes entendem a grandiosidade do pitico e eu entendi

1 curtida

Eu acho top, imagina que micro tu não poder chamar seu colega de partido de camarada pq ele tá na corrente que tu tem ódio mortal

mas isso é coisa de partido antigo que tem gente dodoi da cabeça que luta e morre por cacuras da uniao sovietica

@gralhe no pt o pessoal de correntes divergentes trocam ideia de boa?

hoje na rede oficialmente só tem duas
mas apesar da briga de facas no congresso a galera supera

Mas tem liberdade de crítica no centralismo e disputa de bases nos congressos, qualquer partido tem disputa afinal, me parece que faz mais sentido algo assim do que tendências, mas não tenho opinião fechada sobre isso, não sou organizado em partido kk

todo partido tem disputa, mas uma organização de esquerda na minha concepção em que entender que a sua criação e desenvolvimento atravessa as opressões e muitas vezes como é comum a dinâmica da alta cúpula acaba de confundindo com a dinâmia habitual da sociedade: homens brancos heteros e cis comandando e as minorias querendo migalhas.
por isso não consigo ver essa ordem como eficaz.
um grande exemplo é o que ta rolando no pcb ainda hoje.
começou o partido a se popularizar chegando gente racializada e periferica e os manda chuvas ja começaram a chutar

Essa é a corrente q a Natália Bonavides está

Tem até site

se filiaria?

Hooli, vc q abre 2 tópicos por semana sobre o Quaquá, veja essa hablada q o líder da AE falou recentemente sobre ele:

gente? o megrah lacre carpado
chocado que massacraram
essa tendencia seria bem acolhida num partido de esquerda de verdade

Ah mas isso do PCB foi algo específico, a maioria das alas do partido tão adotando aquele negócio de reconstrução revolucionária, reclamando justamente da falta de um centralismo democrático

Pra mim o ponto é que em um partido de tendências a cisão é institucionalizada, vai além de disputa

por esquerda de verdade vc quer dizer um partido sem pragmatismo para conseguir resultados concretos pra sociedade?

O maior partido que usa isso é o PCdoB? Cujo também é o único dos quais usa, que tem ao menos um deputado federal, né?

Então tá aí a resposta. Não funciona. Pq até a bancada do PCdoB só diminui, e eles tinham um único governador e agora nem isso devem ter mais. Eu acho que é a forma de organização que mais me cabe, acho lindo, mas não faz sucesso nenhum kkkkkkk pelo menos no Brasil não deu certo

Old