Deitou para mim, Lynda? New York Times rasga elogios e aclama 'All Too Well (Ten Minutes Version)'

"All Too Well" de Taylor Swift e a Transformação da Memória em Arma

“Uma gravadora não escolheu esta música como single”, disse Taylor Swift a um público extasiado na tarde de sexta-feira em Manhattan, onde algumas centenas de fãs se reuniram para a estreia de seu último videoclipe auto-dirigido: um clipe elaborado para o nova versão de 10 minutos de “All Too Well”, uma lembrança amarga de um relacionamento passado que apareceu originalmente em seu álbum de 2012, “Red”.

“Era a minha favorita”, continuou Swift. “Tratava-se de algo muito pessoal para mim. Foi muito difícil tocá-la ao vivo. Agora, para mim, honestamente, essa música é 100 por cento sobre nós e para vocês. ”

Várias pessoas já estavam chorando - tendo explodido em soluços no estilo Beatlemania assim que Swift apareceu em um terninho roxo real - mas com essa admissão eles choraram mais alto. “Minha mãe de verdade!” uma jovem engasgou. Outro, sentado diretamente e talvez precariamente atrás de mim, murmurou repetidamente: “Vou vomitar.”

Poucos músicos A-Lists deste milênio têm mantido um vínculo com seus fãs tão intensamente quanto Swift com seus “Swifties”. Para seu crédito, ela os alimenta bem. Ela deixa cair os ovos de Páscoa como uma mãe galinha benevolente, organiza encontros e cumprimentos elaborados e uma vez convidou alguns fãs para sua casa para ouvir seu novo álbum enquanto mastigava biscoitos que ela havia feito para eles.

No evento de sexta-feira (para um vídeo estrelado pelos atores Dylan O’Brien e Sadie Sink), cada membro do público recebeu um pôster autografado do filme e - a música é um chorão famoso - um pacote personalizado de lenços de papel “All Too Well”

Mas com toda a fanfarra em torno do lançamento da faixa estendida, uma certa intimidade compartilhada estava prestes a ser perdida também. “All Too Well” tem sido mais um segredo comunitário do que um sucesso, a faixa favorita dos verdadeiros conhecedores de Swift e, muitas vezes, dos críticos de música (incluindo este). Agora, a música - que aparece em “Red (Taylor’s Version)”, o último álbum que ela regravou para poder controlar suas masters - foi acompanhada por um videoclipe tão longo e elaborado que Swift estava encenando uma estreia para ele e chamando-o de “curta."

Parte do que os fãs sentem por “All Too Well” é a nostalgia de uma parte anterior da carreira de Swift e, por extensão, de suas próprias vidas. “Red” é talvez o mais transicional de seus nove álbuns, uma ponte que marcou o início do crossover pop de Swift, mas também o momento antes de sua composição se tornar tão elegante e simplificada como seria em seu próximo álbum, o blockbuster de 2014, “1989. ”

E assim o eclético “Red” justapõe o pop assistido por Max Martin de “I Knew You Were Trouble” e “We Are Never Ever Getting Back Together” com o folclore do café de “Treacherous”, “I Almost Do” e “Begin Novamente.” Um retrato doloroso de uma separação, “All Too Well” representa o pico artístico do som mais orientado para cantores e compositores e o encerramento de um capítulo na evolução de Swift: é, pelo menos até agora, a última música que ela escreveu com um de seus primeiros colaboradores mais confiáveis, a compositora country Liz Rose.

“All Too Well” teve seu início durante uma passagem de som de ensaio, quando Swift começou a tocar os mesmos quatro acordes e linhas improvisadas sobre um relacionamento que havia acabado recentemente. “A música continuou crescendo em intensidade”, ela lembrou mais tarde. Sabiamente, seu engenheiro de som capturou a jam session improvisada, e Swift mais tarde trouxe essa gravação para Rose.

Parte da razão pela qual Swift escreveu seu álbum de 2010, “Speak Now”, inteiramente por conta própria foi para silenciar os céticos que acreditavam que Rose tinha uma mão mais pesada em sua música do que Swift havia admitido. Mas em uma entrevista de 2014, Rose disse que agia “mais como uma editora”. “Taylor é boa porque ela tem letras que funcionam para sua idade”, disse Rose. “Eu apenas a ajudo a pegar os que são ótimos.”

O “All Too Well” de 10 minutos ilumina esse processo: é mais raivoso, muito menos filtrado e mais explícito em todos os sentidos da palavra. O corte de cinco minutos e meio de “All Too Well” que apareceu em “Red” foi uma conquista de narrativa tensa e aerodinâmica e detalhes vividamente iluminados. A nova versão não conhece tal restrição. É gloriosamente indisciplinado e ferozmente fervilhante. Com seu lançamento, a “You’re So Vain” millenial de repente se tornou o “Idiot Wind” milenial.

Em ambas as encarnações, “All Too Well” é uma canção sobre a transformação da memória em arma. O diabo está nos detalhes, quanto mais específicos, mais eles parecem afirmar, diante de um ex insensível e talvez manipulativamente descrente, que essa experiência realmente aconteceu: um lenço perdido, como uma geladeira aberta iluminava uma cozinha escura.

Fonte: Taylor Swift’s ‘All Too Well’ and the Weaponization of Memory - The New York Times

5 curtidas

“Minha mãe de verdade!”

Eu não consigo parar de ouvir/assistir o vídeo desse hino. Eu jamais diria que essa versão ia me pegar dessa forma, sempre acreditei que ia ser só algo para ouvir umas 3x

Mas é completamente outra música, uma atmosfera nova que te prende do começo ao fim.

I WAS THERE I WAS THERE, DOWN THE STAIRS I WAS THEREEWE

SECRET PRAYER I WAS THERE

4 curtidas

YOU KEPT ME LIKE A SECRET BUT I KEPT YOU LIKE AN OATH

Mamãe vc venceu demais :aaaa:

E ela vence outra vez.