Becky G e Thalia falam sobre carreira, cultura mexicana & americana e mais em entrevista para a Rolling Stone

Becky G e Thalía: ‘Vou te dizer que te amo’

Duas estrelas se conectam para uma conversa sincera sobre quebrar barreiras, proteger sua paz e como ambos equilibram as culturas mexicana e americana

POR JULYSSA LOPEZ

Fotografias de Cheril Sanchez

A PRIMEIRA COISA a fazer quando Thalía e Becky G se encontram na Central Elétrica de Nova York é qual música as duas estrelas pop vão tocar no fundo de sua sessão de fotos. Rapidamente, a sala decide por Bad Bunny e, em poucos minutos, “Tití Me Preguntó” está tocando no sistema de som, fazendo os dois artistas dançarem. A voz de Thalía de repente surge em um verso memorável da música: “ Mi primer amor se llamaba Thalía! ” (“O nome do meu primeiro amor foi Thalía!”) Ela e Becky caíram na gargalhada.

Desde que Thalía convidou Becky para participar de uma de suas músicas em 2015, as duas permaneceram próximas, procurando se elogiar e trocar conselhos. Os contornos de suas carreiras são quase estranhamente semelhantes, apesar de estarem separadas por gerações: Thalía, que começou a se apresentar em 1981, quando tinha cerca de nove anos, lançou seu primeiro álbum solo na década de 1990 – e se tornou uma figura onipresente nas salas de estar latinas de todos os lugares, ao estrelando novelas clássicas como Marimar e María la del Barrio . Enquanto isso, Becky começou a atuar por volta dos nove anos antes de iniciar uma carreira musical com sucessos em inglês como “Shower”, de 2014. A partir daí, ela saltou para os mercados latinos, fazendo sucessos pop e reggaeton em espanhol, e se estabelecendo em uma discografia que é sido bilíngue e completamente eclético .

Ambos os artistas são bem-humorados, alegres e interminavelmente conversadores, contando piadas sem parar sobre as muitas reviravoltas em suas vidas até agora. Quase assim que a conversa começa, porém, fica claro que a conexão deles é muito mais profunda do que isso. Os dois mergulham de cabeça em tópicos profundamente pessoais, explorando seus pensamentos sobre identidade, espiritualidade e terapia – e compartilhando como seu vasto orgulho como mexicanos os levou aos seus álbuns mais inesperados e a um futuro aberto.

Becky G: Estou muito feliz e honrada por estar aqui agora com você, porque há oito anos eu estava começando na indústria e você me deu uma das minhas primeiras oportunidades como artista de destaque em sua música “ Como Tú No Hay Dos.” Uma das minhas lembranças favoritas é quando estávamos no set e eu estava no FaceTime com minha mãe. E você passou e disse: “Olá, mamãe! Eu prometo a você que ela está segura. Ela está bem. Estamos nos divertindo muito.”

Thalía: Eu lembro! Eu me lembro perfeitamente. Estava tão frio. Nevando. Era como uma fábrica sem aquecimento.

Becky G: Era inverno aqui em Nova York, pessoal! Mas era um vídeo com um conceito como “verão, estamos suados, dançando na boate”.

Thalía: A primeira vez que te conheci foi mesmo no set. O set foi onde nos conhecemos. Imediatamente, tivemos essa ligação: Claro, mexicanas, foi o conhecimento das pequenas coisas que amamos e que somos, as tradições, todas essas coisas. E começou com: “Linda mamãe, como vai você?” [ Risos. ]

O estúdio: Power Station em BerkleeNYC, Nova York Lista de sucessos: Madonna, Like a Virgin; Chique, é chique; Bruce Springsteen, nascido nos EUA; David Bowie, Monstros Assustadores

Becky G: Para mim, foi uma grande oportunidade de aprendizado ver você como o chefe. “Luzes aqui, câmera aqui. Este é o tiro! “Eu preciso disso. Eu preciso disso.” Era como se você fosse o diretor, o produtor, tudo. Eu estava tipo, “Eu quero fazer isso”.

Thalía: Estávamos ótimos. Às vezes você tem que ser exigente com o que está vestindo—

Becky G: Eu nem acho que seja exigente! Você sabe o que quer.

Thalía: Você trabalha com sua equipe e diz a eles: “Bom, a ideia, o visual, a inspiração é essa, o conceito vai ser esse, o sentimento vai ser esse”. Mas está trabalhando em conjunto. Trabalho em equipe é tudo. Todo artista deve sempre ser 100% grato a todas as pessoas que trabalham com ele desde o primeiro dia.

Becky G: Eu pensei: “Essa mulher é um canivete suíço. Ela faz tudo.” E é por isso que hoje também me orgulho de ser um canivete suíço. Acho que está claro que não teríamos chegado onde estamos se não amássemos o que fazemos.

Thalía: Agora é mais espaço. Vemos toda a tripulação aqui, todas mulheres. Estamos apoiando um ao outro. É mais fácil, em comparação com décadas atrás.

Becky G: Qual você acha que foi a maior mudança? Porque nós dois começamos muito, muito jovens, mas eu queria saber de você, porque você tem um dos planos mais icônicos como empresária, como artista, como uma mãe incrível, uma esposa incrível. Você faz tudo.

Thalía: É, minha Becky, tantas coisas, estão mudando. Em primeiro lugar, quero voltar um segundo e também dizer que adoro estar com você. Agradeço ter sua linda personalidade na minha frente novamente. Eu realmente aprecio tudo o que você faz, desde salvaguardar e proteger a música latina e a música em espanhol, que você sempre se esforça para fazer algo criativo.

Becky G: Oh, estou corando!

É incrível ter um legado tão rico. Ser latina é um presente.
— Thalía

Thalía: Posso te dizer que quando comecei foi terrível. Foi apenas contra o oceano de tubarões. E, felizmente, eu tive minha mãe, e devo dizer, minha mãe foi a primeira momager. Eu entendo perfeitamente os Kardashians [ risos ]. Foi uma bênção ter Yolanda Miranda, minha mãe, ao meu lado naquele mundo. Éramos cinco irmãs e meu pai faleceu quando eu tinha seis anos, então era um matriarcado. Eles sempre foram muito fortes, muito teimosos. E eu aprendi isso. Foram momentos em que tive que estar muito estruturado e seguir as instruções. Fiquei famoso fazendo parte de uma novela, depois de um grupo, depois de outro grupo, e depois…

Becky G: Quer dizer, podemos apenas reconhecer o quão humilde você é por dizer isso, porque todos nós sabemos disso! [ Risos. ] Mas, sim, continue.

Thalía: Você tinha que seguir as regras. Minha primeira turma, eu tinha 12 anos, idade do meu filho. Não consigo imaginar meu filho saindo, fazendo shows para todas as crianças enquanto elas fazem uma grande festa. Eu era aquele garoto, fazendo show enquanto eles comiam bolo, e queria fazer parte do bolo, mas estava cantando, né? Vestido de palhaço [ risos ]. Naquela época eu gravei quatro discos naquele grupinho: “Vista-se assim, dance assim, cante assim”. Aí entrei em outro grupo de adolescentes: “Vista-se assim, cante assim, aja assim”. Depois novelas. Era tudo estrutura até eu dizer: “Foda-se tudo. Eu não me importo com o que todo mundo tem a dizer. Quero ouvir minha voz e pronto. Não quero seguir nenhuma regra. Quero seguir meu próprio coração.”

Becky G: Minha mãe também é minha melhor amiga. Ela nunca foi minha empresária, mas era muito jovem quando me teve. Minha mãe era mais como minha irmã mais velha - estávamos aprendendo juntas. Comecei a atuar, dançar e cantar por volta dos nove anos de idade, e também fiz minha parte em grupos femininos. É exatamente o que você estava dizendo - finalmente chega um momento em que eu penso: “Nasci com asas e estou pronto para voar!” Em cada teste que eu ia, eu trazia minha foto e meu currículo, e colocava meu CD demo em meu currículo, caso o diretor de elenco conhecesse um amigo produtor. Você nunca soube!

Thalía: Você estava motivada. E não tínhamos redes sociais.

VESTIDO, SAPATOS E BRINCOS: DA PRÓPRIA THALIA. ANÉIS DE SWAROVSKI, ALEXIS BITTAR E DA PRÓPRIA THALIA.

Becky G: Naquela época, era o que chamo de combate corpo a corpo. Considero um luxo ter tido a oportunidade de me apresentar diante de multidões em estacionamentos de supermercados, às vezes na frente de ninguém além da minha família, para conseguir essas repetições. as mídias sociais, os sucessos da noite para o dia, os momentos virais, os artistas assinam contratos e depois são jogados neste palco enorme. Sinto que quero cuidar deles. Isso é muito rápido! Eles estão bem? Como são esses contratos? A saúde mental deles está bem?

Thalía: Sim. É muito, muito rápido, em comparação com o que acabamos de dizer. Foi passo a passo, levar o álbum para a rádio e ir para programas de TV e depois fazer shows ao vivo, premiações e tudo mais. E agora, no momento em que conseguem essa fama e números incríveis, eles são jogados nisso. A saúde mental é um grande problema no momento.

Becky G: Vamos começar nossa própria escola de rock, basicamente. Será um curso intensivo de Becky G e Thalía que vocês podem fazer.

Thalía: [ Risos. ] Sim, sim, totalmente.

Becky G: Estou sempre pensando nisso. Eu entro nos DMs de todos quando eles estão tendo seu momento e digo: “Aqui está meu número, me ligue”. Porque você fez isso por mim e isso fez muito. Quero dizer, há coisas pessoais que aconteceram há alguns anos, e eu liguei para você e disse: “Ei, isso está acontecendo com minha saúde e é muito novo para mim, e eu queria apenas conversar com você sobre o que você está fazendo. experiência é como. Acho que temos que cuidar uns dos outros porque poucas pessoas realmente entendem.

Thalía: O mais importante nas minhas experiências é a minha fé, e quão equilibrada é a minha vida? Deus está lá primeiro, antes de qualquer coisa. Quais são as outras prioridades? Tenho duas famílias: tenho meu marido, meus filhos, mas tenho meus fãs, minha família Thalía. Eu tenho que cuidar deles, mas cuidar dos meus filhos. Estou garantindo que minha filha esteja bem e que meu filho esteja bem.

Becky G: E você faz isso tão bem. Especialmente na cultura latina, as mulheres foram criadas para serem generosas. Dar, dar, dar, dar, dar, dar, dar. Cuidamos de todos antes de nós mesmos. Quero saber se você já se viu em um momento em que sentiu como se estivesse servindo de um copo vazio e o que você descobriu que funcionava melhor para poder dar mais?

BECKY G: VESTIDO, BRINCOS E ANEL DE ALEXANDER MCQUEEN. MEIAS DA WOLFORD. PULSEIRA DE ALEXIS BITTAR. SAPATOS DE GIUSEPPE ZANOTTI.

Thalía: Sempre haverá um momento em que você estará se esforçando demais. Principalmente sendo mãe e tendo um emprego, você sempre terá um desafio. Não há opção: ser mãe é muito intenso. E nossa carreira é tão desgastante. Para mim, entender que primeiro tenho que me sentir feliz é o que faz a diferença. Tenho minhas rotinas que são intocáveis. Onde quer que eu vá, tenho minhas rotinas pela manhã e não as mudo. Pode ser a maneira como preparo meu café. Pode ser a primeira coisa que você pensa pela manhã, pode ser uma simples oração que você faz. Ame-se. Dê um tempo a si mesmo. E está tudo bem não se sentir bem. Como você faz isso?

Becky G: Sim, é um pouco a mesma coisa. Minha fé, quando a descobri, não era algo que eu procurava. Ao crescer, às vezes isso pode ser muito forçado para você, e eu senti que essa era uma jornada minha. Mas eu me lembro que pensei: “OK, ainda estou me sentindo sobrecarregado”. Acho que por ser tão jovem, por ter que crescer tão rápido na minha vida pessoal e na minha profissão, foi quando me encontrei em terapia. Não é algo ensinado muito comumente em nossa cultura. Para nós é como: “Se você está triste, tome um chá ou algo assim!” É sempre algo externo. E eu pensei: “Não, está aqui e está aqui” [ aponta para o templo e o coração ] .

Thalía: É interno. É a sua alma gritando por socorro.

Becky G: Meu terapeuta referiu-se à nossa experiência como a mesa de três pernas: a mente, o corpo e a alma. E sem uma dessas pernas a mesa não funciona! Comecei a pensar no autocuidado não apenas como “Eu fiz uma máscara facial. Por que estou tão triste? Eu estava registrando um diário, meditando, orando, me conectando com amigos, com a família, apenas encontrando maneiras de me conectar.

Thalía: Adorei o que você falou sobre terapia. Mas em nossa cultura isso era um tabu. Realmente ajuda você se você encontrar a pessoa certa. Meu pai morreu, fiquei em estado de choque e parei de falar por um ano inteiro. Minha mãe me levou para terapia. E fui conseguindo aos poucos voltar do trauma — porque somos fruto de traumas. É super importante cavar e libertar os demônios. Apenas deixe a luz sair porque somos luz .

Becky G: Totalmente. Algo que você e eu temos em comum, o que é muito legal: que somos mexicanos e temos orgulho de ser. Quero dizer que sou mexicano, mas todos os meus primos mexicanos me dizem que não sou mexicano. E então todos os meus amigos aqui na América disseram: “Não, você é mexicano”. E eu pensei, “Essa crise de identidade!” Mas este aqui [ aponta para Thalía ] me ajudou muito nisso. E ela sempre me abraçou como mexicana.

Chega um momento em que eu penso: ‘Nasci com asas. Estou pronto para voar!
—Becky G

Thalía: É difícil. E eu entendo o contrário: sou mexicana, moro nos EUA

Becky G: [ Risos. ] Eu sou o crossover reverso, você é o crossover.

Thalía: Sim. E às vezes é difícil para mim. Meu marido, americano e italiano…

Becky G: Ele fala espanhol?

Thalía: Um pouco. Mas é bom, ele não entende minhas coisas misteriosas [ risos ] . Os duplos sentidos nas minhas músicas.

Becky G: Isso é hilário.

Thalía: É tão incrível ter esse legado que é tão poderoso, tão rico, tão mágico. Ser mexicano, ser latino, é uma dádiva. Eu sinto o que está acontecendo agora na indústria musical, reconhecendo o idioma: todo mundo está cantando em espanhol agora e, finalmente, é o primeiro cruzamento de todas as explosões latinas que está em espanhol. Isso é incrivel. Até o estilo, pegando a influência do Peso Pluma.

Becky G: Ouvi dizer que você também está trabalhando em um álbum regional mexicano.

Thalía : Sim! Eu amo isso. É algo que veio fácil, porque tenho muitas influências mexicanas na minha música. Algumas músicas podem ser muito, muito mexicanas nos arranjos, muito estilo bolero ou estilo mariachi. Você poderia dizer que uma das minhas assinaturas é “Amor a La Mexicana”. Eu ousei fazer um disco de banda, não sei há quantos anos, e foi: “Uau! Essa garota pop está fazendo um álbum de banda?” E agora é tão normal que tudo se cruze, colaborando com estes novos escritores e a fusão dos corridos autênticos com o que está a acontecer. Para mim é super sexy, espetacular, poderoso.

Becky G: Tem sido uma jornada para mim também. Quando meu avô morreu, isso simplesmente me ocorreu. Eu sempre dizia, desde pequeno: “Quero fazer um álbum de mariachi”. Eu vi um vídeo que cantei para meu Papi no aniversário de 70 anos dele com mariachi em uma festa de família em Inglewood [Califórnia], no jardim da frente, e eu tinha talvez 12 anos. Eu pensei: “Tenho feito isso com minha família há muito tempo. Talvez seja a hora. O que realmente inspirou o conceito do álbum para mim foi preparar meu set para o Coachella , porque eu pensei: “O que vou representar?”

Thalía: Ai meu Deus, o que você sentiu nos minutos anteriores?

Becky G: Você não pode fazer a passagem de som do Coachella. Eu não consegui ver meu set nem nada antes. Você está trabalhando em coisas de tecnologia em tempo real. Mas gosto de me visualizar nesses espaços, por isso me senti tão sereno e preparado. Eu sabia o que estava representando naquele palco. E foram, para mim, 200 por cento. Tenho 100% orgulho de ser de Inglewood, de Los Angeles, mas também tenho 100% orgulho de ser mexicano.

Thalía: Que lindo.

Becky G: A música que lancei com Peso [ “Chanel” ], escrevemos apenas eu, ele e o [produtor] Edgar Barrera. Escrevemos em 45 minutos com o violão. Foi uma apresentação vocal que foi diferente para mim como artista - tão diferente que algumas pessoas pensam: “Não, preferimos o reggaeton Becky, preferimos o pop Becky”. Mas acho que meu maior orgulho foi: “Mas esta é a Becky que é agora. É aqui que eu quero estar. Isto é o que eu quero fazer.”

Thalía: Você está explorando uma parte de você. Esse é um vocal especial, devo dizer. Lindo.

Becky G: Obrigada. Isso significa muito para mim. Estou corando novamente.

Thalía: Você tem que reconhecer isso. Por tantos anos neste mundo, dizer a outra mulher: “Oh, você faz isso tão bem!” foi a pior coisa. Foi como uma guerra sempre, em outras décadas.

Becky G: Você está derramando o chá, garota.

Thalía: E agora é como se estivéssemos aqui apoiando uns aos outros como deveríamos estar.

Becky: É tão engraçado. Hoje você entrou no meu camarim como se nada fosse. E eu sinto que também houve um momento na minha carreira em que eu batia no camarim das pessoas e pensava: “Ah, não, ela ainda não está pronta”. Agora é tipo, “Quero sair depois do show. Vamos jantar. Vamos fazer coisas juntos.” É tão legal.

Thalía: Exatamente! Antes você fica nervoso. As outras pessoas têm sua própria equipe e coisas assim, e você nunca sabe como elas vão reagir. Mas agora, é como, “Quem se importa?” Depois da pandemia, acho que todo mundo parou com essas besteiras. Todo mundo fica tipo: “Quer saber? Vamos aproveitar a vida. Sejamos nós mesmos. Vou te dizer que te amo.” Ou “Vou dizer que te odeio. Eu não quero você na minha vida. Seja autêntico e esteja no momento.

Becky: Seja autêntico. Ame sem reservas. Aqui está outra coisa que estamos dizendo que é muito engraçada, que talvez nem todo mundo saiba: mais de um bilhão de visualizações agora em “Sin Pijama”. Mais de um bilhão de visualizações em “No Me Acuerdo”.

Thalía: [ Cantando ] “ No me acuerdo, no me acuerdo.

Becky: Filmamos esses videoclipes consecutivamente com o [diretor] Daniel Duran!

Thalía: Sim! E você veio ao estúdio para nos ver.

Becky: Eu filmei “Sin Pijama” com Natti [Natasha] e depois fui para o set, para a boate, e vocês – ah, meu Deus, nunca vou esquecer disso. Vocês estavam fazendo hora extra. Essa mulher é incrível. Ela está fazendo sua própria maquiagem, trocando de roupa, e lembro que olhei para Daniel e pensei: “Vocês precisam de ajuda?” Comecei a empurrar carrinhos e enrolar fios e peguei a fita adesiva e pensei: “Como posso ajudar?”

Thalía: Eu lembro! E você estava de moletom porque estava muito frio. Oh meu Deus.

Becky: Estávamos todos esfregando uns nos outros aquela energia de bilhões de visualizações. Somos apenas bilhões de visualizações juntas.

Thalía: Sério, deixa eu te contar uma coisa. Aqueles dois dias foram mágicos, pura magia. Três mulheres latinas, um cara que nos apoiou. A partir disso, que é meio pop-urbano, reggaeton*-popero* . Mas agora nós dois estamos fazendo [regional]. E eu acho isso incrível porque é reconhecer nossa identidade. É uma extensão de nossas vidas, de nossa trajetória como mexicanos, como chicanas.

Becky: Acho que também mostra que, como artista, não há limites. Essa é a questão, para mim, quando se trata de arte. Eles são todos parte de mim. Por que preciso sacrificar isso para ter isso? E é por isso que me refiro a mim mesmo como 200 por cento, e não mais como 50-50. Não quero abrir mão de 50% por isso.

Thalía: Não, porque você é 100% um e 100% outro.

Becky: Somos mil por cento neste momento, com todas as partes de nós que existem. Mas eu acho que é muito importante que todos os artistas saibam que você pode fazer o que seu coração criativo deseja, e não se trata de números, não se trata de streams. Não me interpretem mal, a quantidade de fãs que nos apoiam diariamente é incrível. Mas sua jornada é sua jornada. E se as pessoas só te seguirem até a era pop, tudo bem, porque você fará novos fãs quando entrar na era country, e então fará novos fãs quando entrar na era do rock. Contanto que você seja você mesmo e faça música e arte que você ama, isso é tudo que importa.

Thalía: Leva tempo para entender isso, porque você fica preso no sistema e fica preso na indústria.

Becky: E as pessoas ficam tão bravas! Eles ficam tão frustrados. Eles ficam tipo: “Ela não sabe quem ela é”. E eu digo: “Não, eu sei exatamente quem sou”.

Thalía: Mas eu não leio comentários. Eu aprendi, não leia nenhum comentário.

Becky: Acabei de aprender isso [ risos ].

Thalía: Meus olhos são treinados para encontrar as palavras-chave. Amor, emojis felizes. Não vejo nenhuma outra besteira. Eu não. O que aprendi é que faço projetos para meus fãs e para a Thalia que eles querem ouvir e ver. Mas paralelamente a esse universo, faço projetos para Ariadna Thalía, eu. Meu álbum anterior é sobre rock en español. Era algo que eu precisava fazer, reexplorar aquelas músicas que tornaram minha adolescência mais feliz. E eu cantei com meus heróis e todos esses artistas incríveis que fizeram aqueles hinos, e aquele álbum foi tão precioso para mim. É como uma jóia no meu coração.

Becky: É tão necessário.

Thalía: E esse novo álbum é incrível e me deixa muito feliz. Isso me deixa muito orgulhoso e me faz sentir romântico e sexy. E isso também me parece.

Becky: Acho lindo que, como artista, você possa ir aonde seu coração criativo deseja. Mas eu também acho que adoro aprender. Para mim, o processo é tipo: “OK, aprendi muito sobre isso. Agora sinto que é hora de continuar crescendo. Como posso aprender sobre isso agora?

Thalía: E a vida é assim. Parabéns, porque você está se formando. São capítulos da sua vida. Somos uma enciclopédia e há pequenos capítulos que você precisa ler. E eles são diferentes.

Becky: E eles são diferentes.

Thalía: Mas eles fazem parte de você.

Becky: Bem, estou animada com este capítulo.

Thalía: Sim!