Se houvesse uma adaptação, o samba “O ti-ti-ti do Sapoti”, da Estácio de Sá, de 1987, poderia ser cantado assim em 2022: “Que ti-ti-ti é esse que vem lá do Tuiuti. Tá que tá danado, tá cheirando a mimimi”. Pelo menos é assim que o presidente da Paraíso do Tuiuti, Renato Thor, se refere aos descontentes com o fato de a escola ter Thay Magalhães como sua rainha de bateria. “Não estou aqui para aturar mimimi de internet”, disse ele na época da coroação da dentista, no ano passado, que já não agradava a comunidade de São Cristóvão e torcedores da agremiação.
Paraíso do Tuiuti posta foto de Rainha e Princesa juntas após polêmica: ‘Sem rivalidade’
Climão na Sapucaí! Princesa da Paraíso do Tuiuti brilha em ensaio ao lado de Rainha e é ovacionada
Nos últimos anos, a Tuiuti ascendeu no carnaval carioca justamente pelos enredos politizados e de oposição, cheios de ironia, levados à Avenida. Muita gente achou que não combinava ter a loira num posto com tanta visibilidade. Mais do que isso, o clamor sempre foi para que passistas da comunidade fossem valorizadas e ocupassem este lugar.
Thay Magalhães foi defendida por Renato Thor em sua coroação, feita numa live Foto: divulgação
Nos últimos dias, a pressão aumentou depois que a princesa de bateria, Mayara Lima, viralizou num vídeo, mostrando total sincronia e intimidade com os ritmistas da Tuiuti. E justamente num ensaio em que a rainha não esteve. Bastou para a crise vir à tona. Mais uma vez.
Mayara Lima e o marido, filho do presidente da Tuiuti Foto: rep/ instagram
Apesar de a diretoria querer mostrar que está tudo bem e até acusar o EXTRA de “criar notícias falsas para vender jornal”, a relação entre o presidente e sua corte está bem longe de ser um paraíso. “A Thay quer o dinheiro dela de volta. A escola não tem como devolver. Os dois nem se falam mais e tudo pode mudar até o desfile”, conta uma fonte da agremiação.
Supostamente, Thay Magalhães teria pago R$ 500 mil pelo posto de rainha. Uma prática cada vez mais comum em todas as escolas, mas que ninguém sustenta. “Quando ela apareceu com o dinheiro, claro que ele aceitou. Só que tratou de botar a nora ali à frente da bateria porque alguém tinha que sambar. A dentista disse que não precisava aprender, que deixaria isso pra Mayara”, revela outra pessoa da Tuiuti: “Quando a Thay viu que a princesa teria mais espaço que ela, tratou de pedir sua cabeça”
Como se sabe, Thay não conseguiu tirar Mayara da realeza. Nem seu dinheiro de volta. O que também aconteceu com Renata Frisson, a Mulher Melão, em 2010. Coroada rainha, desembolsou cerca de R$ 100 mil para ajudar a escola. Conseguiu levar para a quadra um show de Mumuzinho, que cantou de graça, na época, e conseguiu mídia para a escola. “Só que o presidente cresceu o olho e pediu mais grana. Quando a Melão disse que não daria, ele tirou ela às vésperas do desfile. O dinheiro nunca devolveu”, relembra um ex-integrante.
Mulher Melão foi destronada em 2010 Foto: reprodução/ Ricardo Almeida
No carnaval de 2019, em torno do mesmo cargo, a confusão aconteceu entre Denise Dias e Livia Andrade. A rainha de bateria era Carol Marins, filha do presidente. Mas Denise tinha desembolsado um bom dinheiro para o posto que ocupou. Correndo por fora, Livia surgiu no lugar de musa, ali pertinho da bateria. E num dos ensaios técnicos, Denise saiu ofuscada pela ex-Malandrinha, e, por pouco, as duas não protagonizaram um barracão. No ano seguinte, Carol deixou o trono para Livia sambar. Uma passista antiga dá sua opinião e cita o carnavalesco da escola, Paulo Barros: “Não é de hoje que essa negociação tira o foco da escola e a coloca no meio da confusão. Bem faz o Paulo, que se tranca na sala dele e não quer saber dessa galhofa”.
Denise Dias, madrinha, Thor, presidente, e Caroline Marins, filha dele e rainha de bateria em 2019 Foto: rep/ instagram
Entenda a polêmica:
Princesa de Bateria da Paraíso do Tuiutii, Mayara Lima virou assunto nas redes sociais após viralizar um vídeo dela dando um show de samba no pé durante o ensaio da agremiação que ocorreu na Marquês de Sapucaí na última quarta-feira.
As imagens ganharam força nas redes e viralizaram nos dois dias que seguiram. Mayara estreia neste posto de destaque da Tuiuti neste carnaval. Para se ter uma noção da repercussão, o vídeo contava com mais de 1,3 milhão de visualizações apenas em 24 horas.
Veja mais: Princesa de bateria da Paraíso do Tuiuti tem torcida de comunidade e famosas para ‘destronar’ rainha
Mayara tem 24 anos e sua história com a escola é de longa data. Desfila pela agremiação desde 2011, tendo já carregado a responsabilidade de ser passista e também musa. Isso antes de se tornar Princesa de Bateria.
Mayara é casada com o filho do presidente da Tuiti, mas nem por isso teve regalias ou chegou perto do lugar mais cobiçado pelas beldades que fazem do carnaval uma vitrine. A Princesa de Bateria já foi elogiada por outras rainhas e musas cariocas, como Quitéria Chagas, Gracyanne Barbosa, Darlin Ferratry, Evelyn Bastos e Lexa.
A atual Rainha de Bateria da Tuiuti é Thay Magalhães.
Mayara Foto: Reprodução - Instagram
Mayara Foto: Reprodução - Instagram