Desfile das Escolas de Samba do RJ e SP

O Desfile das Escolas de Samba é uma parada carnavalesca que acontece anualmente no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, localizados no Brasil.

• Historicamente e socialmente falando, as Escolas de Samba são o ultimo e mais recente produto das transformações das manifestações culturais do carnaval do Rio de Janeiro aliada ao surgimento do Samba moderno.

• Pesquisadores do carnaval tomam como base de surgimento das Escolas de Samba a fundação da “Deixa Falar” no ano de 1928, fundada por Sambistas do Estácio, entre eles Ismael Silva. A ideia era criar um bloco de carnaval diferente, que dançasse e evoluísse ao som de Samba, diferentemente dos Ranchos que dançavam e evoluíam ao som das marchas-rancho que usavam também instrumentos de sopro e metal e tinham um ritmo mais pausado e diferente. As Escolas de Samba não usavam instrumentos de sopro.

• A evolução desses desfiles resultou na maior festa popular do planeta, um espetáculo midiático e luxuoso. Hoje, essas agremiações são consideradas Patrimônio Cultural Carioca e a passagem delas pelo Sambódromo é vista por milhões de pessoas em todo o mundo. Antes delas, no entanto, os carnavais já eram muito bem celebrados pelos cariocas. Vale a pena fazer tal qual as baterias das escolas e executar um recuo (no tempo) para saber como os desfiles se tornaram o que são.

GRUPO ESPECIAL DO RIO DE JANEIRO

• Estação Primeira de Mangueira
Resumo

Enredo: “”

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Unidos do Viradouro
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Unidos de Vila Isabel
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Portela
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Acadêmicos do Salgueiro
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Mocidade Independente de Padre Miguel
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Unidos da Tijuca
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Paraíso do Tuiuti
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Acadêmicos do Grande Rio
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• União da Ilha do Governador
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Beija-flor de Nilópolis
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• São Clemente
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

• Estácio de Sá
Resumo

Carnavalesco:

Posição de desfile:

Cheguei

E cheguei com infos:
Globo renovou o contrato da transmissão até 2026 e deve criar um canal de carnaval na internet e globoplay (por enquanto), que vai exibir desfiles desde a década de 70

5 Curtidas

Chegou pisando.

MEU DEUS QUE LUXOOO

1 Curtida

Mais uma notícia boa:

A ideia de promover uma mudança radical na iluminação da Sapucaí parece caminhar para os finalmentes, já para o próximo carnaval. O acordo entre Ana Marta Horta Veloso, presidente da Light, com Marcelo Alves, presidente da Riotur (representando o prefeito Marcello Crivella), está orçado em R$ 18 milhões.
Prevê a renovação de toda a iluminação da Marquês de Sapucaí por lâmpadas LED (o que representa uma economia de 50% na conta de luz). Além disso, cada escola de samba poderá programar sua própria iluminação, diferenciando ainda mais o espetáculo entre elas.

2 Curtidas

minha iluminação de volta, caralho

1 Curtida

AMO. VEM BF PINTAR A AVENIDA DE AZUL E BRANCO.

Que hinoooooo

alguem vai desfilar ano que vem? to sedento, mas estudo a noite kk merda

eu desfilo na vila

O especial de São paulo já tem todos os sambas… depois ouvir os 14 e avaliar

Final da São Clemente:
Adnet
Thiago Martins
Nelson Amatuzzi

Cheguei. Não aguento mais ficar mudando o tempo todo kkkkkk

Ai, finalmente de volta pra cá… enfim

Muito bom esse projeto de iluminação, tomara que se torne verdade! Agora tava acompanhando no EA, as pocs estão todas revoltadas… essa gente é um saco, só sabem reclamar.

Fantasias da Dragões maravilhosas, e mesmo com menos luxo, muito mais criativas em formas e cores que as da Mancha

Mauro Quintaes pisando no Jorge Freitas

Tem que alfinetar a mancha né.

Sempre nego, não sou eu se não alfinetar ela kkkkkkkk

Mas agr sério, eu comparei pq a Mancha tem o melhor carnavalesco de Sp

1 Curtida

De qualquer forma São Paulo maior e melhor só por não ter escolas de samba do time do Fluminense.

1 Curtida

Sério more, onde tem fotos? mas queria luxo… 2019 detestei o abre alas quadrado e as fantasias que não se encaixavam no conjunto, foi decepcionante. minha dragões com fantasias volumosas tá mortaa