Diferença entre pato e ganso

Pato

Sem dúvida, o mais popular. Os patos estão presentes em diversos locais do mundo, sendo os membros mais numerosos da família Anatidae . São estimadas mais de 90 espécies diferentes de patos. Eles são excelentes nadadores e alguns podem até mesmo chegar a 17 metros de profundidade na água.

A variação de tamanho entre os patos é de 45 a 80 centímetros. Por isso, são consideradas aves de pequeno porte. De maneira geral, eles costumam ter uma protuberância no bico, próxima às narinas. Essa característica é fundamental para diferenciá-los, principalmente dos marrecos.

Pato

Ganso

Por natureza, os gansos são animais maiores, podendo chegar até 1,14 m de altura. Assim, por mais que muita gente se confunda, é relativamente simples diferenciar o pato do ganso . Além disso, por mais que goste de tomar banhos em lagos e lagoas, esse animal costuma passar menos tempo na água do que seus primos.

Comparados aos patos, os gansos podem ser considerados mais “bravos” e até mesmo escandalosos. Se você já se deparou com a ave, sabe bem do que estamos falando! Por esse motivo, é comum ver gansos sendo criados como animais de guarda. A maior parte das espécies se encontra no hemisfério norte do planeta.

Bônus: cisnes e marrecos

Talvez a tarefa mais difícil para os amantes de aves seja diferenciar patos de marrecos. Como dissemos, os primeiros têm uma protuberância nos bicos, enquanto o bico dos segundos é liso. Além disso, os marrecos são um pouco menores (ficam na faixa dos 35 e 50 cm).

Por outro lado, os cisnes são os maiores animais da família, podendo chegar até 20 kg e 1,70 m de altura. Sempre elegante, essa ave tem como principal característica física um pescoço esbelto e alongado. Por isso, é muito utilizada para ornamentar parques, jardins e fazendas.