CLÁSSICO DAS SEIS: Com vilãs icônicas e memes no TikTok, reprise de Alma Gêmea confunde o público

Alma Gêmea (2005) vai substituir Paraíso Tropical (2007) no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 6 maio na Globo. Reprisada uma única vez em 2009 na televisão aberta, a novela de Walcyr Carrasco se tornou um clássico da dramaturgia e continua viva na memória dos telespectadores --não apenas pelo sucesso inegável na exibição original, mas graças ao TikTok e às redes sociais, que replicam em massa cenas icônicas da história.

As vilãs Cristina (Flávia Alessandra) e Débora (Ana Lucia Torre) tiveram as falas ácidas eternizadas em memes, a mocinha Serena (Priscila Fantin) não é mais levada a sério por acreditar ser indígena, e os efeitos especiais de 2005 do folhetim espírita ainda rendem piadas pela falta de recursos da época.

A Globo anunciou a segunda reprise da novela e deu um nó na cabeça do público, que acusou a emissora de reprisar sempre a mesma história --mas não é bem assim. Os campeões de reexibição são Mulheres de Areia (1993) e O Rei do Gado (1996), reprisadas na TV aberta três vezes cada.

A ideia de que Alma Gêmea teria sido exibida várias vezes acontece por conta da memória afetiva do público. A reprise recente da saga de Serena no canal Viva em 2022 também ajudou a deixar a novela mais fresca.

Walcyr Carrasco conseguiu criar um folhetim à la Romeu e Julieta, obra de William Shakespeare (1564-1616), com doses do espiritismo, tema que conduziu outras novelas de sucesso na Globo. Não a toa, a escolha de Alma Gêmea para substituir Paraíso Tropical é uma maneira de a emissora “fazer as pazes” com quem segue os ideais da religião.

Inicialmente, a faixa do Vale a Pena Ver de Novo contemplaria apenas novelas das oito e das nove, mas a Globo quebrou o protocolo por conta do baixo índice de audiência de Paraíso Tropical.

Alma Gêmea é considerada pela emissora uma novela com a mesma força de títulos do horário nobre. O Outro Lado do Paraíso (2017) era a cotada para vir após o folhetim de Gilberto Braga (1945-2021) e Ricardo Linhares.

Débora (Ana Lucia Torre) em memes de Alma Gêmea

Memes de Alma Gêmea
A inocência da mocinha protagonista de Priscila Fantin foi replicada em brincadeiras com seu sotaque indígena. No início da novela, Serena vive em uma aldeia quando recebe um chamado para ir a São Paulo.

A personagem de Julia Lemmertz tenta ensinar frases para a nativa, que se confunde. “Tem rosa em Sapaolo? Sapaolo!”, pronuncia Serena, que completa: “Agora sei que é pra Sapaolo que Serena tem que ir”.

O momento em que Serena critica a população branca também virou meme na internet. “Estou chorando, mas não é de tristeza. Vocês brancos não têm coração!”, dispara ela, que leva uma invertida de Zulmira (Carla Daniel). “Mas Serena, você também é branca”, retruca a empregada.

A megera interpretada por Flávia Alessandra só perde para Nazaré Tedesco (Renata Sorrah), de Senhora do Destino (2004), como “rainha dos memes”. Cristina passou a novela inteira atrás de joias --o que virou seu bordão–, e acabou queimada no fogo do Inferno. A cena em que um demônio a leva para dentro de um espelho ficou marcada.

Débora, a mãe de Cristina, também não passou batida. Igualmente maldosa, a vilã é famosa pela frase “finalmente os refrescos”, quando tenta envenenar o mocinho Rafael (Eduardo Moscovis) e acaba bebendo a própria substância. Sua alma deixando o corpo é um momento bastante lembrado na internet.

https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/com-vilas-iconicas-e-memes-no-tiktok-reprise-de-alma-gemea-confunde-o-publico-116803

Interessante é que a novela mais reprisada pela Globo é Escrava Isaura (1976), que foi reprisada cinco vezes!! Mas mais interessante ainda é que ela nunca foi reprisada dentro do Vale a Pena Ver de Novo.

1 curtida

Nunca amigo, nunca

achei que era chocolate com pimenta ou mulheres de areia