DO YOU BELIEVE IN MAGIC? 5 anos do colorido DISCO de Kylie Minogue

Em meio a uma carreira que já ultrapassava três décadas, Kylie Minogue embarcou na criação de DISCO com a ideia de revisitar suas raízes na dance music, em especial o universo disco das décadas de 1970-80.

• O álbum foi anunciado no dia 21 de julho de 2020, com lançamento marcado para 6 de novembro de 2020.
  • Gravado em grande parte durante o período de quarentena, Kylie construiu um estúdio doméstico, assumiu créditos de engenharia — inclusive nos vocais e sintetizadores — e aproveitou o isolamento para experimentar mais livremente.
  • Ela própria afirmou que esse era “um sonho realizado”: quando criança, ouvia discos dos pais, ou artistas como Donna Summer ou Bee Gees, e a ideia de celebrar o gênero disco lhe era muito pessoal.
  • Para este retorno ao formato de pista de dança, Kylie recrutou produtores como Biff Stannard, Sky Adams, Teemu Brunila, e também seu próprio selo Darenote em parceria com a BMG Rights Management.
  • Ao contrário do álbum anterior Golden (2018), que se inclinava para o country-pop e era uma mudança de direção, DISCO volta de modo mais direto à dance music, ainda que com uma pitada retrô e moderna ao mesmo tempo.

Kylie afirmou que, embora o álbum tenha uma temática clara — o “disco” —, ela não queria que fosse apenas uma “disco tribute”, mas algo com vida própria.

• O primeiro single foi Say Something (23 de julho de 2020).
  • Depois veio Magic (24 de setembro de 2020) e a promoção continuou com I Love It (23 de outubro de 2020) como single promocional. ([Wikipedia][4])
  • Posteriormente, o single Real Groove — que teve uma versão remix com Dua Lipa (“Studio 2054 Remix”) — também impulsionou a era.
  • Em 12 de novembro de 2021 foi lançada uma reedição intitulada DISCO: Guest List Edition, com participações de nomes como Jessie Ware, Years & Years, Gloria Gaynor e Dua Lipa.

A recepção ao álbum foi majoritariamente positiva, no qual a crítica elogiou especialmente a forma como Kylie conseguiu fundir produção retrô (influências disco dos anos 70/80) com elementos modernos de dance/pop, entregando um álbum divertido, elegante e bem produzido, oferecendo um oasis em meio ao período conturbado da pandemia de 2020.

O álbum teve um desempenho comercial bastante respeitável, reforçando a longevidade de Kylie como artista de sucesso.

• No Reino Unido, DISCO estreou em nº 1 na UK Albums Chart, com cerca de 54.905 unidades vendidas na primeira semana.
  • Com esse feito, Kylie tornou-se a primeira artista feminina a ter álbuns nº 1 em cinco décadas consecutivas no Reino Unido (anos 1980, 1990, 2000, 2010, 2020).
  • No seu país natal, a Austrália, o álbum também estreou em nº 1 na ARIA Albums Chart, sendo seu sétimo álbum nesse patamar.
  • Nos EUA, o álbum atingiu a posição nº 26 no Billboard 200 e estreou em nº 1 no Top Dance/Electronic Albums, com 19.000 unidades equivalentes na primeira semana (15.000 em vendas puras).
  • Mundialmente, até setembro de 2023, as vendas eram estimadas em cerca de 700.000 cópias.

DISCO representa um marco importante na carreira da australiana, reafirmando o seu vínculo com as pistas de dança bem como demonstrando não apenas a longevidade, mas também a capacidade de reinvenção ou adaptação da artista em meio a cultura pop contemporânea, mostrando que sua figura ainda é relevante em um jogo que muitas vezes é cruel para mulheres depois de um certo período.

@Lovers

24 curtidas

Em mais de 15 anos sendo fã, nada, NADA vai superar a sensação de ouvir esse álbum pela primeira vez.

Ela foi LUZ naquele fim de ano horrível.

14 curtidas

Perdemos tanto não tendo a tour do Disco :choro:

Precisamos do sucessor urgentemente

5 curtidas

Melhor álbum dela pra mim. Pau a pau com o Fever

Perfeito demais

Tension da uma surra

8 curtidas

uma surra de merda só se for KKKKK

4 curtidas

Ahhh esse álbum é otimoooo
Me lembra o final da minha faculdade

1 curtida

Hinário perfeito

como eu sou apaixonada por esse album

3 curtidas

E naquele momento, o clássico: um disco chamado DISCO com influência disco. Ela foi luz! Tantas músicas ótimas!
Celebrate You você sempre será famosa!

1 curtida

melhor album da cípora e miss a thing musica da carreira
queres, tension?

O álbum poderia ter se chamado MAGIC.

Smash mágico. Merecia ter sido mais sucesso.

Um dos melhores álbuns dela… tava inspiradíssima.
Tirando a capa horrível… o resto da era é muito boa.

3 curtidas

Nem precisávamos de muito… O Infinit Disco de tour já seria perfeito.

4 curtidas

Fui viciado nesse álbum
Vou até ouvir ele hoje

Se o bloco na tension tour já foi o momento, imagina um show do infinite disco…

Que depressão meu deus

2 curtidas

Sou viciado em miss a thing