O resultado da votação pouco tem a ver com questões regionais, esses deputados não votaram a favor desse projeto porque são nordestinos, eles votaram a favor porque são do PL.
Se eu fazer paralelismo idiotas assim, seio do Bolsonarismo ta no RJ, sudoeste, então a contribuição de vocês pra desgraça do país é mto maior
o eleitorado de direita uai, não é porque a base do Lulismo vai melhor no Nordeste que a direita não tenha força lá
Único regionalismo que pode ser levado a sério nessa questão é a da bancada do boi, da bala e da biblia, e eu aposto que se eu for ver de qual estado a maioria deles são vai dar São Paulo
Primeiro teria que delimitar a linha do que é progressismo, e ir de um a um. Exemplo, se Tabata Amaral é progressista, então uma série de quadros do MDB e do PSD também são, até mais que quadros do próprio PSB e PDT, tentar analisar o progressismo apenas pelo partido de esquerda gera distorções, Quáqua do PT é progressista? Aldo Rebelo do PDT?
Esses pastores não representam a região inteira, mas é inegavelmente que o NE é bem ultrapassado no que refere-se a uma esquerda progressista. Tão parados numa agenda de lutar pela classe trabalhadora, ascender e não enxergar a partir daí a importância da intersecção do discurso.
Tem votante aí que apoiou Lula, se associou a ele, mas quando é pra falar dos direitos da comunidade LGBTQs, recorte de raça e gênero, rapidinho votam contra. Isso reflete também num certo tipo de eleitor. E infelizmente Lula esqueceu de educar esse tipo de eleitor, que inclusive, ele consegue perfeitamente dialogar, ainda que tenha um discurso muito diferente.