obvio q um tpc de discussão dos povos originarios o povo n iria segurar a ignorância
todo tema de minoria na bc termina com um perma

Primeiro q o meu debate inicial nem foi sobre isso vc q viajou, e vc perdeu td moral p mim no momento q quis generalizar os nativos como selvagens p provar seu ponto
e outra so pq eles faziam praticas que vc n concorda e que hoje em 2026 a sociedade n aceita isso significa ter passe livre pra matar todos eles?? nao ne
nabucodonosor foi castigado por menos que isso

“No Brasil nunca houve racismo de estado”
Depende do tipo de racismo de estado que tu tá falando
Tem pouco mais de 200 anos que houve projeto de embranquecimento da população daqui
Brasil nunca teve racismo de estado
Negros e índios sempre puderam inclusive ter escravos e serem donos de terra
O problema do Brasil, assim como no mundo todo era social, não racial
Nos EUA que tinha leis segregacionistas de raça até os anos 1960
Mas claro, pra quem importa coisas sem contexto dos EUA isso não é nada
É gente como vocês que explicam a decadência da esquerda e porque a extrema direita domina tudo aqui
Btw tô chokita com a forma que a discussão descambou, mds
o positivismo nojento explicito
Isso é mais uma pauta importada dos EUA e descontextualizada, por causa da imigração de Italianos e alemães miseráveis na época que não se resume em embranquecimento
Política de embranquecimento teve os EUA, Canadá e Austrália, que esterelizavam populações não brancas com métodos violentos
Isso nunca aconteceu no Brasil, tanto que a maioria da população brasileira é parda, miscigenada
Não tinha racismo de Estado no Brasil pq negro e índio podia ter escravo?
Olhe…
Mas a culpa é minha… Eu deveria era estar dormindo uma hora dessa e não estaria lendo tamanha asneira.
Se tivesse racismo de estado, o estado brasileiro teria agido para segregar e esterilizar a população negra e indígena, como os EUA fizeram, para que somente os brancos fossem a maioria dominante
Mas no Brasil negros e índios sempre puderam ter propriedade e conviver com brancos, tanto que até hoje a maioria da população é miscigenada, não branca
Você que não sabe o que é racismo de estado e confunde com estratificação social, que é diferente e independe de raça
Ricos no Brasil sempre tiveram os mesmos direitos mesmo sendo negros livres, índios livres e brancos livres
Nunca houve segregação por raça nem cor no Brasil
Havia e até hoje tem exclusão SOCIAL, de negros, índios e brancos POBRES, mas isso independe de raça e existe também entre os próprios brancos na Europa e entre os próprios negros na África, não é exclusividade do Brasil
Você que entrou no meio
Eu respondi outra coisa e ela mudou o tema central pra focar na etimologia da palavra índio, que não tem nenhuma importância nem sentido real enquanto o tema central é genocídio racial que aconteceu nos EUA mas nunca teve no Brasil
O Brasil é o país com mais descendentes de indígenas no mundo, a maioria da população tem ancestralidade indígena miscigenada
Enquanto os EUA literalmente tentou apagar os genes indígenas da população deles