Acho que pra mim é Reading > Writing e Listening juntos
Speaking em último só porque por maior que o seu vocabulário seja vai ter aquela palavra que te escapa. Ai ou você da uma travada ou você tenta dar o jeitinho brasileiro kkk
Quando eu fiz Toefl minhas notas deram writing > reading = listening > speaking
Mas speaking é meio difícil de avaliar pelo Toefl pq meu problema foi mais ser concisa do que não conseguir falar jkkkkk era muito difícil resumir tudo em um minuto
uma coisa boa para fazer é pegar documentários que tem no youtube em inglês e assitir com legenda em inglês também, tipo tem vários sobre o 11 de setembro e eles falam bastante termos técnicos, é bom para entender.
outra coisa que já falaram é assistir séries curtas, sitcoms porque tme conversas formais e informais, ex: the office, veep, abbott elementary, etc…
Eu odiava fazer “listening”, me recusava. Abandonei o curso por isso e adquiri fluência naturalmente mantendo o inglês no dia-a-dia e tendo a sorte de conviver com pessoas que falam e dominam. Mas eu era criança, isso faz mais de 20 anos e eu não acho que pular o “listening” seja algo recomendado porque pra se compreender um idioma necessita-se muito estudo auditivo e cognitivo, se seu interesse é ir além da superfície.
talvez voce tenha que se expor mais às falas e aceitar que não vai entender 100% de tudo a todo tempo. evitar “muletas” como legendas, e pedir pra pessoa repetir o que fala, volta a cena do filme/série, coisas assim
Nossa, eu acho que o listening você consegue melhorar literalmente ouvindo podcasts etc. foca em algo que você gosta e encontre gente comum que fale sobre em inglês. O speaking sim que você só melhora mesmo estando inserido na cultura.
talvez consumir algum tipo de conteudo em ingles no youtube te ajude, tenta achar algum assunto que te interessa e vai ouvindo independente do que seja
Ai, felicidade da vida ano passado foi o professor da escola aqui falando que minha redação em inglês foi a melhor que ele já tinha lido em anos trabalhando com imigrantes. A nota máxima.
tem que assistir vídeos em inglês com legenda em inglês com frequência, com o tempo vai acostumando o ouvido e você vai parar de prestar atenção na legenda sem perceber