Aos 43 anos, Java Mayan fala sobre afastamento da TV, vida como administrador de pousada no Rio e recente reaproximação das artes

Java Mayan estreou na TV aos 17 anos na novela “Corpo dourado” (1998) - que chegou em março ao catálogo do Globoplay. Na trama, ele interpretou Zeca, o filho do personagem Billy, vivido por Fabio Jr. Vinte e seis anos depois, o ator conta que ainda é reconhecido nas ruas por conta do trabalho:

— Por incrível que pareça, até hoje me param e falam: “Você não é aquele menino que fez o filho do Fabio Jr?”. O João, meu personagem em “Malhação”, também marcou demais. As pessoas comentam. Às vezes eu fico com a barba enorme e mesmo assim sou parado.

Afastado da TV há mais de uma década, ele diz que o afastamento se deu de forma natural:

— Para ser sincero, nunca pensei em ser ator. Comecei a fazer teatro de brincadeira, eu me divertia. De repente, o universo me jogou na TV e fiquei por 20 anos trabalhando. Da mesma forma que eu entrei, fui parando, e a vida continua maravilhosa do mesmo jeito. Quando vi, eu nem pensava mais em trabalhar como ator.

Ele lembra que a própria estreia na TV quase não aconteceu:

— Nesta época, eu inclusive estava pensando em parar de fazer teatro. Eu pegava onda todo dia e era nisso que eu estava interessado. Aí o meu professor disse que eu não iria parar de jeito nenhum, que ele tinha escrito uma peça para mim com um personagem surfista. Eu não tive como dizer não. Aí um produtor da novela viu a peça e me chamou para um teste.

Atualmente, Mayan cuida de uma pousada da sua família em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.

— Já tem bastante tempo que eu me dedico a esse negócio. Levo uma vida muito saudável, leve. Estou com o meu irmão e o meu pai. Eu moro aqui, é bem em frente à praia.

Recentemente, no entanto, ele acabou se reaproximando do mundo das artes a convite de um amigo de longa data, o ator Álamo Facó. Ele participou da escrita do roteiro do espetáculo “Caminho de volta - A outra História do Rio de Janeiro”, idealizado e dirigido por Álamo. A peça, ao ar livre, está em cartaz até o dia 29 de maio, às terças e quartas-feiras, no Parque do Flamengo (na altura da Rua Oswaldo Cruz).

— Depois de muito tempo sem fazer nada relacionado à arte, acabei aceitando o convite desse grande amigo meu. Foi o primeiro projeto escrevendo. Estou muito orgulhoso com o resultado.

Na vida pessoal, Java conta que não se casou e não teve filhos, mas ainda tem planos:

— Quero ter filhos. Tenho muita vontade.

Ele fez mutantes também né?

Sim

Ator fraco