Elas por Elas: o que explica a queda de audiência?

Elas por Elas nem bem começou e já trouxe um grande susto para a Globo. A nova versão do clássico de Cassiano Gabus Mendes foi uma aposta arriscada da Globo para a faixa das 18h, uma vez que rompe a tradição de formatos desta faixa. Elas por Elas tem uma pegada forte de humor, com interpretações com um tom um pouco mais acima do natural. Tem também todo um drama, mas que neste primeiro momento parece não ter chamado tanta atenção. A dupla Deborah Secco e Lárazo Ramos, Lara e Mário Fofoca, respectivamente, ganhou um destaque maior nesta fase inicial.

Na última segunda-feira, 02 de outubro, Elas por Elas atingiu 18,5 pontos e 31,9% de share. Já era um índice menor, se comparado com a estreia. Na terça-feira, a novela marcou 15,4 de média e 26,6% de share. O sinal de alerta foi acionado e já se analisa o que pode ter acontecido. Ontem, Elas por Elas melhorou um pouquinho, mas continua na zona de perigo. A novela fechou com 16,5 pontos e 28,8% de share.

Deborah Secco e Lázaro Ramos

Lara contrata Mário Fofoca

É claro que ainda é muito cedo para a equipe entrar em desespero e os autores pensarem em mudanças radicais. Mesmo porque fica praticamente impossível mexer diante da frente de capítulos gravados e editados, mas já dá para entender um pouco dessa oscilação. Realmente, parte do público acostumado com as tramas mais sérias e românticas da faixa das 18h não segue Elas por Elas. Além disso, os mais jovens que estão acostumados com uma linguagem mais dinâmica e moderna não estão à frente da TV nesse horário. Outro ponto importante: até mesmo quem acompanha Elas por Elas afirma que essa é uma novela com a cara das 19h.

Os primeiros grupos de discussão e pesquisas são realizados quando a novela chega em sua quarta semana, ao completar um mês no ar. Os especialistas acreditam que é o tempo necessário para o telespectador se acostumar com a novidade e se envolver com a história contada. Portanto, segundo alguns estrategistas da Globo, essa queda de audiência assusta, mas é absolutamente compreensível. Será?

viuvas de amor perfeito

Não combina com o horário

Acho que o pessoal quer o sucesso imediato… eu não vi a novela, mas as chamadas estavam boas e a trama parece interessante… as anteriores tinham outra pegada… telenovela é costume… precisa dar um tempo para as pessoas se apegarem a história e personagens…

mas malhação passava antes do horário

essa desculpa nem pode ser dadah

não tem uma trama central forte

Tá aí a resposta.

Horário das 18h já teve comédia e tramas urbanas contemporâneas antes, mas a própria Globo acostumou as senhorinhas com novela de época e de fazenda. Elas por Elas carece de drama, que é o ponto-chave e principal característica do horário. Dificilmente novela de comédia se cria aí

Acho que comédia mesmo só as do Walcyr (que sempre tiveram um arco dramático/romântico principal) e A Gata Comeu deram certo

Fora que parece que as senhorinhas não tão dispostas a comprar a história, ontem mesmo Mulheres Apaixonadas entregou com 16/17 e ela sequer elevou do pico – detalhe que a reprise tá longe de ser sucesso, mediana/razoável

1 curtida

Novela chata, escura, quem aguenta a Globo com essas breguices dos anos 80 em pleno 2023

“Mario fofoca” kkkkkk

Novela escura demais

Dá até agonia

E ela é a cara das 19h mesmo
Nivel salve se quem puder

podia ter colocado no horário das 19h
horário das 18h não combina