Petra de 'Terra e paixão', Debora Ozório não abre mão da terapia: 'Pelo menos uma vez por semana há dez anos'

Petra: nome que carrega a essência da rocha, símbolo da força, estabilidade e resistência, características que, a princípio, não representam a personagem homônima em “Terra e paixão”, uma jovem que, por conta dos traumas, é travada no núcleo familiar e na vida amorosa. Essas questões diferenciam um bocado a agrônoma da novela das nove de sua intérprete, Debora Ozório.

Veja as fotos do ensaio de capa de Debora Ozório para a Canal

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

25 fotos

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Fotos do ensaio de capa de Debora Ozório para a Canal

Para mostrar toda a forma rudimentar de Petra e a virada dela que está por vir, dialogando com a transformação que a atriz vive na atual fase, a Canal levou a artista para uma gruta do Parque Nacional da Tijuca.

O ensaio mostrou o brilho de Debora emergindo sobre a escuridão do espaço, o que lembra o atual momento da caçula da família La Selva, que está “renascendo” numa clínica onde vem cuidando de seu vício em remédios.

Como uma pedra bruta que precisa de tempo para ser lapidada, Debora passou por processos até se sentir pronta para fazer seu primeiro papel adulto na TV depois de interpretar tipos juvenis.

— É a primeira vez que faço uma personagem com a idade que eu tenho. Foi um caminho natural que veio junto com o meu amadurecimento. Acredito muito que as coisas acontecem na hora certa. — afirma a atriz, que completou 27 anos ontem.

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Por outro lado, ela reconhece que, por trabalhar desde a adolescência, amadureceu cedo. Cria da Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, a artista saiu de lá para ficar mais próxima dos Estúdios Globo, onde dá “expediente” desde “Totalmente Demais”, em 2015:

— O tempo vai passando e você vai se tornando mais independente. Sempre tive meus pais perto de mim, um apoio muito grande. Os desafios aparecem quando você precisa dar conta de um monte de coisas. Antes, por exemplo, não precisava lavar roupa, agora tenho que fazer isso, tenho conta pra pagar… Na vida, a gente vai encontrando maneiras de se sair bem e ser responsável — diz Debora, que desde o ano passado deixou de morar com a mãe, Surama, e o padrasto, Paulo, para viver com o namorado, o cantor Belarosa, de 30 anos.

Conexão familiar

Sempre muito grudada à família, Debora se diz privilegiada em ter sido criada amorosamente num círculo majoritariamente feminino, diferentemente de Petra, que vive num clã cheio de graves conflitos. Ela acredita que a convivência com tantas mulheres fez com que se tornasse feminista.

— Minha família é grande, tenho muitas primas e tias. Entendi a importância de sermos apoio umas das outras. Somos independentes e livres. Sou muito apegada e apaixonada pelos meus parentes. São meu suporte, minha base. Meu hobby é estar com eles. Acho que família é tudo, mas também sei que nem todas são incríveis. Sou privilegiada — analisa Debora, que é a única artista entre os Ozório.

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Quando era criança, a atriz viu os pais se separarem e, cada um deles encontrou novos parceiros. Na ocasião, ela foi morar com a mãe. Mesmo que as duas hoje vivam em casas separadas, elas se falam bastante no dia a dia.

— Conheci meu padrasto quando eu tinha 9 anos. Ele se tornou um grande pai para mim. É uma figura masculina muito forte na minha vida. Sou muito grudada neles, apegada mesmo. Sempre falo: “Ô, mãe, tô indo jantar”, “tô indo comer aí”, “vem para cá, dorme aqui”. A gente tá sempre junto. E ainda tenho contato com meu pai biológico (Roberto), que mora na Ilha. Tenho dois pais (risos) — conta a carioca.

O fim do casamento de Surama e Roberto não trouxe consequências para a vida da artista: — Claro que eu acredito no relacionamento e no amor. Ver meus pais se separarem não foi um trauma porque eles se encaminharam e se encontraram de outro jeito. Admiro os seres humanos que são. Acho que isso (a separação) é só um detalhe, é só uma escolha particular deles. O importante para mim é estar com a pessoa que você quer.

E Debora parece entender bem o que é ter apoio na vida a dois. Numa relação com o paulista Belarosa há dois anos e três meses, ela não compartilha com ele apenas o mesmo teto, mas também o amor pela arte. No quesito amor, aliás, atriz e personagem se distanciam muito, considerando que Petra teve um casamento anulado, depois foi traída pelo novo marido e agora está apaixonada por um homem que se aproximou dela interessado em sua fortuna. Na vida real, apesar de não vislumbrar um casamento com o músico tão cedo, ela é a favor de celebrar o amor de todas as formas:

— Eu não diria que sou contra o casamento, mas é um tema em que eu não penso. Tenho outros sonhos latentes que chamam mais minha atenção neste momento. Como eu adoro comemorações, não seria contrária a uma celebração da união. Tenho o meu parceiro incrível. A gente vibra, comemora junto e tá tudo certo. Somos namorados, mas estamos nos encaminhando para, quem sabe, fazer essa virada.

A história de amor

Debora Ozório e Belarosa — Foto: Reprodução/ Instagram

Debora Ozório e Belarosa — Foto: Reprodução/ Instagram

Debora e Belarosa se conheceram durante uma festa. O cantor reparou que a atriz não estava enturmada e tentou animá-la. Isso foi o pontapé inicial.

— Somos dois grandes parceiros e sonhadores que focam muito no trabalho. Tem tanto detalhe para contar sobre nossa história que a gente acaba dando uma resumida. E também a minha vida pessoal só interessa a mim. Tenho a consciência de que a fama traz um ônus e lido com isso da maneira que é confortável. Também deixo no imaginário das pessoas (sobre a vida particular) — diz Débora, que, ao falar sobre Belarosa, é escutada pelos ouvidos atentos do cantor, próximo da atriz durante a entrevista.

Apesar de ser uma pessoa diurna e namorar um homem que trabalha à noite, a atriz afirma não ter ciúme excessivo e entender o trabalho dele.

— Estou no meu primeiro relacionamento mais sério, mais adulto. Não vou dizer que não existe ciúme na relação porque eu estaria sendo hipócrita. Temos nossos ciuminhos saudáveis. Mas existe muito diálogo em casa e muita terapia também (risos). Amo vê-lo no palco e adoro ver as pessoas o admirando — destaca a atriz, que não enfrentou um drama no relacionamento como o de Petra, que não conseguia transar com o marido Luigi (Rainer Cadete) por ter sido abusada no passado por outro homem: — O meu maior aprendizado foi mesmo ceder um pouquinho, amadurecer, conversar e pensar no outro.

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Filhos estão fora dos planos da artista no momento. Apesar disso, a convivência com crianças sempre esteve presente em sua vida. Além de ter dado aula de teatro para os pequenos, ela serviu como apoio de sua irmã, Priscila, na criação de suas sobrinhas, Laura e Helena.

— Não penso em ter filho agora, mas vivo muito o lado maternal com as minhas sobrinhas. Sou grudada nelas. Montei berço, coloquei fralda, passei a noite acordada, vi o sofrimento para amamentar. Minha irmã sentia bastante culpa por não conseguir. Então eu fui o suporte dela. No fim das contas, deu tudo certo. Eu vivenciei de perto tudo o que uma mãe enfrenta, por isso não romantizo a maternidade. Acho legal para nós mulheres falarmos desse assunto — opina a caçula Débora que, além dessa irmã, que vive em Foz do Iguaçu, tem um irmão, Thiago, que mora em São Paulo.

Mas se ela não sonha com um bebê para si, tem feito o que pode para ajudar um casal de amigas a realizar a vontade de serem mães:

— Tenho colaborado com uma vaquinha virtual para custear uma fertilização in vitro para elas. Dá vontade de abraçar o mundo, mas não consigo. Então a gente vai até onde a gente alcança.

Porta-voz

Na novela, filho também não é um desejo de Petra, justamente por causa do trauma provocado pelo abuso sexual que viveu no passado. Num capítulo recente, durante sua internação na clínica, ela acabou se lembrando da identidade do agressor. Debora se sente realizada em ser porta-voz de um assunto tão delicado e quer que a discussão encoraje mulheres.

— Nunca passei por um relacionamento abusivo, mas acredito que todas nós já experimentamos alguma situação desconfortável. Muitas vezes acontece sem a gente perceber. Só de sermos mulheres corremos esse risco, um absurdo. Já percebi olhares em transporte público, a maneira de ser tocada em festas… A gente vem lutando para que isso mude. Fico feliz em ser porta-voz desse tema tão necessário. Já ouvi relatos muito comoventes. Não tem como a gente não se colocar na dor do outro. O que mais me impressiona são os casos que ocorrem dentro da própria família, com um tio, por exemplo. E os parentes não acreditam na vítima. Isso me toca forte — desabafa.

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Na ficção, como se não bastassem os problemas psicológicos de Petra provocados pela violência, ela é dependente de remédios tarja preta.

— Nunca usei e não sou a favor de usar medicamentos sem prescrição médica. Conheço pessoas que passam por crise de ansiedade e depressão. Acho que a melhor forma de a gente apoiar é incentivando a procurar ajuda profissional. Tem gente que diz que é coisa de maluco, mas isso está completamente fora de lugar. Eu faço terapia e acho muito importante. A gente descobre conflitos, trata… — conta Debora, que tem pelo menos uma sessão por semana há dez anos.

Para cuidar da mente, a atriz também faz atividade física e se conecta com a natureza, principalmente em cachoeiras. E, quando as dores físicas apertam, ela torce o nariz para remédios.

— Tento receitas caseiras e curto muito a homeopatia. Não tomo remédio se não for realmente necessário. Procuro estar conectada com tudo que me faz bem. Já fiz boxe, tecido acrobático, dança, balé, jazz, crossfit… — pontua a carioca, que acredita ser escorpiana raiz: — Sou bem intensa, tenho muitas emoções para administrar, e uma personalidade forte. Faço juz às características. Mas não sou vingativa nem rancorosa como muita gente diz sobre meu signo. Se pisarem no meu calo, eu reajo — destaca.

Quanto mais vida, melhor

Em uma das reviravoltas de “Terra e paixão”, um dos irmãos de Petra, Daniel (Johnny Massaro), morre num “acidente” de carro (na verdade o veículo foi sabotado). Debora nunca perdeu alguém tão próximo e acha difícil falar sobre a morte:

— É uma viagem pensar nisso. Ainda mais que tenho uma porção de vida. Só vamos saber o que é realmente quando passar para o outro lado. Espero demorar muito. Não fico dedicando meu tempo e energia para refletir sobre o tema — diz Debora, que é umbandista: — Acredito muito em Deus. Tenho muita fé. Já fiz catequese e também frequentei igreja evangélica. Hoje eu vou a uma casa de umbanda, um lugar muito simples, com pessoas que se unem para fazer o bem, praticar a caridade e mandar boas energias.

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Debora Ozório — Foto: Renata Xavier

Debora usou:
Look blazer branco:
Blazer
Erika Facuri
Gravata Acervo
Salto Shoe House
Brincos Joalheria Araújo

Look vestido vermelho:
Vestido Maisa Gouveia
Brincos Joalheria Araújo

Look blazer preto:
Blazer Dimy
Body Morena Tropycana
Bota Vizzano
Brincos Caryoca Boutique

Onde encontrar:
Erika Facuri
@erikafacuri
Shoe House @shoehousebr
Joalheria Araujo @joalheriaaraujo_
Maisa Gouveia @maisagouveiaestilista
Dimy @dimyoficial
Morena Tropycana @morenatropycana
Vizzano @vizzano_oficial
Caryoca Boutique @caryocaboutique

Créditos:
Texto e produção executiva: Thomaz Rocha
Edição: Camilla Mota
Fotos: Renata Xavier @renataxavierfoto
Asssitente de fotografia: Leandro Lucas @leandrolucasfoto
Styling: Rodrigo Barros @rg_barros
Produção de Moda: Kevin Borges @keviiinborges
Beleza: Erika Fernandes @erikafernandesbeauty_
Agradecimentos: Parque Nacional da Tijuca @parquenacionaldatijuca e Escola de Artes Visuais do Parque Lage @parquelage

Sorte dela ser rica. Cada sessão do meu terapeuta é uma facada

Só da pra ir 1 vez por mês e olhe lá