ELEIÇÕES POLÔNIA: Nacionalista vence e PiS continua na presidência do país

Boca de urna aponta 2º turno entre europeísta e nacionalista na Polônia

Rafal Trzaskowski, da coalizão governista, aparece em primeiro lugar, mas quase empatado com rival à direita, em cenário de impasse

A Polônia terá segundo turno entre um candidato mais próximo da União Europeia e outro mais nacionalista, aponta boca de urna do pleito presidencial divulgada neste domingo (18). O candidato Rafal Trzaskowski, da governista Coalizão Cívica (KO), aparece na frente no primeiro turno das eleições deste domingo (18), com 30,8%, mas praticamente empatado com Karol Nawrocki, candidato apoiado pelo partido nacionalista Lei e Justiça (PiS), que obteve 29,1%, conforme o instituto Ipsos.

Confirmada a projeção, Trzaskowski e Nawrocki vão se enfrentar de novo em 1º de junho, para decidir se a Polônia continuará no caminho pró-europeu traçado pelo primeiro-ministro, Donald Tusk, que é correligionário de Trzaskowski, ou se vai se aproximar mais dos nacionalistas, admiradores do ex-presidente dos EUA Donald Trump.

No sistema político da Polônia, o presidente tem o poder de vetar leis. Uma vitória de Trzaskowski no segundo turno permitiria ao governo de Tusk implementar uma agenda que inclui a reversão das reformas judiciais introduzidas pelo PiS, que, segundo críticos, enfraqueceram a independência do sistema judiciário.

No entanto, se Nawrocki vencer, o impasse que existe desde que Tusk se tornou premiê em 2023 deve continuar. Até agora, o presidente aliado ao PiS, Andrzej Duda, tem bloqueado os esforços de Tusk.

Duas pesquisas atualizadas, que levarão em conta resultados parciais oficiais, serão publicadas mais tarde na noite deste domingo e na manhã desta segunda-feira (19).

Poland, OGB:

Presidential election, first round today

Trzaskowski (PO-EPP): 31.6% (+1.2)
Nawrocki (PiS-ECR): 29.8% (-13.7)

Mentzen (Kon-ESN|PfE): 14% (+7.3)
Zandberg (Razem-LEFT): 6% (+6.0)
Braun (KKP-NI): 5.4% (+5.4)
Hołownia (PL2050-RE): 4.7% (-9.1)
Biejat (NL-S&D): 4.4% (+2.2)
Stanowski (): 1.3% (+1.3)
Senyszyn (
): 1.3% (+1.3)
Jakubiak (FDR-): 0.7% (+0.6)
Bartoszewicz (
): 0.5% (+0.5)
Maciak (*): 0.2% (+0.2)
Woch (BS-G/EFA): 0.1% (+0.1)

+/- vs. Last election results

https://x.com/EuropeElects/status/1924189483534344268

europetista

Eleição na Polônia: liberal tem menos de um ponto de vantagem, mostra boca de urna

Prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, teria 50,3% dos votos enquanto o nacionalista Karol Nawrocki ficaria com 49,7%. Ambos reivindicam a vitória

Boca de urna na Polônia não consegue indicar vencedor em eleição para presidente

Pleito, fundamental para os rumos do país e de seu papel na União Europeia, opõe prefeito de Varsóvia, liberal pró-UE, e azarão nacionalista, que recebeu apoio de Trump