Ellon Musk decidiu que o Twitter vai bloquear links para o rival Threads

Usuários do Twitter relataram esta semana que a plataforma está bloqueando links para o rival Threads – a medida estaria tornando difícil encontrar conversas no novo app da Meta ou localizar os perfis das pessoas.

Um dos usuários que notou a mudança foi o tecnólogo Andy, que, ao fazer uma busca pelo operador “url:threads.net”, não obteve resultados. O portal TechCrunch explica que, normalmente, esse operador puxa qualquer tweet com links para o site especificado e, agora, há dificuldade em encontrá-los.

Em uma pesquisa mais simples, sem o operador “url:”, também não foram retornados links diretos para discussões que estão ocorrendo no Threads.

Vale destacar que esta não é a primeira vez que o Twitter bloqueia links para aplicativos concorrentes. Em abril deste ano, a rede social deixou de permitir que seus usuários respondessem, curtissem ou retweetassem os links do Substack.

Desempenho contraditório

O Threads foi lançado em 5 de julho e, em apenas cinco dias ultrapassou os 100 milhões de usuários no mundo. Todo esse sucesso tem colocado ainda mais pressão sobre o Twitter, que já enfrenta uma série de problemas desde que foi comprado por Elon Musk, no final do ano passado.

Apesar disso, na segunda-feira (10), Linda Yaccarino, CEO da plataforma, fez uma postagem em que afirmava que ela teve o seu “maior dia de uso” desde fevereiro. “Só existe UM Twitter. Você sabe. Eu sei isso”, acrescentou ela.

Só que a fala da executiva parece estar em desacordo com as projeções de algumas empresas. Por exemplo, um gráfico compartilhado por Matthew Prince, CEO da companhia de segurança e nuvem Cloudflare, indicou que o tráfego da rede social de Elon Musk vem diminuindo desde janeiro.

Além disso, a Similarweb, empresa de dados especializada em análise da web, mostrou que o tráfego da web para a rede social caiu 5% nos primeiros dois dias completos após a chegada do Threads em comparação com a semana anterior.