Billboard: De Beyoncé a Post Malone, por que todo mundo está indo para o country?

DE BEYONCÉ A POST MALONE, POR QUE TODO MUNDO ESTÁ INDO PARA O COUNTRY?

Amparada por artistas como Morgan Wallen, Zach Bryan e Luke Combs, a música country em 2023 experimentou seu maior surto de crescimento em mais de 30 anos – na época em que Garth Brooks alcançou o estrelato. Este ano já parece estar no caminho certo para continuar essa explosão, à medida que estrelas country e ícones pop estão capitalizando o recente boom do gênero.

Em fevereiro, Beyoncé se tornou a primeira mulher negra a liderar a parada Hot Country Songs da Billboard com seu sucesso galopante, “Texas Hold 'Em”, de seu próximo Act II , que deverá ser um álbum country completo, lançado em 29 de março. Post Malone provocou um dueto com Combs nas redes sociais e escreveu com outras estrelas do gênero, incluindo Wallen e HARDY, para seu próximo álbum country. E Lana Del Rey - que declarou que seu álbum de outono, Lasso , será um set country - postou recentemente um trecho de uma música em que ela trabalhou com o famoso compositor e produtor de Nashville, Luke Laird.

Leslie Fram, vice-presidente sênior de estratégia musical e talento da CMT, vê o influxo como um sinal de “respeito esmagador pela narrativa e composição de músicas em Nashville”, mas prevê que artistas de fora do país ocupando vagas nas rádios country terrestres “serão um tópico importante de conversa… Se [um artista country importante] passou de 30 a 50 semanas tentando subir nas paradas e, de repente, é substituído por alguém que não faz parte do gênero, acredito que haverá preocupações. ”

No entanto, Simon Tikhman, cofundador da The Core Entertainment, que administra o Nickelback e os novatos country Bailey Zimmerman e Nate Smith, vê o possível deslocamento do rádio como um bom sinal geral. “Estávamos em uma ligação com a equipe de Nate na Sony falando sobre anúncios na rádio, e o número 1 era Beyoncé e o número 2 era Nate”, diz ele, acrescentando que o cofundador da The Core Entertainment, Kevin “Chief” Zaruk “e eu estávamos tipo, ‘É incrível que ela veja o que está acontecendo aqui.’ Ela é tão brilhante quanto uma artista pode ser e quer fazer parte disso. Isso só mostra o quão poderoso o gênero é agora.”

Como Alan Jackson cantou no famoso sucesso de 1994, “Gone Country”, por décadas, qualquer artista que lançasse tal música, mas que não tivesse se mudado para Nashville ou investido tempo construindo uma audiência country e cortejando uma rádio country era considerado um aventureiro. Mas agora, muitos especialistas veem isso como um sinal de que as fronteiras entre os gêneros caíram e o recente aumento na popularidade do país tornou-o extremamente atraente para os artistas que também se apaixonaram pela música.

E ao contrário do que acontecia no passado, quando os artistas exploravam o country apenas à medida que a sua carreira pop diminuía, a infiltração e o interesse de hoje vêm de nomes no auge das suas proezas pop. “Não é como se os artistas tradicionais de antes quisessem fazer um disco country. Esses são artistas no auge”, diz Fram. Olivia Rodrigo compareceu ao show de Megan Moroney em Los Angeles no ano passado e postaram fotos juntas nos bastidores. E em novembro, Post Malone fez sua estreia no Country Music Association Awards.

Além disso, deixando de lado o fandom, é um negócio inteligente. “As gravadoras pop estão vendo o sucesso de um Morgan Wallen”, diz o presidente/CEO da Sony Nashville, Randy Goodman, sobre a estrela country, cujo sucesso “Last Night” e o álbum One Thing at a Time registraram o maior número de semanas de qualquer música ou álbum no Billboard Hot 100 e Billboard 200 no ano passado, respectivamente. Ele acrescenta: “A maior artista feminina do mundo é Taylor [Swift], que começou no country. Não acho que isso esteja perdido em nenhum dos rótulos.”

O cofundador da Range Media Partners, Matt Graham, cuja empresa administra Jack Harlow, Midland e Saweetie, acredita que os transplantes pop poderiam ajudar a expandir a audiência global do país. “É bom para tornar o gênero internacional”, diz ele, observando que bandas como Wallen e Combs já ajudaram o país a crescer em todo o mundo. “Isso tem o potencial de explodir tudo.” Ele prevê que os números de streaming para artistas country, que já aumentaram quase 24% ano após ano em 2023 no mercado interno, de acordo com a Luminate, aumentarão “drasticamente” este ano e nos anos seguintes.

E a mudança de gênero não ocorre apenas em uma direção: os artistas country também estão obtendo sucesso em outros formatos. Combs teve um grande sucesso cruzado com seu cover de “Fast Car”, de Tracy Chapman, e Wallen liderou a parada de artistas de streaming de músicas da Billboard de final de ano , a primeira vez que um artista country alcançou o feito. Enquanto isso, Jelly Roll e HARDY - ambos considerados principalmente artistas country - alcançaram o primeiro lugar nas paradas de Mainstream Rock e Hard Rock , respectivamente.

Assim como Rodrigo, de 21 anos, os ouvintes mais jovens não “colocam a música em uma caixa”, diz Zaruk, observando o dueto de novembro de Zimmerman com os Jonas Brothers. “Durante anos, os fãs de country não ouviam hip-hop e rap, e os fãs de rap não ouviam country”, continua ele. “Estamos sem gênero agora.”

quem vê pensa que country é gigante no mundo kkk
completamente nichado ao cusa
beyonce vai expandir esse gênero numa escala extremamente gigante, coisa que nenhum artista do gênero é CAPAZ

33 curtidas

Kkkkkkkkkkkk

Post lindo

igual fez com o house?

18 curtidas

O futuro é agro

:skull:

Afinal, foi a Gaga com o Coronática a responsável pelo hype do house nessa década né

Lista de quem pediu música country:

3 curtidas



Os fãs calçando botas pra forçar o feminejo americano kkkkkkkkk

1 curtida

eu acho engraçado os beyfãs falavam mal de house e musica eletronica
levaram um reny nas fuças

falavam mal de country
agora vao ganhar um cd de country

sera se a beyonce odeia eles?

1 curtida

quem ta prometendo aqui é o beyfã amore

beyonce levou o house pra lugares onde nem existe esse gênero
n podemos dizer o mesmo da gaga que quando tentou saiu um tolete datado remetente a 2011

Diferente da Gaga a Bey veio com um álbum bom
Gaga não é artista

porra amiga passa vergonha no fixo né caralho

vc mesmo era um dos que falava que preferia morrer do que ela fazendo um album de musica eletronica kkkkkkkkkk
me babo

2 curtidas

Tá ok

Sim o eletrônico ruim da Gaga
Felizmente mamãe trouxe um dance inspirado em chicago
E mesclou com afrobeat e disco

Gaga trouxe um Summer eletro hits