ENEM 2023: PF investiga suposto vazamento de prova

Enem 2023: Polícia Federal investiga suposto vazamento de prova que circula nas redes sociais

A página exibe o tema da redação, que “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”

O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que circula nas redes sociais. Não está claro se a reprodução apareceu na internet antes ou depois de o exame começar. A imagem mostra a página do tema da redação, com os respectivos textos motivacionais.

A redação do Enem 2023 é sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O tema escolhido vem sendo elogiado por internautas e professores.

Na página que vazou, é possível ler os quatro textos motivacionais usados como base para a dissertação dos candidatos. Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, ao identificar qualquer tipo de irregularidade como parece ter acontecido, é procedimento padrão avisar a Polícia Federal para a apuração dos fatos.

Professores ouvidos pelo GLOBO confirmam que a imagem é compatível com a prova. Os portões do Enem fecharam às 13h e, às 13h30, começou a prova. Os alunos podem começaram a sair às 15h30, mas sem o conteúdo do exame. Isso só é possível para os que deixam os locais de prova a partir das 18h30.

A prova de redação do Enem exige dos candidatos a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Os temas costumam abordar questões sociais, tecnológicas, culturais ou políticas.

De acordo com Marina Rocha, professora de Redação da Plataforma AZ, o tema é muito relevante, não apareceu nas listas de apostas, mas esteve presente ao longo do ano em diversas reportagens da imprensa.

— O candidato precisa, na redação, reconhecer essa tarefa e os argumentos que podem girar em torno da falta de apoio de políticas públicas para essas mulheres que realizam esses trabalhos sem auxílio. Também a questão cultural, porque as mulheres são vistas como aquelas que detêm a virtude do cuidado e do carinho — afirmou.

Em 2019, um aplicador de provas vazou a foto de uma página também da redação. Na época, segundo o então ministro, Abraham Weintraub, não houve dano nenhum por conta do vazamento.

— Ninguém foi lesado. Mas houve a tentativa de macular, colocar em xeque. Foi um péssimo profissional. Mexe coma vida de cinco milhões de famílias. A gente vai localizar — afirmou, à época.

zentiii

2009 foi assim

Imagina se cancelam e remarcam outro dia de prova KKKKKKK

todo ano isso e não dá em nada

Isso é inviável de acontecer.

podiam mudar e fazer uma avaliação de conhecimento, e não de resistência. isso aí é praticamente uma prova do No Limite.

Todo ano os atrasados do Enem
Os que fazem foto da prova
Os que tentam colar no banheiro
As questões q já eram vazadas
Enem um ciclo de repetições
igual a carreira da Taylor Swift

Eles podem usar o ENEM dos presidiários, que acontece no fim do ano se não tô enganado

Todo ano vaza

Enem nesse formato é uma merda, até a tal redação poderia ser facilmente substituída por textos menores mas de diferentes vertentes, acaba sendo um negócio muito mecânico e feito pra estudantes de cursinho irem bem

1 curtida

aqui tu matou

Esperava um novo christusgate

deve ter sido um candidato com celular que não viram