Companhia GOL suspende transporte de pets no porão após morte de cachorro

Após a morte do golden retriever Joca, a Gol anunciou a suspensão do transporte aéreo de animais no porão a partir desta quarta-feira (24). O cachorro embarcou na segunda (22), com destino a Sinop, em Mato Grosso, mas, devido a um erro da empresa, foi parar em Fortaleza, Ceará.

Segundo João Fantazzini, tutor do cachorro que morreu no transporte aéreo da Gol, foi apresentado à companhia aérea um atestado veterinário que indicava que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia. Com o erro da empresa, porém, Joca ficou quase 8 horas no trajeto.

“Eu sempre vi as mensagens das pessoas sobre os cachorros morrerem nesta situação, mas eu nunca esperava isso, acho que o que mais me dói é saber que ele sofreu lá dentro, porque não é justo ele ter morrido desse jeito”, contou à TV Globo.

Joca, de cinco anos, foi levado por engano para Fortaleza e ficou cerca de 1h30 na pista de embarque e desembarque, com temperatura de cerca de 36°C, segundo a família, dentro do canil, sem comer.

“Não tem ninguém que aguente uma pista aérea com 36°C de sol. Ele [estava] fechado na caixa. Não o tiraram da caixa, ele voltou todo molhado”, contou João à TV Globo.

Por meio de nota, a Gol afirmou que foi surpreendida com a morte do cachorro porque ele teria recebido cuidados da equipe na capital cearense. Segundo a empresa, o óbito aconteceu logo depois do pouso em Guarulhos (leia nota completa abaixo).

Os dois se mudariam para Sorriso (MT) e tudo já estava organizado. Ambos embarcaram para chegar no mesmo horário em Sinop, mas quando o tutor desembarcou e foi procurar o cachorro, a companhia perguntou se ele queria voltar para São Paulo para buscar Joca, que estava em outro estado devido a uma falha.

A companhia ofereceu voo de ida e volta de Mato Grosso a São Paulo gratuito, além de hospedagem. Ao chegar a São Paulo, um funcionário da companhia recebeu João dentro do avião, ofereceu comida e depois o deixaram esperando até o pouso do voo em que o cachorro estava.

“Às vezes eu sinto que foi egoísmo meu, que eu poderia tê-lo deixado ele aqui [em São Paulo], mas sempre fomos eu e ele, sempre. Quando eu saía do meu apartamento, ele ficava me esperando o dia inteiro na frente da porta. Ele era um filho para mim. Eu sempre falei que ele foi a minha melhor escolha e agora ele foi embora. O que mais me mata é que ele não deveria ter morrido daquele jeito que eu vi”, desabafou João.

“Ele saiu bem, ele voltou morto para mim. Um descaso total lá dentro, porque ninguém falava nada [comigo]. Eles vinham com lanchinho para mim, pra quê que eu vou querer comer? Eles acham que eu preciso que alguém me dê um lanche para comer? O que eu espero é que eles paguem”, completou.

Segundo o tutor, Joca não deve ter se alimentado durante o voo, o que não era uma preocupação inicial, porque o voo seria curto. Fotos do pet em Fortaleza bebendo água através das grades do canil por uma garrafa de plástico foram compartilhadas com o tutor pela companhia.

João retornou para São Paulo e, no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, esperou a chegada do voo em que o cão estava, e o recebeu sem vida, dentro da caixa de transporte. João já havia sido avisado que o cachorro tinha passado mal e o informaram que um veterinário tinha sido acionado. O profissional viu Joca três horas depois de ele ter desembarcado, ainda segundo o tutor.

“[Disseram que] ele não se sentiu bem no voo, perguntei se ele tinha morrido, e ela não respondeu. Pediram para um veterinário vir, não tinha veterinário lá, nem aqui quando ele chegou”, contou João.

João disse que inicialmente não iria viajar com a Gol para sua nova cidade, mas mudou de ideia quando ofereceram um desconto de metade do valor para transportar o cachorro: de R$ 4.800, para R$ 2.400.

16 curtidas

Pois nunca deviam ter autorizado

empresa lixo

E vamos de latam ou azul agora

nao eh o primeiro q morre ne

o transporte de animais é mto ruim ne?
direto tem umas notícias assim

Puts que horror

Eu sempre pensei como deve ser insalubre pros animais viajarem no ‘porão’ do avião, seja lá onde fique isso. O pior de tudo deve ser o barulho que deve ser megra alto lá

1 curtida

Eu quebraria os avioes todos nossa

Tem q ter muita coragem pra levar pet no avião

Acho que dão até calmante para os bichinhos

Tem casos que nao tem o que fazer ne

1 curtida

Gente esse caso do cão foi horroso.

Mas sabe o que vai ser mais horroroso?

Provavelmente o dono vai levar uma indenização mixuruca de 10 mil reais pq juízes não querem pessoas pedindo indenização de empresas.

E isso é o msm que um retirar uma gota d’água do oceano de dinheiro da Gol.

Tinha que indenizar em 1 milhão e punir criminalmente toda a cadeia de comando da Gol.

gente, que tristeza essa história! :choro: :surto:

minha amiga tem uma labradora e se mudou pra outro estado… ela morria de medo de acontecer algo no voo… no fim, ela conseguiu um atestado (?) dizendo que ela precisava da cachorra ao lado durante a viagem e, sinceramente, não a julgo! imagine a tristeza da família que perdeu esse golden! negligência (além do erro da viagem) total!

1 curtida

Se ele processar por maus tratos acho q não ficaria só por isso, não.

Os pets indo de Classe Z, tô baba

Passou há muito do tempo de as empresas aéreas adotarem novos protocolos e tratarem animais com mais humanidade. É bizarro levar os bichos desse jeito.

Gente, eles literalmente viajam como cargas sendo que são seres vivos

Incompetentes. Ao invés de melhorar o serviço, preferem suspender para não sofrer novos processos.

apenas nojo dessas companhias aereas, eu nunca teria coragem de viajar com meu bichinhos por isso

deviam começar a fazer voos pet friendly, onde o passsageiro pudesse comprar uma cadeira pro seu bichinho com uma gaiola, e quem não gostar de animais que compre voos não pet friendly

1 curtida