BookTok: como TikTok está transformando jovens em leitores e autores em best-sellers

“Pensa em um casal perfeito. Eles se casam, são felizes e está tudo perfeito. E aí a esposa descobre que ela está com uma doença terminal e, sabendo disso, ela resolve escrever 12 cartas para o marido para ajudá-lo a lidar com a situação. Então, é uma carta para cada mês do ano depois que ela se for”.

É assim que a criadora de conteúdo Ana Júlia Barros, de 21 anos, com mais de 262 mil seguidores no TikTok, começa um dos seus vídeos que falam sobre leitura e livros.

Há pouco mais de três anos, ela, assim como diversas outras pessoas, incluindo muitos jovens, têm usado a rede social para falar sobre literatura e dar dicas de leitura — fenômeno que ficou conhecido pela hashtag #BookTok.

“Sempre gostei muito de ler e comecei a compartilhar esse tipo de conteúdo porque nunca tive amigos leitores, meus amigos não liam nada, e eu sentia uma necessidade muito grande de falar sobre os livros que eu lia”, diz Ana Júlia.

“Não tinha quem me ouvisse, então, criei uma conta e comecei a falar para a internet, para quem quisesse ouvir sobre o tema.”

Ana Júlia conta que não tinha o hábito de ler até a adolescência, mas, sempre que ia ao shopping, gostava de entrar nas livrarias, ver os lançamentos e levar uma obra para casa, mesmo que ficasse na estante.

Foi quando ela precisou fazer um exame médico demorado que pegou gosto pela leitura.

“Decidi levar um livro para ler no hospital enquanto aguardava, mesmo imaginando que não leria. Levei, li e amei”, conta. “Era o livro do Harry Potter e, depois, acabei lendo todos os livros da série e percebi que ler era realmente divertido.”

Ana Júlia diz que hoje lê ao menos 40 livros por ano — e tudo é compartilhado com seus seguidores, que vão de adolescentes a idosos.

A divulgação no TikTok, diz ela, tem contribuído para que muitos jovens conheçam o hábito da leitura e se apaixonem por isso.

“Recebo muitas mensagens de pessoas falando que nunca gostaram de ler e que depois começaram a acompanhar o meu conteúdo e passaram a ler cada vez mais”, diz Ana Júlia.

“É muito gratificante quando eu vejo alguém lendo algo que indiquei ou demonstrando interesse em ouvir as minhas indicações.”

A criadora de conteúdo diz que, nas palestras em escolas, encontra crianças que têm o hábito de ler.

“É uma coisa que eu não via na minha época de escola. Então, vejo claramente o impacto que as redes sociais têm na vida de futuros jovens leitores.”
@BookStan

6 curtidas

acho tudo!

1 curtida

e choca os velhos milennials chatos q reclamam de tudo q é novo

2 curtidas

Eu acho legal que pelo menos de alguma forma o Tok Tok está fazendo algo positivo
mas confesso que não tenho paciência pra esses tik tokers e pra ouvir gente falando de livro
Prefiro ir no Skoob Ler opiniões sobre os livros

4 curtidas

eu nao uso tiktok, mas acho bom… o gosto da leitura nao pode morrer, se nao só encarece os livros e empobrece as mentes

2 curtidas

sim eu também prefiro ir no skoob

1 curtida

A maior e melhor rede social da história
Sinto pena de qm acha q só tem dancinha no tik tok

2 curtidas

O tiktok é ótimo, basta saber usar, mas as notificações são insuperáveis

1 curtida

Eu acho que vale de tudo para iniciar o hábito da leitura. Pode ser TikTok e não precisa ser boa literatura.

essa visão negativa do tiktok é tão idiota kkkkkk toda rede social tem um lado q é uma merda, normal jkkkkkk

2 curtidas

acho esses livro o cúmulo
mas pelo menos estão lendo alguma coisa

Lembrando que ler comentários da Bcharts não conta

Eu acho bem melhor, tenho problemas ( com livros especificamente) de conseguir prestar atenção em vídeo de pessoas falando, eu sinto necessidade de ler sobre
Mas nada contra, se for pra incentivar a leitura acho super válido mesmo que continue assim

1 curtida

Isso aqui seria a baixa literatura.

é legal que tem uma comunidade de leitura, mas pelo amor de deus esse povo nao le um livro de verdade uma coisa que preste

tipo vão ler joão guimarães rosa

vou lançar um

lembrando q é por causa da visão q só tipos de livros X, Y, Z são bons e considerados “leituras” q a indústria literária do Brasil tá sucateada

se parassem de querer ditar oq é leitura boa ou não, parassem de dizer q só clássicos valem a pena de ler, teria espaço pra autores atuais chegarem a grande massa

9 curtidas

problema do tik tok é o algoritmo

vc só recebe conteúdos literários se vc se interessar ao dar like em algum vídeo desse gênero, se não for assim nada aparece.

é uma verdadeira bolha, não necessariamente cria novos leitores, apesar de eu como leitor gostar as vezes das indicações que surgem

1 curtida

Adoro o booktok, já descobri vários livros bons por lá

O ruim é quando tem algum livro no hype, eles babam até falar chega kkkkk mesmo que o livro seja beeeem duvidoso, mas ainda sim dá para pegar indicações boas

1 curtida