Parceria tecnológica entre cientistas de China e EUA propõe o envio de mensagens para extraterrestres
Uma proposta de trabalho intergalático chamada “A Beacon in the Galaxy” (BITG) publicada recentemente no publicador científico Arxiv.
Cientistas de diversas entidades se uniram para publicar um paper defendendo o envio de imagens de seres humanos para o espaço sideral.
Os pesquisadores querem enviar mensagens binárias para “inteligências extraterrestres” (ETI) com informações sobre a Terra.
Assinam a proposta cientistas de instituições como Universidade do Sul da Califórnia, Universidade Normal de Pequim, Universidade de Wuhan, Chevron, Universidade de Gronigen, Universidade de Cambridge, Instituto Politécnico de Virgínia e Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Os cientistas abandonaram as ideias da NASA de enviar poemas ou outras formas de linguagem. A BITG propõe enviar códigos binários para os ETs.
“Embora o conceito de matemática em termos humanos seja potencialmente irreconhecível para a ETI, o binário provavelmente é universal em toda a inteligência”, disseram os pesquisadores.
Entre as mensagens, estão códigos matemáticos e diversas imagens, como as informações de uma DNA, o átomo de hidrogênio e a imagem de dois seres humanos nus.
“O código faz parte da ideia básica de qualquer mensagem para uma ETI. As imagens permitem o reconhecimento de nossa aparência – um detalhe de uma determinada ETI que sem dúvida seria de nosso interesse e relevante caso outras trocas sejam estabelecidas, ou algum dia nos encontraremos fisicamente”, disseram os cientistas.
Caso o projeto ganhe apoio, os pesquisadores irão emitir os códigos através do Telescópio SETI, na Califórnia, e do Telescópio de Ondas de Rádio, na China.
Os pesquisadores utilizaram como base as Placas Pioneer, da Carl Sagan. “A mensagem é simples, mas significativa”, disseram os pesquisadores, com o objetivo de “iniciar um diálogo com as inteligências artificiais extraterrestres – não importa o quão longe no futuro isso possa ocorrer”.