Escândalos na saúde mostram como há médicos medíocres e mal formados

Qualquer família de classe média alta do Brasil que conseguir pagar 10 a 15 mil reais por mês para uma faculdade de medicina pode ter seu filho médico à vontade.

Medicina ainda é a profissão de maior valor para as famílias, apesar de que o glamour associado a ela, quando olhado de perto, já é distante do cotidiano dos médicos.

Entrar em medicina, devido à gigantesca competição e ao difícil cotidiano da formação, sempre significou que os jovens na carreira eram acima da média em termos cognitivos e de resiliência.

Entrar no estresse da competição para se formar médico sempre foi um indicativo de um maior conjunto de skills profissionais, mesmo que, com o passar do tempo, o desgaste do cotidiano de trabalho acabasse por aniquilar muitas vezes as promessas de inteligência acima da média que havia na partida. A vida como ela é faz tudo ficar como ela é.

Num fundo azul, há um estetoscópio. Na ponta que o médico usa para examinar o paciente, há uma moeda.

Publicada neste domingo, 24 de outubro - Ricardo Cammarota

Claro que a medicina continua sendo uma grande carreira, cheia de profissionais grandiosos, responsáveis e que salvam vidas, como vimos na pandemia —hoje, no mundo das redes sociais e da estupidez que assola a recepção dos conteúdos do pensamento público, fazem-se necessários sempre reparos óbvios como este.

Feito esse disclaimer, o que essas faculdades que custam de 10 a 15 mil reais mensais têm a ver com os escândalos recentes de operadoras de saúde de baixo custo?

(https://f.i.uol.com.br/hunting/furniture/1/common/icons/spin.gif)

Entenda as acusações que envolvem a Prevent Senior

  • Na últimas duas décadas, a Prevent Senior se consagrou como um modelo de planos de saúde mais acessíveis a idosos
  • No início da pandemia da Covid-19, a operadora de saúde foi investigada pelas primeiras mortes em decorrência da doença. Em março de 2020, os hospitais da rede concentraram 5 das 7 primeiras mortes registradas no país. Na época, a Prefeitura de São Paulo decidiu investigar por que a empresa não comunicou às autoridades sanitárias que a doença havia sido confirmada em um de seus pacientes, como manda a lei
  • No mesmo mês, a Prevent foi investigada pela secretaria municipal e estadual de Saúde de São Paulo por superlotação em um dos hospitais da rede, insuficiência de funcionários e desorganização no fluxo hospitalar

+ 3 fotos

De partida, elas indicam que a única seleção nessas faculdades de medicina de ocasião é quem pode pagar essa grana. Nem a qualidade do curso nem a qualidade de quem entra nele importa muito.

Desde o governo Fernando Henrique Cardoso, a “democratização” das faculdades de medicina inundou o mercado da formação na carreira. Esse fato, por sua vez, inundou o mercado com profissionais medíocres e mal formados.

Hoje, há uma faculdade de medicina em cada esquina, quase na mesma quantidade de supermercados e quitandas. A intenção dos governos, supostamente, era aumentar a oferta de médicos para ampliar o quadro do SUS, ,já que as boas oportunidades de emprego não assimilariam tamanha “democratização” na oferta de médicos, muitas vezes de qualidade bastante duvidosa. Mas nem tudo aconteceu como as “boas intenções” esperavam.

Pelas vias em que o mercado capta oportunidades, como sempre, investidores perceberam que aí estava uma grande oportunidade para abrir operadoras de baixo custo, empregando médicos jovens que mal conhecem medicina e que dificilmente conseguiriam espaço em instituições mais competitivas, identificadas com faculdades de medicina mais tradicionais e de maior qualidade histórica. A carreira médica sempre foi o topo da aristocracia profissional burguesa.

Resultado, uma massa de maus médicos correu para esse mercado que agora se faz

Loading

Prevent Senior cobre nome na fachada de unidades

  • Logotipo da Prevent Sênior foi coberto na unidade da alameda Santos
  • Empresa diz que temia depredações em suas unidades durante o protesto contra o governo Bolsonaro
  • Empresa admitiu ter coberto a placa do Núcleo de Oftalmologia, na alameda Campinas, no Jardim Paulista, para evitar prejuízos financeiros

Portanto, há uma “parceria” entre oportunistas nesse processo que vai além dos furos jornalísticos da CPI. Essa parceria reúne investidores no mercado da saúde, médicos mal formados em busca de carreiras e salários, agências reguladoras e associações de classe de comportamento duvidoso e muito marketing mentiroso —pura redundância. A saúde sempre foi uma área de exploração do grande capital e da grande corrupção, que costumam andar lado a lado.

O mercado de seguradoras sabe que ninguém quer segurados idosos com baixa renda, como é o caso da imensa maioria da população que precisa de segurança de saúde. Idosos custam muito caro para as seguradoras, daí o altíssimo custo da operação.

MAIS

VOLTAR

  • Facebook
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Messenger
  • Linkedin
  • E-mail
  • Copiar link

Loading

Manifestantes protestam em frente a Prevent Senior

  • Levante Popular da Juventude faz ato na sede da Prevent Senior
  • Levante Popular da Juventude faz ato na sede da Prevent Senior
  • Levante Popular da Juventude faz ato na sede da Prevent Senior

+ 4 fotos

O nicho dos idosos tende a ser ocupado por operadoras e profissionais dispostos a manobras de baixo caráter ético na lida com o sofrimento e de teor técnico muito abaixo da média. Quanto mais medíocre o profissional, mais chance ele terá de crescer na instituição, já que ele aceitará as práticas mais absurdas.

O caso Covid tornou isso evidente, apesar de que nada mudará uma vez esquecida a pandemia. O fundo da estrutura que gerou os maus tratos permanecerá em outros quadros que atrairão menos mídia. A vida não vale nada em quase nenhuma parte do mundo, apesar do heroísmo de alguns.

2 curtidas

carregaria?

Depois que inventaram tutoria só existe médico medíocre.

Tenho que admitir que nesse ponto o mais médicos foi trevas, facilitaram a abertura de centenas de faculdades de medicina particulares sem qualidade e estrutura alguma, tem faculdade de medicina que nem hospital tem, imagina a qualidade desses médicos.

1 curtida

Sim. E isso é nítido

1 curtida

Amore, atualmente até algumas federais estão sucateadas.

1 curtida

isso é old, bando de preguiçoso ruim

Eu sei disso more, mas mesma uma faculdade pública sucateada consegue trazer uma qualidade de ensino melhor do que essas uniesquinas que surgiram nos últimos anos. Falando de medicina porque foi o tópico mas vale pra qualquer curso isso.

2 curtidas

Eu tb falo em relação às faculdades de medicina.

Concordo que as uniesquinas são péssimas, mas as federais decaíram também.

FOTO EM CIMA PRIMEIRO E FONTE AO FINAL, GAROTO

São uns merdas. Mas isso que dá viver num sistema motivado e dependente de dinheiro.

Mas isso é mais old que água molhada…

isso é muito old. na minha cidade tem uma faculdade particular que tem medicina e abrem turmas com mais de 50 alunos e nem um hospital universitário tem e no final saem com o diploma de médico, que é isso o que importa

Eu só vou em médico agora depois de analisar o perfil, joguei no Google, olhei o Facebook e Instagram, só assim decidi qual eu iria

4 curtidas

Nossa eu odeia essa merda