ESPECIAL: aniversário do maior debut feminino de todos os tempos!


Hoje, em 1985, exatos 35 anos atrá, a maior voz feminina de todos os tempos lançava seu lendário debut album, o auto-intitulado “Whitney Houston”. Album esse que revolucionou a música, está entre os maiores e mais aclamados álbuns da história, rendeu a Whitney 3 #1’s na Hot 100, além de quebrar recorde atrás de recorde, vencer diversos prêmios como Grammy, Emmy e influenciar uma geração inteira.

Como os feitos do álbum são muito extensos, vou tentar resumi-los por tópicos.

Singles

You Give Good Love
Lead-single do álbum, foi lançado apenas em alguns países.
A música foi muito bem recebida pela crítica e obteve um sucesso totalmente acima do esperado nos Estados Unidos, onde veio a alcançar o nº #3 na Hot 100, se tornando então o primeiro Top 10 de Whitney! O single é certificado como Ouro nos EUA, também foi Top 10 no Canadá e rendeu a Whitney 1 AMAs e 2 indicações ao Grammy.

O clipe está bloqueada no YouTube, mas da pra ver ele aqui em 4K:

Saving All My Love For You
Contando com um dos refrões mais marcantes dos anos 80, “Saving All My Love…” é considerado o debut-single da Whitney a nível global. A música obteve um sucesso global, se tornou o primeiro #1 da Whitney tanto nos Estados Unidos quanto no Reino-Unido, vendeu mais de 1 milhão de cópias em ambos países, além de render a ela seu primeiro Grammy (sua performance da música na premiação veio a ganhar um EMMY)

Assista a live Emmyada:

https://www.youtube.com/watch?v=EChcz8-Inrs

How Will I Know
Icônica! Primeiro single dance da Whitney, foi gravada em apenas um take e apresentou a cantora à geração MTV. Seu clipe foi um extremo sucesso no canal, e revolucionou ao colocar uma mulher negra pela primeira vez no horário nobre do canal. O single também alcançou o TOPO da Hot 100, se tornou o primeiro #1 dela no Canada e rendeu a Whitney seu primeiro VMAs.

Greatest Love Of All
CLÁSSICO. Canção que rendeu a Whitney seu contrato veio a se tornar single oficial de seu primeiro album e um dos maiores signatures-songs da cantora. A música se tornou o terceiro single do album a alcançar o topo da Hot 100, onde permaneceu por 3 semanas. O single também se tornou o maior hit do album internacionalmente (e o 3º maior da carreira de Whitney), alcançando o topo de diversos países. A música rendeu algumas das melhores performances da cantora.

Charts e Recordes do Album


Whitney Houston ” passou 14 semanas no topo da Billboard 200, se tornou o primeiro álbum feminino solo da história a receber o certificado de DIAMANTE nos Estados Unidos (1º no feminino no geral foi o “The Bodyguard”, também da cantora, que tornou ela não só a primeira a ter um, como a primeira a ter dois álbuns diamantados no país.), passou quase 50 semanas no Top 10 da Billboard 200 e é ranqueado como o MAIOR debut album da HISTÓRIA dos Estados Unidos, ficando em 11º entre os maiores álbuns no geral). Foi o primeiro debut album e o primeiro album feminino a emplacar 3 singles do mesmo album no topo da Hot 100! Além disso, ele também tornou Whitney a primeira mulher na história a ter o album mais vendido de algum ano no país (#1 em 1986). Desde 1999, ele é certificado como 13x Platina no país; hoje em dia esse número já passa dos 15 milhões.

Fora dos EUA, o álbum foi tão bem sucedido quanto;

Atingindo o topo do chart canadense por 18 semanas CONSECUTIVAS, ele detêm até hoje, o maior tempo de um álbum em #1 na história do chart, além de também se tornar o primeiro álbum feminino a receber certificado de Diamante (1,000,000) por lá.

No Japão, “Whitney Houston” foi o primeiro de uma artista feminina ocidental a receber disco de Diamante, por exceder 1 milhão de cópias. Ele foi o album ocidental mais vendido no país durante o ano de 1986.

No Reino Unido, teve seu pico #2 (por 3 semanas) e vendeu mais de 1.5 milhões de cópias.

O album é oficialmente reconhecido como o debut album mais vendido da história por uma artista feminina.

Prêmios e Honrarias (50+ indicações e 30+ vitórias)

image

  • 5x indicado ao Grammy (incl. AOTY e ROTY)
  • 2 Grammys
  • 1 Emmy
  • 9 Billboard Music / Video Awards
  • 7 AMAs
  • 1 VMAs
  • Entre outros
  • Hall of Fame, GRAMMYs
  • 500 Greatest Albums of All-Time, Rolling Stone
  • 200 Greatest Albums of All-Time, Rock Hall of Fame

35 anos de um dos álbuns mais influentes e importantes da história @Whitfans

18 Curtidas

STREAM //

2 Curtidas

GLOA hino

6 Curtidas

Mas o maior é o da Mariah preto

Já já aparece algum lirou esquizo dizendo que o maior debut é o The Fame

5 Curtidas

@Renan90 irmã tem como fixar? ou pedir pro pessoal do @SocialMedia postar?

Eu smp marco, mas quase nunca postam

Old meu neno

Prontinho

1 Curtida

debut da mary iconico tb, mas n se compara ao da whit

WHIT EU TE AMO

1 Curtida

KKKKKKKKKKK

Eu tinha a edição de aniversário do Debut da Whitney
Vinha com cd extra da primeira performance dela na TV
Mas minha tinha testemunha de Jeová roubou

Primeira vez na história do emmy que uma performance musical ganhou uma estatueta

Lendaria demais mano

2 Curtidas

Mano? Pede de volta pra velha e me da

O Emmy foi pra ela ?

Vendeu 15M igual o debut da Mariah o pisão na Madonna

1 Curtida

Maior e melhor debut eh esse

ñ sabia que ela tinha emmy