o governo hoje em dia dá até dinheiro para os fedelhos estudarem, transporte OBRIGATÓRIO a rodo pra eles chegarem a escolas, programas e estágios, bolsas, material escolar, incentivo MONETÁRIO, proteção de inúmeros orgãos, etc…
a grande maioria é realmente desinteressada mesmo, vive em uma realidade alternativa onde acham que terão respaldo pelo resto da vida e ganharão coisas sem precisar se esforçar por elas, imagina afirmar que não existe oportunidade?
Hoje em dia eles tem muito mais facilidades que na nossa época que ja era facilitado. O governo da até material escolar kkkkk transporte e tudo o acesso a informação é ainda mais fácil. Eles só não querem mesmo.
Primeiramente que eles tem INTERNET. Coisa que antigamente ou você tinha dinheiro pra lan house ou família classe média. Só aí já começa a cair por terra. KKKK
Se fosse fácil assim conseguir comprar um imóvel por exemplo eu estaria concordando com o tópico. Mas está tudo absurdamente caro que é dificil ter perspectiva.
Também não levam a condição de que muitos do “nem nem” são por terem as saúdes físicas e mentais em frangalhos e não se sentirem motivados a irem atrás.
Eu trabalho como professor em publica e privada e realmente, por mais que a escola tenha problemas, os alunos tem transporte, uma merenda boa, acompanhamento, progressao continuada e apoio
Mas a maioria nao quer por conta propria, se vc perguntar o que o aluno da publica vai fazer, ele nao sabe responder
Os meninos querem virar motoboy e as meninas ficar em casa ou trabalhar em loja
Ngm tem expectativa de nada
Esses dias perguntei: so faltam vcs quererem que eu pegue na mao e faca a tarefa por vcs ne?
E eles concordaram
Ai fico pensando, para onde vai essa gente? A fuga de cerebros já acontece no BR, quem tem condicao vaza ou fica na sua bolha, infelizmente seremos sempre uma fazendona
É muito claro quem tem interesse e quem não tem, as pessoas parece que perderam a expectativa de vida, não sei se não é por conta do mercado de trabalho estar mais difícil, mas ainda sim há oportunidades e facilidades que lá na minha época por exemplo, não havia.
Eu estou vendo isso na nova geração. Eu tenho uma estagiária que não tem interesse em nada. Ensinei até colocar o USB no computador, mas igual ela me pede pra fazer. Esses dias ensinei ela a fazer uma planilha, inicio da semana passada ela me chamou pra eu< fazer uma planilha pra ela. Gente, tem Youtube, tem sites tem tudo que ensina. São pessoas que parece que estão muito acomodadas em como estão. Eu realmente me pergunto como ela vai entrar no mercado de trabalho de fato, pois sinceramente o jeito que ela leva querendo que os outros façam por ela não vai ser bom. No fim eu fico triste pq queria que a vaga fosse preenchida com alguém interessado. Meu ponto nem é se dedicar horrores a trabalho / clt, mas sim de fazer um mínimo saudável, entende? Parece que querem tudo de mão beijada e não pensam em futuro. Quem pode viver de herança, ok! Mas e quem vem de uma família humilde, pais com imóvel alugado… Como vai ser quando eles não estiverem mais ali? Penso muito nisso.
Em contrapartida existe sim um sistema bem limitante tbm, tive alunos bem esfocados e competitivos, mas pobres, que foram desanimando, tem que trabalhar por causa da familia pobre, etc
Sempre falo: a gente que eh pobre tem que lutar 10 vzs mais
sim amg, a escola praticamente corre atrás dos alunos que não estão frequentando para conversar com os responsáveis, oferecer estrutura pedagógica, acompanhamento, e as vezes são tratadas com grosseria pela famílias, por pais ainda menos responsáveis que os filhos. E os adolescentes vendo que possuem tudo, cagam para as oportunidades.
Depois ficam chorando porque não terminaram os estudos e precisam do diploma de conclusão do ensino médio, sendo que na época eram um filhos da puta com professores e funcionários.
Uma vez na minha perguntaram o que queriam fazer quando acabasse né, a maioria falou coisas até ambiciosas, mas uma pitica falou que queria ser empacotadora de presente em supermercado…
Sempre tento me lembrar disso quando eu venho pra esse escritório de merda e vejo um bando de gente herdeira se chocando que tem gente que não viaja pra fora do País, que não gasta 7k em cartão de crédito por mês e etc