FAKE NEWS! Falsas imagens de violência em protestos na França viralizam

Protestos na França: as falsas imagens de violência que se espalham nas redes

A França viveu no sábado (1/7) mais uma noite de protestos após a polícia matar um adolescente de 17 anos em um subúrbio de Paris em uma blitz de trânsito.

Imagens dos distúrbios — que se espalharam para diversas cidades francesas — estão sendo compartilhadas nas redes sociais. Além de vídeos genuínos, também estão circulando alegações falsas e enganosas, com potencial de aumentar a violência.

A BBC investigou algumas dessas imagens.

Imagem de filme francês

Uma imagem impressionante mostrando um grupo de jovens dirigindo uma van da polícia francesa — com uma pessoa pendurada para fora da janela brandindo uma arma — foi compartilhada no Twitter com as palavras “França, foto do dia”.

O tuíte postado no início de 2 de julho teve mais de 1,7 milhão de visualizações. Mas o vídeo é falso: não se trata dos distúrbios atuais, mas sim de um filme.

A BBC examinou a imagem e, procurando versões anteriores dela na internet, descobriu que se trata do filme francês Athena (2022), um relato fictício de tumultos em um subúrbio da cidade.

As pessoas na van e na motocicleta azul são exatamente as mesmas.

A pessoa que postou o tuíte posteriormente esclareceu que a imagem era para ser de natureza meramente “ilustrativa”. Mas esse esclarecimento só foi feito depois que a imagem foi retuitada milhares de vezes.

Depois, a pessoa excluiu a postagem.

Imagens de outro filme

Imagens de carros caindo das janelas de um estacionamento de vários andares foram amplamente compartilhadas na internet, com a mensagem, originalmente em inglês: “O que diabos está acontecendo na França…”.

Mas a imagem é falsa — é uma filmagem antiga que aparentemente está em outro filme.

A BBC fez uma pesquisa online para ver se as imagens já haviam aparecido antes. A pesquisa encontrou um tuíte de junho de 2016, que afirmava que a filmagem era do set do filme de ação Velozes e Furiosos 8, que foi rodado em Cleveland, Ohio.

Usando as informações desse tuíte, a BBC localizou o estacionamento de vários andares na Prospect Avenue East, em Cleveland.

As cores dos carros e da parte externa do prédio batem com uma cena do filme, que foi lançado em 2017.

Imagens antigas de um atirador

Nos últimos dias, um vídeo foi compartilhado repetidamente no Twitter e no aplicativo de mensagens Telegram mostrando um homem encapuzado em um telhado apontando o que parece ser um rifle.

Um usuário do Twitter postou o vídeo com a seguinte mensagem: “Manifestante na França assume a posição de franco-atirador com rifle roubado da polícia”.

Outro relato afirma que o rifle foi roubado de uma van da polícia.

Um usuário do Telegram exibiu o emoji de fogo ao lado da bandeira francesa com a legenda: “saqueadores cobertos por um atirador”.

O vídeo foi visto centenas de milhares de vezes em diferentes plataformas e contas, e retuitado milhares de vezes.

Mas o vídeo não foi filmado durante os distúrbios atuais. Trata-se de um vídeo antigo.

Ao pesquisar aparições anteriores do vídeo nas mídias sociais, a BBC verificou que ele foi postado no Twitter em 13 de março de 2022.

A roupa do homem, a posição no telhado e os edifícios visíveis são idênticos em ambos os tuítes.

Não foi possível confirmar a localização exata ou se o fuzil era real ou uma réplica de arma.

Um usuário do Twitter, ciente das postagens anteriores deste vídeo, comentou que o suposto atirador deve estar “lá há mais de um ano”.

A BBC está analisando outros exemplos de postagens falsas e enganosas sobre os distúrbios na França.