A China eliminou a presença de Lady Gaga, Justin Bieber e BTS do programa especial que estreou na quinta-feira, 27
O especial Friends: The Reunion, produzido pela HBO Max, foi censurado na China. A versão liberada no país não tem as cenas em que Justin Bieber, Lady Gaga e o grupo BTS fazem participações especiais. Os artistas já estavam “banidos” do território chinês por causa de diferentes problemas no passado, e por isso suas homenagens no reencontro do elenco da série foram cortadas para o público local.
Segundo o jornal The New York Times, o programa estreou no país na quinta-feira (27) e está disponível em três streamings diferentes. O governo controla o acesso da população à internet e a plataformas digitais de entretenimento audiovisual, com algumas opções exclusivas.
Os fãs perceberam certas diferenças, principalmente na duração da atração. Os streamings cortaram o especial por conta própria, para evitar qualquer possível complicação com as autoridades chinesas.
Os artistas já tinham seus nomes em uma espécie de lista especial e não são bem-vindos no país por diferentes motivos. Em 2014, Justin Bieber postou em seu perfil no Instagram foto do Santuário Yasukuni, em Tóquio, no Japão, local que presta homenagem aos mortos em guerra, incluindo os criminosos de guerra da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A China não gostou disso.
Já Lady Gaga teve encontro com o líder espiritual Dalai Lama, em 2016. Ele mora exilado no Tibet e vive sob ataques do regime chinês. Na cerimônia do Oscar, em 2019, em que ela venceu o prêmio de melhor canção original por Shallow (do filme Nasce Uma Estrela) e cantou a música, a apresentação foi cortada da transmissão, além de seu rosto ter sido borrado em cenas em que aparecia na plateia.
O grupo sul-coreano BTS se envolveu em atrito com a China no ano passado. Os cantores se negaram a mencionar o sacrifício das tropas chinesas ao relembrar a Guerra da Coréia (1950-1953).
Friends: The Reunion mostra os atores Jennifer Aniston (Rachel), Lisa Kudrow (Phoebe), Courteney Cox (Monica), Matt LeBlanc (Joey), Matthew Perry (Chandler) e David Schwimmer (Ross) em reencontro no mesmo estúdios onde ocorreram as gravações da comédia de 1994 a 2004. Lembranças dos bastidores, brincadeiras e revelações fazem parte da atração.