Fãs chineses de "Friends" ficam frustrados após censura no episódio especial

A China eliminou a presença de Lady Gaga, Justin Bieber e BTS do programa especial que estreou na quinta-feira, 27

O especial Friends: The Reunion, produzido pela HBO Max, foi censurado na China. A versão liberada no país não tem as cenas em que Justin Bieber, Lady Gaga e o grupo BTS fazem participações especiais. Os artistas já estavam “banidos” do território chinês por causa de diferentes problemas no passado, e por isso suas homenagens no reencontro do elenco da série foram cortadas para o público local.

Segundo o jornal The New York Times, o programa estreou no país na quinta-feira (27) e está disponível em três streamings diferentes. O governo controla o acesso da população à internet e a plataformas digitais de entretenimento audiovisual, com algumas opções exclusivas.

Os fãs perceberam certas diferenças, principalmente na duração da atração. Os streamings cortaram o especial por conta própria, para evitar qualquer possível complicação com as autoridades chinesas.

Os artistas já tinham seus nomes em uma espécie de lista especial e não são bem-vindos no país por diferentes motivos. Em 2014, Justin Bieber postou em seu perfil no Instagram foto do Santuário Yasukuni, em Tóquio, no Japão, local que presta homenagem aos mortos em guerra, incluindo os criminosos de guerra da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A China não gostou disso.

Já Lady Gaga teve encontro com o líder espiritual Dalai Lama, em 2016. Ele mora exilado no Tibet e vive sob ataques do regime chinês. Na cerimônia do Oscar, em 2019, em que ela venceu o prêmio de melhor canção original por Shallow (do filme Nasce Uma Estrela) e cantou a música, a apresentação foi cortada da transmissão, além de seu rosto ter sido borrado em cenas em que aparecia na plateia.

O grupo sul-coreano BTS se envolveu em atrito com a China no ano passado. Os cantores se negaram a mencionar o sacrifício das tropas chinesas ao relembrar a Guerra da Coréia (1950-1953).

Friends: The Reunion mostra os atores Jennifer Aniston (Rachel), Lisa Kudrow (Phoebe), Courteney Cox (Monica), Matt LeBlanc (Joey), Matthew Perry (Chandler) e David Schwimmer (Ross) em reencontro no mesmo estúdios onde ocorreram as gravações da comédia de 1994 a 2004. Lembranças dos bastidores, brincadeiras e revelações fazem parte da atração.

Esse especial ficou tão perfeito. BTS apareceu rápido com um depoimentos. A participação do Justin é irrelevante, só ele desfilando com fantasia de batata, mas com a Gaga como fizeram pra censurar?

Blur na cara dela

n sabia que o bts é censurado na china

o sacrifício da China ajudando a Coreia do Norte contra a do sul
a China é muito esquizo

o motivo dos bans deles kkkkk

Kkkkkkkk
China eu te amo, dá ban em friends tbm e vc será perfeita

tem aquela treta da gaga x china ne?

Mas eles não usam VPN lá ?

podiam banir o bieber na versão que vai passar aqui tambem

não sou obrigado

o bts também é banido lá? não sabia

china sempre sendo sensata
pra ficar melhor só banindo essa serie de vez

deviam ter agradecido

quero ver a versão chinesa então

usar vpn lá é quase uma atividade ilegal kkkkk é bem dificil

Fizeram bem em proibir essas bomba, que os fãs disso amadureçam e virem gente

você é fã da cavala idosa que se veste de bebê amor