Fãs de Taylor Swift estão passando sua paixão - e relação parassocial - para seus filhos

Taylor Swift on stage at her stadium tour. It is raining and she is holding up a heart with her hands.

As mães de Swiftie estão passando sua paixão - e relacionamento parassocial com Taylor Swift - para seus filhos

Publicado Em Sex, 30 Jun 2023 1:30 EDT Atualizado Sáb, 1 Jul 2023 3:43EDT - Aditi Shrikant@ADITI_SHRIKANT

Karen Vladeck não esperava que o bilhete que escreveu para a professora da primeira série de sua filha viralizasse. Mas, como todo conteúdo relacionado a Taylor Swift, sim.

O e-mail informava à professora que sua filha perderia um dia de aula para assistir ao show da Taylor Swift The Eras Tour em Houston, que fica a cerca de três horas de Austin, no Texas, onde Vladeck mora.

Vladeck teceu diferentes nomes de músicas do catálogo de Swift. “Espero que isso não deixe nenhum Bad Blood entre você e Maddie…”, diz o e-mail.

“As pessoas retiram seus filhos da escola por razões muito mais estúpidas do que para ir a um show de Taylor Swift”, diz Vladeck à CNBC Make It. “Há muitas crianças que ficam em casa sem motivo real.”

Vladeck foi um dos primeiros a adotar o Swift.

“Uma das minhas primeiras músicas que ouvi, estava no dormitório da faculdade e chorei, foi ‘Tim McGraw’”, diz ela.

Agora, ela faz parte de um grupo demográfico considerável que tem filhos e quer que eles também amem Swift.

Todos nós já vimos mega estrelato em torno de estrelas pop antes, mas “Swifties” são uma raça diferente de fãs.

Com Madonna ou Michael Jackson, muito do fascínio era o mistério. Os ouvintes os consideravam um talento intocável.

Com Swift, é o contrário: a defesa fervorosa dos fãs e o apoio ao músico não é porque a veem como um Deus, mas porque a veem como uma amiga.

Swift criou milhões de relacionamentos parassociais de nível militar, ou relacionamentos unilaterais que alguém pode ter com uma celebridade ou alguém que eles não conhecem muito bem.

E mães como Vladeck, que começaram a ouvir Swift quando ainda eram crianças, querem que seus filhos não apenas amem a música, mas amem Taylor.

‘Acho brilhante que ela diga que só senta e assiste TV’

As relações parassociais foram inicialmente estudadas no contexto dos âncoras do telejornal. Se um espectador se sentia mais conectado com a âncora, era mais provável que confiasse no que estava dizendo.

Uma relação parassocial pode se formar se três coisas forem verdadeiras:

1. Atração física: Isso não significa que você tem que ser sexualmente atraído pela celebridade ou personagem, mas que sua fisicalidade é relacionável com você. Talvez eles sejam da mesma raça ou idade que você, ou eles se parecem com seus amigos e familiares.

2. Atração social: O espectador gostaria de socializar com o personagem ou celebridade.

3. Atração de tarefas: O espectador percebe o personagem ou celebridade como capaz, crível ou talentoso.

Com base no comportamento de seus fãs, pode-se argumentar que Swift marca todas essas caixas de forma mais eficaz do que outras estrelas pop, diz Kate Kurtin, professora de comunicação da Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles.

Seu término mais recente, por exemplo, fez com que Swifties deixasse flores do lado de fora de uma casa que a estrela costumava possuir em Nova York.

“As pessoas estão dizendo: ‘como ela pode continuar em sua turnê depois desse término?’” Kurtin diz. Katy Perry estava no palco quando Russell Brand pediu o divórcio. Temos isso em vídeo, ela chorando através da música. Não me lembro de pessoas aparecendo na casa de Katy Perry com flores."

A capacidade de Taylor de criar relacionamentos parassociais com milhões de pessoas tem mais a ver com o pouco que ela revela do que com o quanto, diz Kurtin.

“Essa é a parte que Taylor Swift fez tão brilhantemente”, diz ela. “Ela permaneceu vulnerável e autêntica em sua música, mas não está dando muito, então não nos conectamos mais com ela.”

Porque, olhando mais de perto, a vida de Swift é dificilmente relacionável. Sua família mudou de cidade para apoiar suas ambições, algo que teria um custo proibitivo para a maioria dos americanos.

Seu pai comprou uma participação de 3%, estimada em US$ 120 mil, na gravadora que contratou sua filha.

A própria Swift é dona de um jato particular que custa cerca de US$ 40 milhões.

Essas realidades não a tornam menos talentosa, mas alguém pensaria que a tornam menos relacionável – evidentemente que não.

Quando Sally A. Theran, professora de psicologia do Wellesley College, perguntou a seus alunos o que eles mais gostavam em Swift, eles responderam que ela é “tão relacionável”.

“Isso foi chocante para mim porque, para mim, ela é multimilionária”, diz Theran. “Para mim, ela não é relacionável.”

Theran, que já foi a dois shows de Swift com suas filhas, diz que os “easter eggs” que Swift é conhecida por plantar em seus videoclipes é uma das maneiras pelas quais os fãs se sentem mais conectados a ela.

“Você tem que ser um fã bastante envolvido para saber a que ela está se referindo”, diz Theran. “Isso faz com que você se sinta visto e conhecido por ela. É uma forma de ela se comunicar apenas com as pessoas que são as maiores fãs.”

Theran ecoa o pensamento de Kurtin de que o compartilhamento seletivo de Swift é intencional e benéfico, pois permite que as pessoas projetem sentimentos relacionáveis nela.

“Acho que é muito útil lembrar que ela é, na verdade, uma mulher adulta”, diz Theran. “Ela é muito experiente em negócios. Quando as pessoas sofrem pelo fim de seus relacionamentos, é importante lembrar que não sabemos realmente o que ela quer de sua vida, e estamos projetando isso para ela.”

‘Se eu visse Jake Gyllenhaal na rua, teríamos palavras’

Jessica Sawyer, de 38 anos, e sua filha de 7 anos participaram do show da The Eras Tour na Filadélfia.

“Na verdade, vamos para a Disney World primeiro e acho que ela está mais animada sabendo que voltamos da Disney e alguns dias depois ela está vendo Taylor”, disse Sawyer quando falei com ela antes do show.

A relação de Sawyer com Swift espelha a de Vladeck.

“Eu estava no último ano da faculdade em 2006 e já gostava de música sertaneja”, conta. “Eu ouvi a música ‘Tim McGraw’ sair e eu tinha que ter o álbum.”

Para ela, Swift é um modelo exemplar.

“Com a música ‘The Man’, ela tinha muitas perguntas”, diz Sawyer. “E [minha filha e eu] tivemos uma conversa sobre como quando você fica mais velho, você pode ser tratado de forma diferente, mas você não precisa aceitar isso deitado. Taylor Swift não.”

E, como a maioria dos Swifties, Sawyer sente uma conexão pessoal com Swift.

“As pessoas tiram sarro dela porque as músicas são sobre seus ex-namorados e todos sabemos quem são, mas isso faz você torcer por ela”, diz ela. “Como se eu visse Jake Gyllenhaal na rua, teríamos palavras.”

Acredita-se que a música “All Too Well” seja sobre um relacionamento de curta duração entre Swift e o ator Jake Gyllenhaal.

“O que amamos nela é que, além de ela ser uma figura pública, ela é uma espécie de nerd”, diz Sawyer. “Você sente que pode ser amigo dela. Se dependesse dela, ela seria uma pessoa bem normal.”

‘Quando eu estava grávida, eu segurava meu celular na barriga e tocava Taylor Swift’

Assim como Sawyer e Vladeck, Jessica Dinney, 37, ficou instantaneamente encantada com a música de estreia de Swift, “Tim McGraw”.

Dinney, que mora em Jacksonville, Flórida, participou do show da The Eras Tour em Tampa, Flórida. Sua filha de dois anos era muito jovem para se juntar, mas é importante para Dinney que ela incuta um amor por Swift cedo.

“Quando eu estava grávida, eu segurava meu celular na barriga e tocava Taylor Swift”, diz ela. “Deus, eu soo psicopata dizendo isso.”

Dinney compartilha o sentimento dos Swifties de que Swift se representa autenticamente.

“Da maneira como ela se relaciona com seus fãs, as pessoas sentem que a conhecem genuinamente e são amigas dela, mesmo que nunca a tenham conhecido antes”, diz ela. “Lembro-me de segui-la no Twitter na época e das coisas que ela postava, não era como se você estivesse lendo um tweet de celebridade, era como ler tweets de um amigo. Ela era muito real e não colocava uma fachada de celebridade.”

Ela espera que a filha também sinta essa conexão.

“Se minha filha vai se espelhar em alguém, eu adoraria que fosse ela”, diz Dinney.

E se ela não o fizer?

“Honestamente, eu ficaria arrasada [se minha filha não gostasse de Taylor Swift]. Seria como ela me dizer que não gosta de ‘Friends’ ou ‘Harry Potter’”, diz ela.

Ver Swift foi “mais eficaz do que terapia”

Para surpresa de ninguém, ver Swift em show só deixa seus fãs mais apaixonados.

Dinney foi com oito amigos ao show de Tampa.

“Eu já vi Taylor em show antes, mas o nível de fandom presente nesta turnê estava fora das paradas”, diz ela. “Parecia que cada pessoa ali era um superfã, então isso definitivamente tornou o ambiente ainda mais divertido e emocionante de se estar.”

Uma mulher e sua filha estão assistindo Taylor Swift se apresentar em uma arena. A mãe está chorando e segurando a boca. A filha está olhando.

Foto gentilmente cedida por Jessica Sawyer.

Sawyer, que levou a filha ao show na Filadélfia, disse que foi “literalmente uma das melhores noites de sua vida”.

“Nunca vou esquecer minha filha olhando para mim quando Taylor subiu ao palco pela primeira vez dizendo: ‘Meu coração está batendo tão rápido’”, diz ela.

Sem o conhecimento de Swift, ela também compartilhou um momento emocionante com a estrela pop.

“A catarse de soluçar enquanto Taylor cantava ‘Marjorie’ depois de alguns meses difíceis de minha avó se mudar para a vida assistida foi mais eficaz do que qualquer terapia que fiz”, diz Sawyer.

“Era tudo – tudo o que poderíamos ter desejado e muito mais.”

5 curtidas

Mulheres velhas com umas besteiradas dessas

kweens, provando que qualquer um pode ser um pouco sensível e tudo bem

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tem umas meninas brasileiras no twitter que ficam expondo os bebês de tipo 3/4 meses usando pulseiras da amizade, as tiaras do fearless, quando não os bebês chamam ‘taylor’

amo
mais 17 anos de sucesso absoluto vindo aí, ser desconhecida por novas gerações a gente deixa pra lady gaga

12 curtidas

A mulher beirando 40 anos falando uma bobagem dessas véi kkkkkkk

gente? essencial não ser only gays tristes frustrados que nem a gaga

4 curtidas

Ela = casada, com uma filha e bem sucedida.
Os gays que tão aqui dropando haha = Resumem a vida a esse fórum ao ponto de chorar por tabela de pontos

Mas realmente, eh a kween que tem uma vida vergonhosa

eles são tipo os fãs da Juliette né

Ela tá feita, o fandom dela aumentou muito nos últimos anos

nada mto diferente da adoração das bichas por outras divas pops
só n fazem com os filhos pq não tem

a primeira mãe escrevendo bad blood um pouco mais micosa

mas rindo dos fans da Taylor aqui mandando shade pro resto do forum
tipo vcs tao mais é pro lado da bicha de forum msm
n to entendendo os shades pra lm kk

2 curtidas

Então uma mulher só é realizada se ela for casada, tiver filha e for bem sucedida? Gente, você reproduzindo esse pensamento patriarcal, chocado!

1 curtida

Esse recheio deixo pra mais tarde

os gays se mordendo de inveja pois nao reproduzem