'Fui brava, hoje não mais. Já estou velha e cansei', diz a diretora Amora Mautner

Uma das poucas diretoras de núcleo da Globo, Amora Mautner, 48, tem fama de competente —e de brava também. O primeiro conceito, ela aceita de bom grado, mas para o segundo torce um pouco o nariz. “Já fui brava, hoje em dia eu não sou mais não. A gente vai amadurecendo e muda, né? Já estou velha e cansei, sabe?”

Depois de um hiato de dois anos, ela está de volta ao comando de uma novela. Trata-se de “Elas por Elas”, que classifica como uma dramédia (gênero que combina elementos de drama e comédia). É também o primeiro remake de uma carreira de 28 anos.

Ela diz estar adorando trabalhar na releitura da obra de Cassiano Gabus Mendes, produzida originalmente em 1982 e agora revisitada pela dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson. Com a expertise de mais 20 produções no currículo, Amora afirma que a trama não foi escolhida à toa pelo comando da emissora para ocupar o horário das 18h a partir da próxima segunda-feira (25).

Confira abaixo os principais trechos da entrevista.



Você tem quase 30 anos de Globo e há oito anos é diretora de núcleo, aliás, uma das primeiras a furar essa bolha ainda extremamente machista na emissora e agora você vai dirigir uma novela, “Elas por Elas”, sobre mulheres e sobre amizade feminina…
Me sinto privilegiada por poder dirigir uma novela sobre mulheres, com mulheres e jogar luz nesse universo feminino. É necessário falar com muitas pessoas sobre a força feminina hoje e cada vez mais amanhã.

Dizem que você é uma diretora exigente e até um pouco brava. É verdade?
Acho que eu já fui brava, hoje em dia eu não sou mais não (risos). A gente vai amadurecendo e muda, né? Já estou velha e cansei, sabe?

Como tem sido voltar a trabalhar todos os dias nos Estúdios Globo? Você estava afastada desde “Verdades Secretas 2”, há pouco mais de dois anos.
Venho trabalhar feliz da vida. Sério. Tenho um elenco maravilhoso nas mãos e estou tendo a oportunidade de uma troca bem bacana com os atores.

“Elas por Elas” é um drama? Um suspense?
Defino como uma dramédia [gênero que combina elementos de drama e comédia]. Estudei muito as clássicas americanas como “O Casamento do Meu Melhor Amigo” e “Quatro Casamentos e Um Funeral”. Também estudei um pouco mais a ideia da mise-en-scène [expressão francesa utilizada para designar todos os elementos –da interpretação dos atores, ao cenário, passando por figurino, iluminação e sonoplastia, entre outrs– que compõem a encenação] para costurar as cenas. Resumindo: depois que as protagonistas se encontram, tudo vai ser sobre elas. É uma novela que quase não tem tramas paralelas.

É seu primeiro remake…
É… Na verdade, chamo de releitura. Thereza Falcão e Alessandro Marson [os autores] pegaram a estrutura dos personagens, a escaleta principal e as tramas de Cassiano Gabus Mendes e atualizaram muitas coisas.

O que foi atualizado, por exemplo?
Tinha uma troca de bebês que hoje em dia não seria possível. Temos ultrassonografia, então não daria para enganar se é menina ou menino em uma gravidez. Eles adaptaram de uma outra forma também com suspense. Sem falar que a original tinha 100 capítulos e essa tem 160. Ou seja: eles tiveram que acrescentar quase mais meia novela.

Gosta de releituras?
Gosto muito. Ainda mais com esses autores tão únicos como o Cassiano. Acho muito legal poder trazer esses autores para um público que não os assistiu. Há mais de 40 anos, ele trouxe o protagonismo feminino para a teledramaturgia! Olha o quão moderno ele era.

O horário das seis na Globo, geralmente, é ocupado por novela de época ou um drama moderno. Por que uma releitura de um clássico da teledramaturgia?
Isso foi uma escolha dos meus chefes maravilhosos José Luiz Villamarim e Amauri Soares. Não posso falar por eles, mas acho que eles estão querendo dar alegria para o público. Eles estão de olho e sabem muito sobre a audiência. Sabem o que o público vai gostar, né? São as pessoas que definem tudo e têm um olhar aguçado sobre isso.

Acha que o público vai gostar de “Elas por Elas”?
Vai amar. Antes de liberar cada capítulo, assisto três vezes e estou amando.

Como assim? Você assiste três vezes o mesmo capítulo?
A primeira vez, vejo para colocar no tempo e mexer no que tiver que mexer. Depois, vejo outra vez para olhar o som e a terceira com som e color. Só depois disso, libero.

O que é uma novela de sucesso?
Sucesso é audiência. A palavra sucesso tem a ver com a meta alcançada e uma das nossas metas é alcançar cada vez mais pessoas. Cada vez mais pessoas assistindo o nosso produto. Amo fazer novela e a gente quer chegar ao máximo de casas possíveis. A nossa meta é sempre que a maior parte da população queira ver as nossas novelas.

up por pena