Financial Times: 'She can't be stopped!' - 40 anos de Madonna

“Ela não pode parar! Tem algo errado com ela!” gaguejou David Letterman quando Madonna apareceu em seu talk show em 1994. Nos meses anteriores, o apresentador havia feito muitas piadas sobre a sexualidade do cantor. Agora ela lhe entregou uma calcinha e o desafiou a perguntar diretamente sobre sua vida sexual em vez de sorrir pelas costas. Mas seu movimento assassino foi se recusar a deixar o palco quando ele disse que era hora de “dizer adeus, agora” .

Madonna não é uma mulher facilmente descartada. Então, como agora, a vida média de um cantor pop nas paradas era de dois a seis anos, geralmente mais curto para mulheres do que para homens. Em 1991, o New York Times publicou um artigo destacando Madonna como uma “veterana do show business porque ela resistiu por oito anos”. Eles não poderiam ter previsto que, em 2022, ela estaria comemorando surpreendentes 40 anos no pop, acumulando seu 50º número 1 na Billboard Dance Chart, aos 62 anos, com “I Don’t Search I Find” em 2020. Ela disse em 2016, ela pode ter chocado o mundo cantando sobre gravidez na adolescência, queimando cruzes em vídeos e simulando masturbação no palco, “mas acho que a coisa mais polêmica que já fiz foi ficar por aqui”.

Este mês, a artista solo feminina mais vendida de todos os tempos celebra sua longevidade com o lançamento de Finalmente Enough Love: 50 Number Ones, uma coleção que abrange toda a carreira, incluindo remixes inéditos de seus sucessos de pista de dança. Depois disso, ela relançará edições de luxo de 17 de seus álbuns – incluindo Like a Virgin, True Blue e Like a Prayer – junto com singles, gravações de trilhas sonoras, álbuns ao vivo e compilações. John Earls, da revista Classic Pop, argumenta que essa capitulação ao lucrativo mercado de nostalgia, “depois de evitá-lo assiduamente por tanto tempo, é seu maior reconhecimento da mortalidade pop”.

Talvez. Mas eu me pergunto se também é sua maneira de nos lembrar do que ela sempre foi. Como fã, senti a remasterização rápida dos antigos grooves de beatbox recarregando o deleite elétrico da minha juventude enquanto ouvia “Into the Groove” (1985), “Like a Prayer” (1989) e “Vogue” (1990) e depois os sucessos de dança “Hung Up” (2006) e “Medellín” (2019).

Durante as últimas duas décadas, ficamos tão perdidos nas teorias de Madonna que corremos o risco de esquecer a sensação destemidamente estimulante de Madonna. Houve dezenas de artigos de reflexão sobre seu impacto na cultura. Eu mesmo escrevi alguns. Em 2012, expressei decepção que a colegial rebelde que se recusou a se conformar às normas de gênero (não depilar as axilas; dar o primeiro passo com os meninos) pareceu capitular às expectativas do patriarcado pop com uma tentativa “desesperada” de permanecer jovem para sempre . Sentindo-me mais fraternal em 2019, pedi desculpas por impor minhas próprias demandas e esperar que ela ficasse sozinha contra um mundo que ela queria “conquistar, entregar e desprezar”.

Seu primeiro single, “Everybody” (1982), acertou a agenda com seu refrão: “Everybody, come on, dance and sing/ Everybody get up and do your thing”. Foi uma música que a dançarina desconhecida de Detroit escreveu para sua primeira demo, lançada em abril de 1982. Ela teve a inteligência de testá-la no badalado clube de Nova York Danceteria e encantou o DJ mais badalado da cidade, Mark Kamins, para produzir uma música mais versão polida.

O executivo da gravadora Seymour Stein ouviu a versão revisada enquanto estava no hospital se recuperando de uma cirurgia cardíaca aberta. “Senti imediatamente uma empolgação”, escreveu ele em sua autobiografia de 2018. “Gostei do gancho, gostei da voz de Madonna, gostei da sensação e gostei do nome Madonna.” Quando a cantora disse que queria visitá-lo naquela noite, Stein apertou a campainha para chamar um pijama e um cabeleireiro e fez um acordo na hora.

Stein seria o primeiro de milhões inspirados a se vestir por Madonna. No filme Working Girl, de 1988, a personagem de Joan Cusack tenta derrubar as fantasias que ela inspirou, dizendo: “Às vezes eu canto e danço pela casa de cueca. Não me torna Madonna." Mas essa dança de roupas íntimas ajudou muitas pessoas (particularmente mulheres e homens gays) a se livrar das restrições monótonas da vida cotidiana e a se sentirem poderosas, sexy e livres. Seu fascínio confiante estava no ar. “Tudo o que você precisa é de sua própria imaginação”, ela nos assegurou em “Vogue”, “então use, é para isso que serve!”

Ganhei meu primeiro álbum da Madonna (True Blue) aos 11 anos e passei horas no meu quarto amarrando rendas e fitas no cabelo e nos pulsos. Eu arregaçava a cintura da minha saia cinza da escola e dançava desafiadoramente ao ritmo de “Papa Don’t Preach” e escurecia meus olhos com kohl furtado enquanto mergulhava na misteriosa tristeza de “Live to Tell”. Eu não conheço ninguém que diria que Madonna é uma grande cantora, mas cara, ela pode te vender uma história, e “Live to Tell” falou verdades apaixonadas aos corações dos jovens fãs: “Se eu fugisse, eu ’ nunca tive forças/ Para ir muito longe/ Como ouviriam as batidas do meu coração?/ Vai esfriar,/ O segredo que escondo?, Vou envelhecer?/ Como vão ouvir?/ Quando vão aprender?/ Como eles saberão . . . ?”

Quando cantei pela primeira vez, senti a profundidade de sua tristeza sem entender sua origem. Eu não sabia que a mãe de Madonna havia morrido quando ela tinha cinco anos. Eu não sabia que ela lutou para fazer as pazes com a segunda esposa de seu pai. Ou que ela foi estuprada depois de se mudar para Nova York e sofreu com a morte de amigos gays durante a epidemia de Aids. Eu não conseguia entender como essas experiências a deixaram confusa, convincentemente crua de um lado e queimada do outro.

Kamins diz que escreve “rimas infantis”. . . que agradam a todos, de cinco anos a 90 anos de idade.” Concordo. Alguma parte de Madonna se comunica de sua criança interior com a nossa. A persona que a sexagenária escolheu para seu último álbum soa, maravilhosamente, como um personagem que minha filha de 10 anos poderia ter criado: “Madame X é uma agente secreta. Viajar ao redor do mundo. Mudando de identidade.” Glamour. Ame. Sexo. Poder. Temer. Voar.

Ao longo de quatro décadas no pop, Madonna foi acusada de usar produtores e compositores masculinos para chegar onde chegou. É uma acusação que ninguém faz contra artistas homens. Mas vamos devolver o microfone para Stein:

“Eu tinha uma erupção cutânea sempre que ouvia esse mito desagradável sobre como Madonna de alguma forma fucked seu caminho para o topo . . . Eu desafio qualquer um a foder seu caminho para o número um e ficar lá por mais de três décadas. Não pode ser feito. Mas, por favor, fique à vontade - divirta-se tentando! . . . confie em mim, nenhum figurão a pegou e a polvilhou com poeira estelar. Nem Mark [Kamins], nem eu, nem Svengali, nem o Mágico de Oz. Ela era apenas uma jovem muito apaixonada, vivendo isso, e quem sabe, talvez ela prosperasse em se apaixonar. Mas ei, ela tinha apenas 24 anos.”

Agora Madonna tem 63 anos e vende esculturas 3D de sua vagina e arte digital nas quais ela é mostrada dando à luz árvores e centopéias robóticas. Ela deve estar encantada que algumas pessoas ainda estejam chocadas. Em 2020, entrevistei a heroína de Madonna, Debbie Harry. Na época, aos 75 anos, a vocalista do Blondie disse que o que mais sentia falta era a oportunidade de chocar. “Às vezes sonho em subir no palco sem roupa . . . ”

A percepção pública de Madonna é - cada vez mais - de um sexbot sem humor. Como uma perfeccionista focada em entregar performances imaculadas, ela muitas vezes não se permite espaço para leviandade. Mas sempre a achei muito engraçada. Naquela aparição de Letterman, as pausas estranhas e as bombas F têm um bom momento cômico. Ela era apenas mais inexpressiva do que as mulheres eram permitidas naqueles dias e parecia se divertir com a tensão que isso gerava. Às vezes, ela é bem capaz de rir de si mesma. Quando a cruz de seu rosário escorregou em seu jeans durante uma sessão de fotos, ela brincou: “Até Deus quer entrar nas minhas calças”.

Eu “gosto” de Madonna? Uma autodeclarada “vadia sem remorso”, ela nunca nos pediu para gostar dela. Ela nos pediu para amá-la por ter sucesso inteiramente em seus próprios termos, enquanto inspira muitos outros a fazerem o mesmo.

Espero que essas reedições e remixes não sejam as últimas notícias de Madonna. Suspeito que sejam simplesmente uma atualização do manifesto de uma mulher que muitas vezes disse que o que os críticos interpretam como “reinvenções” são simplesmente os atos de uma mulher revelando mais de si mesma. Haverá momentos em que nos perguntamos se ela parece “muito jovem”, “muito velha” ou se está se divertindo “muito” ou “muito pouco”. O antídoto está sempre na música.

3 curtidas

A maioral @Madgefans

1 curtida

Queen

Deeper and Deeper, Bitches

AMOR DA MINHA VIDAAAAAAAAAAAAAA

1 curtida

Depois eu leio.

Depois disso, ela relançará edições de luxo de 17 de seus álbuns – incluindo Like a Virgin, True Blue e Like a Prayer – junto com singles, gravações de trilhas sonoras, álbuns ao vivo e compilações. John Earls, da revista Classic Pop, argumenta que essa capitulação ao lucrativo mercado de nostalgia, “depois de evitá-lo assiduamente por tanto tempo, é seu maior reconhecimento da mortalidade pop”

Ela não cansa de falir os fãs.

A maior de todas e sem choro!

Finalmente né? Só espero que sejam versões com encartes bem feitos e completos com demos e descartes que não entraram nos discos.

Sonho em ela lançar um Side B do ROL

Tudo daquela era foi iluminado e imaculado

Mas acho que vai ser o mesmo encarte, pensou um com inéditas?

AMO UM SONHO

1 curtida

ela tem uma energia e um poder pessoal de outro mundo mesmo

A maior e ponto

tava lendo um texto do mestrado sobre comunicação e teve uma parte toda sobre a Madonna… o texto é dos anos 90, dá pra ver pela análise como ela foi um fenomeno sem precedentes até então… acho que a gente não tem nem noção do impacto dela… literalmente só quem viveu sabe…

4 curtidas

A maior das maioress

1 curtida

Sempre falei que não temos noção, só que viveu sabe mesmo. O monstro que ela foi.

Oi Sumida

Tem online? O texto

Morro, lenda