"Haddad pode entrar no hall de melhores ministros da história ao lado de FHC, Meirelles e Guedes", afirma banqueiro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem potencial para entrar no hall de melhores ministros a ocuparem a pasta ao lado de Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda de Itamar Franco, Henrique Meirelles, que ocupou o ministério durante o governo Michel Temer, e Paulo Guedes, antecessor de Haddad e ministro de Bolsonaro, afirmou Ricardo Lacerda, CEO e fundador do BR Partners (BRBI11).

“Ainda temos que ver os efeitos de sua gestão num ciclo econômico mais longo. Mas ele é um ministro que pode ficar oito anos no cargo [em caso de reeleição de Lula], então tem potencial para entrar no hall”, discorre.

Em entrevista ao Money Times, Lacerda, um dos primeiros empresários a defender publicamente o nome de Haddad para a Fazenda, afirmou que o ministro tem sido ‘excelente’. “Ele mostrou que sabe negociar com o Congresso e tem as ideias certas para país no longo prazo. Com as medidas de corte de gastos anunciadas hoje, ele fecha seu primeiro ano com chave de ouro”, discorre.

Mais cedo, Haddad apresentou nesta quinta-feira (28) três novas medidas que buscam equilibrar as contas públicas. As medidas abrangem a desoneração da folha, mudanças no programa Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e limitação da compensação tributária para decisões judiciais.

Haddad ressaltou que as medidas visam “organizar a casa” e promover possibilidade de planejamento para as contas públicas, de forma que as projeções possam ser mais precisas.

Para 2024, o banqueiro se mostra otimista. Em sua visão, estamos num momento de boa combinação de crescimento, inflação baixa e afrouxamento monetário. “As empresas têm digerido bem suas alavancagens e estamos perto de um ambiente de retomada de investimentos”, coloca.