FRÁGIL?: Marco Ricca desconstrói próprio machismo por cara sensível de Um Lugar ao Sol

Marco Ricca confessa que, à primeira vista, também tachou Breno como um homem “frágil” em Um Lugar ao Sol. O ator, entretanto, desconstruiu o próprio machismo para compreender que a sensibilidade do fotógrafo não é uma demonstração de fraqueza --ao contrário, é um símbolo de sua força. “Eu me agarrei a isso como um fio desencapado”, brinca.

Em entrevista ao Notícias da TV, o intérprete revela que contou com um empurrão da autora Lícia Manzo para compreender melhor o papel:

A gente é formado por e vive em uma sociedade tão machista que está acostumado a ver personagens masculinos fortes, aguerridos na teledramaturgia. Uma verdade que foi ‘massacradamente’ enfiada na nossa cabeça. As nossas conversas me deram a possibilidade de questionar o porquê de esse homem ser visto como tão frágil.

A roteirista ressalta que Breno é um contraponto a outros homens da história, que dão mais atenção à própria carteira do que ao coração. “Eu não considero o machismo uma demonstração de força, eu acho o Túlio [Daniel Dantas] muito mais fraco, por exemplo”, acrescenta.

Afinal, a realização dele não está exatamente na profissão, mas no casamento com Ilana (Mariana Lima). A ex-modelo assume o papel de provedora, normalmente associado a figuras masculinas, e assegura a estabilidade financeira do casal por meio de sua produtora.

Ricca pontua que Breno não se incomoda com o sucesso profissional da mulher. Pelo contrário. “O problema é que ele quer dar uma pausa para que eles consigam viver com mais calma do que propriamente a questão de quem ganha mais ou menos na relação”, frisa.

O maior dilema, para o fotógrafo, é Ilana não querer interromper a carreira para ter um filho, o que os levará das discussões iniciais até uma clínica de fertilização. Lá, ela conhecerá a médica Gabriela (Natália Lage), que não é exatamente o pivô de uma futura separação.

No fim das contas, o casamento deles já terá se desgastado sozinho. “E a questão financeira não tem um peso nisso, porque ele nunca se incomodou de a mulher ser mais ativa. Eles vão mesmo é se distanciar [afetivamente] com o tempo”, adianta o artista.

marco, se quiser se descontruir mais, posso te ensinar umas coisas. é só me procurar.