GANHOU ATUALIZAÇÃO: TV com Android sugere conteúdos e pode ser comandada por aplicativo de celular

O Google atualizou o sistema Android para smart TVs em vários países do mundo, inclusive o Brasil. Fácil de navegar e mais parecida com a plataforma Google TV, recém-lançada por aqui nas TVs da TCL, a nova versão acrescentou sugestões de conteúdo, que podem ser personalizadas de acordo com os gostos do telespectador. E com a atualização do aplicativo Google Home, dá até para comandar a TV pelo celular, que se transforma em controle remoto.

Assim que a TV recebe a atualização, automática nos modelos da TCL, aparece no menu uma mensagem de novos recursos disponíveis, explicando as mudanças. Para que as sugestões mostradas na tela sejam parecidas com os conteúdos que você gosta de assistir, o primeiro passo é selecionar os serviços de streaming que você utiliza. Curiosamente, a Netflix não faz parte da lista, que traz Amazon, Disney+, Apple TV+ e HBO Max como opções.

Divididas por serviço, as sugestões aparecem no menu Descobertas e o usuário ainda pode entrar em Melhorar as Recomendações. O processo é bem simples: vão aparecendo vários títulos na tela, e o telespectador informa para o Google se tem ou não interesse em ver outros conteúdos semelhantes, tornando a ferramenta mais eficiente.

Na lista de novidades, também estão um carrossel com destaques escolhidos pelo próprio Google para todos os usuários, como fazem os serviços de streaming, e uma lista de acesso rápido para os apps favoritos.

Por enquanto, a atualização está disponível nas TVs TCL e dispositivos para smart TV com sistema Android, como Intelbras Izy Play e os modelos Mi TV Stick e Mi Box S, da Xiaomi. Não chegou ainda às Android TVs da Philco e da Philips. Segundo o Google, a velocidade para disponibilizar os novos recursos depende de cada fabricante.

Celular substitui controle remoto
Lançada em novembro, a mais recente atualização do aplicativo Google Home permite comandar televisores com sistema Android ou Google TV pelo celular, dispensando o uso do controle remoto. Assim que o smartphone encontra o televisor na rede sem fio --que precisa ser a mesma para os dois aparelhos-- o usuário pode parear os dois produtos e aproveitar as funções disponíveis.

Além de ajustar o volume, dá para recorrer aos comandos de voz via Google Assistente e utilizar a tela do celular como mouse para navegar com facilidade pela plataforma de smart TV.

lembra o fire stick

TópICO anDROID: Um show de travamentos