Na noite do Halloween de 1992 a rede inglesa BBC resolveu passar um especial chamado Ghostwatch
Um mockumentary (documentario falso) sobre uma casa assombrada por um espírito chamado Pipes.
O programa pensado para ter o máximo de realismo, chamou o jornalista Michael Parkinson, que tinha uma carreira de longa data e era conhecido pelo grande público.
Acontece que tanto realismo acabou pertubando os telespectadores que assistiram tudo aquilo e acreditaram que era tudo de verdade, sobretudo as crianças.
Na mesma noite o telefone da emissora recebeu milhares de ligações apavoradas, reclamações e no dia seguinte várias pessoas foram parar na emergência com crises de pânico e transtorno de estresse pós traumático.
Muito assustado com o que havia assistido um rapaz de 18 anos começou a acreditar que havia um espírito na sua casa, não conseguiu comer nem dormir direito por 5 dias… até cometer suicídio
Quando seu corpo foi encontrado pela sua mãe havia também um bilhete em seu bolso em que dizia: "por favor, não se chateie – se existem fantasmas, eu vou ser um fantasma, e eu vou estar sempre com você como um fantasma.”
O caso é normalmente comparado com a leitura de Orson Welles de Guerra dos Mundos em uma rádio que deixou os EUA em pânico em 1938 e a exibição do telefilme Without Warning (no mesmo formato, exibindo uma falsa reportagem sobre a queda de um asteróide na terra) nos EUA em 1994, que causaram reações similares
Que interessante. Foi tipo Uma Bruxa de Blair só que na tv (em questão de impacto). Deve ter sido aterrorizante já q na época n tinha como buscar informações sobre. Inclusive me lembrou o filme Late Night With the Devil q eu assisti hj numa determinada cena aonde um apresentador de tv diz que as pessoas estavam ligando pra emissora preocupadas com o que estavam vendo. Ou seja, naquela época provavelmente eles só tinham ao telefone pra recorrer
Acho que o que deu mais medo foi o formato… é uma casa atormentada por um espirito… as pessoas terem assistido achando que era verdade
E eu reparei que em uma cena a câmera atravessa rápido o cenário que tinha um homem macabro num canto da parede… isso nunca é trazido de volta, nunca é abordado… é so um “jumpscare” escondido no cenário… as pessoas devem ter ficado apavoradas
Basicamente várias vezes durante a exibição do doc a câmera capta um espírito, porém o programa diz que n tem nada hahahahahahha foi feito pra fazer o telespectador de louco mesmo, de propósito. Daí eles tinham uma central telefônica no programa pras pessoas ligarem, e apesar de o programa ser gravado e passado como “ao vivo”, existia sim uma central atendendo as pessoas no momento da exibição hahahahaha daí as pessoas ligando lá e o pessoal do filme lendo as msgs falando que eles tinham visto um espírito e tals, daí o apresentador e a cientista voltam na cena e mostram q n tinha nada, quando na vdd tem sim, mas eles fingem que n tem nada pra gente parecer Louco HAHAHHAHAHAHAHAHH eles meio que já adiantaram que as pessoas iriam ligar pra falar do vulto e então fizeram essa zueira com o público hahahahaha
Imagina isso em 1992?
E a atmosfera do filme é bem pesada tbm… um puta suspense da metade pro final.