Ghostwatch: o telefilme falso que aterrorizou a inglaterra em 1992

Na noite do Halloween de 1992 a rede inglesa BBC resolveu passar um especial chamado Ghostwatch

Um mockumentary (documentario falso) sobre uma casa assombrada por um espírito chamado Pipes.

O programa pensado para ter o máximo de realismo, chamou o jornalista Michael Parkinson, que tinha uma carreira de longa data e era conhecido pelo grande público.

Acontece que tanto realismo acabou pertubando os telespectadores que assistiram tudo aquilo e acreditaram que era tudo de verdade, sobretudo as crianças.

Na mesma noite o telefone da emissora recebeu milhares de ligações apavoradas, reclamações e no dia seguinte várias pessoas foram parar na emergência com crises de pânico e transtorno de estresse pós traumático.

Muito assustado com o que havia assistido um rapaz de 18 anos começou a acreditar que havia um espírito na sua casa, não conseguiu comer nem dormir direito por 5 dias… até cometer suicídio

Quando seu corpo foi encontrado pela sua mãe havia também um bilhete em seu bolso em que dizia: "por favor, não se chateie – se existem fantasmas, eu vou ser um fantasma, e eu vou estar sempre com você como um fantasma.”

O caso é normalmente comparado com a leitura de Orson Welles de Guerra dos Mundos em uma rádio que deixou os EUA em pânico em 1938 e a exibição do telefilme Without Warning (no mesmo formato, exibindo uma falsa reportagem sobre a queda de um asteróide na terra) nos EUA em 1994, que causaram reações similares

5 curtidas

Que interessante. Foi tipo Uma Bruxa de Blair só que na tv (em questão de impacto). Deve ter sido aterrorizante já q na época n tinha como buscar informações sobre. Inclusive me lembrou o filme Late Night With the Devil q eu assisti hj numa determinada cena aonde um apresentador de tv diz que as pessoas estavam ligando pra emissora preocupadas com o que estavam vendo. Ou seja, naquela época provavelmente eles só tinham ao telefone pra recorrer

1 curtida

Eu assisti hoje… a emulação de realismo é muito macabra… eu entraria em pânico assistindo isso criança

Tem casos de criança que ficaram com transtorno de estresse pos traumático também

A inteligência de uma minhoca

1 curtida

Vi hj. Um filme genial! Imagino o pânico de quem viu na época.

Mas o que é que dá tanto medo na história?

A criatura claramente perturbada da cabeça e a culpa ainda caiu no filme

1 curtida

Ele tinha idade mental de 12 anos

Acho que o que deu mais medo foi o formato… é uma casa atormentada por um espirito… as pessoas terem assistido achando que era verdade

E eu reparei que em uma cena a câmera atravessa rápido o cenário que tinha um homem macabro num canto da parede… isso nunca é trazido de volta, nunca é abordado… é so um “jumpscare” escondido no cenário… as pessoas devem ter ficado apavoradas

Basicamente várias vezes durante a exibição do doc a câmera capta um espírito, porém o programa diz que n tem nada hahahahahahha foi feito pra fazer o telespectador de louco mesmo, de propósito. Daí eles tinham uma central telefônica no programa pras pessoas ligarem, e apesar de o programa ser gravado e passado como “ao vivo”, existia sim uma central atendendo as pessoas no momento da exibição hahahahaha daí as pessoas ligando lá e o pessoal do filme lendo as msgs falando que eles tinham visto um espírito e tals, daí o apresentador e a cientista voltam na cena e mostram q n tinha nada, quando na vdd tem sim, mas eles fingem que n tem nada pra gente parecer Louco HAHAHHAHAHAHAHAHH eles meio que já adiantaram que as pessoas iriam ligar pra falar do vulto e então fizeram essa zueira com o público hahahahaha

Imagina isso em 1992?

E a atmosfera do filme é bem pesada tbm… um puta suspense da metade pro final.

2 curtidas

Eu assisti e me deu mal estar… eu me coloquei bo lugar das crianças que assistiram na éppca… eu entraria em pânico

Pior de tudo foi que demoraram pra desmentir