Globo escolhe canção do grupo BaianaSystem com Mano Chao como musica de abertura de Um Lugar Ao Sol

A Globo escolheu a música Sulamericano, da banda BaianaSystem, como tema de abertura de Um Lugar ao Sol, novela das 21h que estreia em 8 de novembro. A canção tem tudo a ver com o folhetim de Lícia Manzo: fala sobre “ataque” e resistência política em meio à adversidades, algo que um dos gêmeos interpretados por Cauã Reymond promete ser.

Será a segunda vez que a banda baiana que mistura elementos como axé, rock, reggae e ritmos latinos é escolhida para abrir a principal produção de dramaturgia da líder de audiência. Em 2018, numa regravação de uma canção de Cássia Eller, BaianaSystem foi responsável pela abertura de Segundo Sol, escrita por João Emanuel Carneiro.

Sulamericano faz parte do terceiro disco de estúdio da BaianaSystem, chamado de O Futuro Não Demora, lançado em 2019. Muito elogiado por público e crítica, foi eleito o melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa no Grammy Latino daquele ano.

A música conta com a participação de Mano Chao, um dos maiores interpretes da América Latina. Entre os trechos que serão usados na abertura na Globo, está justamente o refrão que fala: “Eu vou traçando vários planos pra poder contra-atacar”. A ideia é usar a diferença entre os irmãos e a situação difícil de um deles para criar um conceito com a canção.

“Sulamericano fala de território. É uma faixa que apresenta uma reafirmação de resistência política e que acrescenta à narrativa do disco a cidade de Feira de Santana, localizada próxima a Salvador. É um local com comércio muito forte e que, por isso, possui muitas estradas, que percorrem e ligam o Brasil todo como as veias de um corpo”, disse Russo Passapusso, vocalista da banda, sobre a canção na época de lançamento.

Um Lugar ao Sol é protagonizada por Cauã Reymond, na pele de irmãos gêmeos. Christofer será adotado por uma família rica do Rio de Janeiro e terá seu nome trocado para Renato, enquanto Cristian ficará com o pai humilde. Sem dinheiro, o homem decidirá enviar o filho para um abrigo, e Cristian será obrigado a encarar uma situação de vulnerabilidade social desde a infância.

Os anos se passarão, e os irmãos voltarão a se encontrar. Renato, no entanto, não aproveitará sua vida ao lado do parente. O ricaço acabará morto em uma tragédia, e Cristian decidirá assumir a vida do irmão rico. A novela de Lícia Manzo terá 107 capítulos e começa a ir ao ar em 8 de novembro, com encerramento em 11 de março de 2022.

Ouça a música:

1 curtida

Nossa, tomara que usem essa intro na abertura
Vai dar uma vibe de Westworld

A vibe combina bastante mesmo

E a música da Sandy ficou esquecida no churrasco, mds…

muito boa

amoooo, lendas grammyados

Segunda abertura deles no horário nobre né

Excelente!

Sul-americana de Feira de Santana, fsa representando.
@Baianos

Amooo