Governo Bolsonaro veta entrada da Argentina nos Brics

O governo de Jair Bolsonaro, por meio do Itamaraty, afirmou que não vê espaço no grupo para a inclusão da Argentina, como pleiteia o presidente Alberto Fernández. O bloco é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“O Brics representa um grupo informal de coordenação e representação entre cinco países, diferenças, que representam 53% da população, 24% do território e 24% do PIB. Portanto, não há processo definido oficialmente para a entrada de novos membros”, afirmou a pasta em resposta ao jornal Folha de S. Paulo.

O ingresso de um novo membro depende da aceitação dos cinco atuais integrantes. “Não há nenhum momento, discussão sobre seu grupo eventual, no momento”, acrescentou o Itamaraty.

Em viagem a Moscou e Pequim, o presidente argentino solicitou aos presidentes russo Vladimir Putin e chinês Xi Jinping apoio para a entrada do país aos Brics. A China expressou apoio e a Rússia também.

O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, um dos principais conselheiros de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em política externa, defendeu o pleito argentino de entrar no Brics. “Acho importante que a Argentina entre para o Brics. Eu acho que isso fortalece o Brasil”

Gente que capeta

mas é óbvio, a argentina não faz o perfil do brics, vive pendurada no fmi, se entrasse a primeira coisa q iria fazer era pegar dinheiro emprestado pro banco do brics lá na china

A entrada da Argentina traz algum benefício ao Brasil?
Meio que já não tem o Mercosul pra tratar de questões alfandegárias e acordos bilaterais com o país?

Posso está enganado mas nossos produtos teriam menos vantagens em relação aos deles pra venda dos países do bloco né? Aí é foda

Rip BRICAS

Teria um aliado fechado que fortaleceria os interesses da America do Sul, até pq muitos projetos poderiam envolver os dois paises pela proximidade.

traria, em tese.

com a Argentina, o segundo maior membro do Mercosul e um dos principais parceiros econômicos do Brasil, entrando em um bloco como esse, se desenvolveria e um parceiro fortalecido é bom pro BR.

Eu nem sabia q esse Brics era relevante ainda. Já tem 8 anos q o Brasil tá com a economia estagnada e nem se falavam mais neles.

Só falta da Índia e África do Sul vê se apoiam tbm

Quando Bolsy sair a postura brasileira talvez mude

Atualmente os dois países não exportam as mesas coisas? Se existir garantia de cooperação seria algo positivo mas se for só pra criar uma concorrência dentro do bloco que sejamos nós os beneficiades
Mas preciso de detalhes pra ter opinioes concretas

Interessante
Que seja feito o melhor pro país

E não tá errado, de flop local já basta o Brasil

o melhor: tirar o presidente.

Vital

old, kkkk