Governo Lula reservará cota de 2% para transexuais, 6% para PCDs e 45% para pessoas negras em concursos públicos

https://twitter.com/centralpolitcs/status/1674423288200830978?s=46
https://twitter.com/centralpolitcs/status/1674423291594047490?s=46
https://twitter.com/centralpolitcs/status/1674423295872212998?s=46

5 curtidas

Eita que vão surtar horrores

A cota de 45% eu acho justo, pq pelos censos do IBGE geralmente a divisão racial no Brasil dá 45% branco, 45% pardos e negros e o restante indigenas, amarelos, etc. E a ideia da representatividade é justamente refletir a realidade da população ne´? Ainda mais no serviço público

Agora os 2% trans eu acho que o governo vai ter que dobrar na fiscalização, pq se for igual ocorre nos comites de heteroidentificação que vc ve um monte de branquelo passando como pardo/negro, ahh mas vai ter mto macho barbudo bolsominion botando vestido pra fingir que é trans e usar a cota de quem realmente precisa

Nos 45% pra pardos vão considerar qualquer tipo de pardo? Porque nem metade disso é de gente com traços negroides explícitos, eu por exemplo sou pardo mas tenho algum nível de passabilide

Btw amei os 6% pra PCD

Deveria ser bem mais. A maioria dos PCD não consegue emprego na iniciativa privada

Estatiscamente trans não passa de 1% da população, negros são 10% da população segundo o último censo. Não é justo colocar no mesmo pacote visto que mestiços com indígenas também fszem parte

Negros = Pretos e pardos

Os 10% são pra pretos

Pareece que esse consurso o salário é de 20k, então oq vai ter de gente tetando burlar kkkkk

Como eu disse, muitos pardos são mestiços com indígenas, é bem complicado o sistema de heteroidentificação.

Eu sei, por isso odeio quando misturam os 2 grupos

Pardo tem que ser um grupo separado, não pode ser unido com preto. Isso é uma falha gravíssima do movimento negro na minha opinião. Tu vai no Norte do país e 60% da população é parda, mas boa parte não tem um ancestral afrodescendente sequer

ah mas nao tenha duvidas
depois que eu comecei a me envolver mais em concurso publico descobri que burlar cota racial não é exceção, é regra. Tem concurseiro q assume e nao ta nem ai pq raramente da algum problema

Concordo, quem é mestiço com indígenas é mais difícil pq tem gene recessivo

aaaaaa que notícia lindaaa :two_hearts::two_hearts::two_hearts:

me parece q nao eh consenso dentro da propria militancia essa divisao mesmo, mas sendo bem honesto, a impressaoq da é q colocar pardos e pretos no mesmo msm balaio foi algo meio importado dos EUA pq lá não fazem distinção de pardos

A pisa no US

Fazem distinção sim

Nos EUA tem uma categoria separada chamada mixed pra quem não quer se declarar como algo só

Mas a maioria dos pardos vai escolher uma categoria pra se enquadrar, alguns vão pra latino, outros asiatico, outros pra preto

No BR normalmente vai pra preto quem é retinto
E pra indígena só quem foi criado no meio

De resto vai pra pardo

1 curtida

Kingooooo

de trans da pra usar o nome social como métrica

Eu acho complicado essa questão de cotas para pretos e pardos. Pq muitas pessoas que se declaram pardas e tem a sua vivência, acabam não sendo enquadradas pela banca.

Socorro

Pena que não estudo pra essa área