Governo Lula reservará cota de 2% para transexuais em concurso público

Em seleção para auditores fiscais do trabalho, 2% das vagas serão destinadas a esse público, e outros 2% para indígenas

O governo Lula vai reservar cotas para indígenas e transexuais no próximo concurso que fará para selecionar 900 auditores fiscais do trabalho no país.

PORTA

De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, 2% do total de vagas serão destinadas aos indígenas. E outros 2%, para pessoas trans.

PORTA 2

Hoje, a lei só exige 5% de cotas para pessoas com deficiência (PcD), e 20% para negros.

PORTA 3

Nestes dois casos, o ministério também vai inovar: o percentual de vagas reservadas para PcDs será de 6%. Já as reservas para negros vão saltar para 45%.

PISO

O salário inicial dos auditores será de R$ 21 mil. Eles serão contratados para fiscalizar a existência de irregularidades como trabalho escravo, utilização de mão de obra infantil e violações às normas de segurança no trabalho.

TUDO PARADO

O governo não realiza concurso público na área desde 2013, quando vagas foram abertas pelo governo de Dilma Rousseff (PT). Ela sofreu impeachment em 2016.

DESMONTE

“Houve um desmonte do estado no governo golpista [de Michel Temer, que substituiu Dilma] e no governo das trevas [referindo-se a Jair Bolsonaro]. Estamos reconstruindo as políticas públicas”, diz Marinho.

SALTO

Segundo o ministério, o país tem hoje 1.933 auditores fiscais do trabalho. Com o concurso, o número chegará a cerca de 3.000.

7 curtidas

Essencial ter um presidente de verdade amores

2 curtidas

nossa achei tudo isso.

meus dedos já tortos de tanto fazer o l

E os não binarios?

Que ótima notícia. Espero que seja apenas o começo de uma era mais inclusiva, onde transexuais sejam devidamente inseridos e valorizados no ambiente que sempre lhes foi negado.

1 curtida

estamos voltando a ser um país de gente

1 curtida

a direita surtando

Muito bom

notícia ótima <3

@Zarina @supertiffany fiquei interessado em saber pq deram Putz nessa publicação! Podem dividir conosco suas grandiosissimas opiniões? :stuck_out_tongue_closed_eyes:

Reparações históricas são tão bonitas

Foi pra isso mesmo que eu fiz o L. Na próxima quero cota pra dragqueen.

já tô vendo muito surto nos grupos de concurso por conta da cota trans
mais um prato cheio pro nikolas ferreira

1 curtida