GRANDE SUBSTITUIÇÃO: Você sabia sobre essa conspiração da extrema-direita?

A Grande Substituição é uma teoria conspiratória de caráter racista e xenófobo que circula principalmente na extrema-direita europeia e em alguns círculos norte-americanos. A ideia central alegada por seus defensores é que populações brancas nativas de países europeus estariam sendo “substituídas” por imigrantes não brancos, especialmente de origem africana e do Oriente Médio, através de imigração e taxas de natalidade mais altas.

Alguns pontos importantes para contextualizar:

1. Origem do termo: Foi popularizado pelo escritor francês Renaud Camus no livro Le Grand Remplacement (2011). Ele descreve a imigração e a mudança demográfica como uma suposta ameaça existencial à “civilização francesa” ou europeia.
  2. Natureza da teoria:
  • Não é baseada em evidências científicas ou demográficas confiáveis.
  • Usa medos culturais, raciais e religiosos para mobilizar apoio político.
  • É frequentemente associada a movimentos de extrema-direita, nacionalistas e supremacistas brancos.
  1. Impacto social:
  • Já foi citada por atiradores e extremistas como motivação para ataques terroristas em países como Nova Zelândia (mesquita de Christchurch, 2019) e Estados Unidos (El Paso, 2019).
  • Alimenta discursos anti-imigração e anti-muçulmanos.
  1. Críticas:
  • Demógrafos e cientistas sociais afirmam que a “substituição” é um mito: mudanças populacionais são complexas, naturais e não configuram uma conspiração.
  • O conceito simplifica e distorce a realidade, transformando migração e diversidade cultural em uma narrativa de ameaça.

Resumindo, a Grande Substituição não é um fenômeno real, mas sim uma narrativa ideológica usada para justificar racismo, xenofobia e violência política.

Tem a ver com nazismo?

Sim, tem uma conexão ideológica clara com o nazismo e outras ideologias racistas, embora seja um fenômeno moderno e com formas diferentes. Vou detalhar:

1. Ideias compartilhadas com o nazismo:
  • Supremacia racial: Tanto o nazismo quanto a Grande Substituição afirmam que há uma “raça” superior (no caso nazista, os arianos; na teoria moderna, brancos europeus) que estaria sendo ameaçada.
  • Medo do “outro”: O inimigo é definido por características étnicas ou religiosas — judeus para os nazistas, imigrantes muçulmanos ou africanos para os defensores da Grande Substituição.
  • Declínio da civilização: Ambos veem mudanças sociais e demográficas como um colapso ou destruição da cultura “original” do país.
  1. Diferenças:
  • O nazismo buscava um estado totalitário e genocida, com planos explícitos de eliminação de povos considerados “inferiores”.
  • A Grande Substituição é uma teoria conspiratória, principalmente discursiva, mas que já inspirou atentados individuais, sem ser um plano de estado como o nazismo.
  1. Continuidade ideológica:
  • Extremistas modernos usam a narrativa da Grande Substituição como justificação contemporânea para o ódio racial, no mesmo espírito do racismo do nazismo.
  • Muitos grupos de extrema-direita na Europa e EUA citam explicitamente Renaud Camus ao mesmo tempo em que promovem ideias nacionalistas ou neonazistas.

Em resumo: a Grande Substituição é uma versão moderna do medo racial e étnico que sustentava o nazismo, adaptada às mudanças demográficas e migratórias atuais. Ela não é exatamente nazismo, mas herda seu racismo e lógica de “ameaça existencial” baseada na etnia.

papo de camisa de força

@Raquel

1 curtida

Gente?

2026 todo mundo que anda pela internet tá familiarizado com esse negócio amiga.

O que eu acho engraçado é que eles fizeram exatamente isso em inúmeras colônias kkkkkkkkkkk

Seriam adeptos dessa teoria os que adoram citar sem qualquer base empírica que a Europa estaria virando um “califado”?

“Amiga, a Europa…”

:round_pushpin: Blumenau, Santa Catarina

Amiga

Eu já bati boca com nazi na internet sobre esse assunto por muito tempo lá em 2016, eu assim ó, por aqui dessa gente, por mim o Putin varre essa península de merda de uma vez e esse povo que já procurar refúgio noutros lugares que nem minha tarara avó fez quando passava fome na Itália século passado

eu morro com os curopeus chorando com aquela materia de que os nomes de bebes mais comuns do reino unido sao muhammad e afins mas fazer filho esses branquelos nao querem kkkkkkkkkkk

tipo como OUSA vc muslim querer ter filho se eu nao quero ter???

babado meu pillah

nazismo gourmet?

acho que o que eu odeio mais nesse discurso eh a galera falando que imigrante (do sul global logico) tem que ~assimilar~ ~integrar~ ~aprender o idioma~

dia desses saiu uma materia na expresso de portugal falando que os imigrantes da europa ocidental sao os que menos procuram aprender portugues kkkkkkkkkkk mas diz ai se os chegueiros e cia cobram isso deles