Grupo da 3ª via estuda propor novo modelo de votação contra polarização

Ideia foi apresentada pela deputada federal Renata Abreu, presidente nacional do Podemos

A presidente do Podemos, Renata Abreu, lançou uma ideia audaciosa no grupo de partidos que tenta viabilizar um nome para encarnar a terceira via nas eleições do ano que vem. Relatora do projeto de reforma eleitoral na Câmara, a deputada quer angariar apoio para emplacar a proposta de “voto preferencial” já em 2022, que poderia evitar um segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

Já utilizado em outros países, o sistema faria com que os eleitores elencassem os seus candidatos favoritos, do melhor para o pior. Se um deles aparecer em 1º lugar no ranking em mais de 50% dos votos, estará eleito, como já ocorre hoje. Caso isso não aconteça, as segundas escolhas de quem optou pelo menos votado seriam consideradas, e assim por diante.

A ideia é eliminar a ideia do “voto útil”, que favorece a polarização. Batizado em inglês de “ranked-choice voting” (votação por escolha ranqueada), o sistema foi utilizado pela primeira vez na cidade de Nova York nas eleições municipais realizadas no mês passado.

Com representantes de sete partidos, o grupo se reuniu pela primeira vez no último dia 16 de junho. A próxima reunião deve ocorrer na quarta-feira que vem.

Em tempo: um dos integrantes do grupo, batizado no WhatsApp de Centro Equilíbrio, o pré-candidato ao Planalto pelo DEM, Mandetta esteve em Brasília na quarta-feira para bater um papo com o senador Alessandro Vieira, um dos destaques da CPI da Pandemia. O assunto da conversa foi a tentativa de terceira via.

Vieira, por sinal, se encontrou na semana anterior com outro presidenciável, o governador gaúcho Eduardo Leite — e com o apresentador Luciano Huck, que já desistiu do páreo.

achei lacre, bolsonaro iria mega acumular vários últimos lugares

Parece legal, mas não tô entendendo o pvoo propondo coisas e já contando que entraria no ano que vem, essas mudanças eleitorais não demoram horrores? geralmente testam em eleições municipais antes, fora o debate anterior

5 curtidas

Achei lacre, os menos rejeitados hitariam

2 curtidas

Mico, em 2022 tem que polarizar sim

Vem Lula

1 curtida

Achei interessante

Mesmo sistema do Oscar.
N, obrigado.

brasileiro mal consegue votar e o povo ainda quer fazer voto preferencial.

o sistema de votação do Oscar kkkkk

Acho o sistema legal

pro Oscar kkkk

1 curtida

Gente, o tanto de gente que não sabe nem digitar na urna alguns números, imagina ter que ficar decidindo por preferência.
Achei que pode ficar confuso para boa parte do
Eleitorado

1 curtida

Realidade:
À esquerda se dividindo e a direita indo em peso no Bolsobosta

Demoram sim
Esses deputados estão em surto coletivo

3 curtidas

Que chacota kkkkkk

Ahhh eu amei
Assim meu papai Amoedo teria mais chances
t

1 curtida

Meia hora pra cada um votar tá ótimo

Classifique todos candidatos ao senado em ordem
Classifique todos os candidatos ao governo do estado em ordem
Classifique todos os candidatos à presidência em ordem kkkkk

1 curtida

a estratégia do Oscar

Acho que pode funcionar

kkkkkk
Isso não acontece aqui nem tão cedo
O brasileiro médio não ia entender nada

isso poderia rolar se o modelo de votação fosse por tela clicável e não mais por digitalização na urna

envolveria mto dinheiro público, sei não