Orange Is the New Black é uma série de televisão via streaming americana desenvolvida por Jenji Kohan, Sara Hess e Tara Herrmann para a Netflix, estrelada por Taylor Schilling. É baseada em Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison (2010), memória criada por Piper Kerman, sobre suas experiências na FCI Danbury, uma prisão federal de segurança mínima.
Orange Is the New Black foi amplamente aclamado ao longo de suas temporadas. E sempre foi particularmente elogiado por humanizar prisioneiros, e por sua representação de raça, sexualidade, gênero e tipos de corpo. E em 2019, a série ficou em 58º lugar na lista do The Guardian dos 100 melhores programas de TV do século 21.
A série recebeu 16 indicações ao Emmy Award e teve quatro vitórias. Em sua primeira temporada, a série recebeu 12 indicações ao Emmy Award, incluindo Melhor Série de Comédia , Melhor Roteiro para uma Série de Comédia e Melhor Direção para uma Série de Comédia , vencendo três.
A série também recebeu seis indicações ao Globo de Ouro , seis indicações ao Writers Guild of America Award , uma indicação ao British Academy Television Award , bem como quatro Screen Actors Guild Awards (incluindo dois de Melhor Performance de Elenco em Série de Comédia ), quatro Critics’ Choice Television Awards , dois GLAAD Media Awards , um Television Critics Association Award , um Producers Guild of America Award e um Peabody Award .
https://twitter.com/DiscussingFilm/status/1678766973956820993?s=20
https://twitter.com/SerieManiacos/status/1678769554930176002?s=20